TEATRO E SOCIEDADE NO SÉCULO XIX: REPRESENTAÇÕES DA MULHER NO MELODRAMA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ártemis (João Pessoa. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/2204 |
Resumo: | O melodrama surge num momento particular da história francesa no qual se observa, em boa parte devido aos ideais revolucionários do Estado laico aliados a um profundo desprezo pela igreja, considerada um dos esteios do Ancien Régime um enorme vazio moral deixado pela supressão das práticas religiosas, bem como pelas transformações ocorridas no próprio tecido social. Neste sentido, e tornando-se desde logo um gênero de cunho extremamente popular, o melodrama teve como um de seus objetivos iniciais a representação de parâmetros comportamentais que servissem de exemplo para uma platéia que pela primeira vez tinha acesso às apresentações teatrais e às casas de espetáculos e que estava afastada de outras possíveis fontes de aprendizado. No jogo de representações e de ensinamentos do mundo proposto pelo melodrama, que representação teria o feminino? Que papel teria a mulher neste gênero novo, fruto de uma sociedade nova, nascida na esteira de um movimento que tinha como bandeira os ideais de "liberdade, igualdade e fraternidade"? O papel da mulher nesta sociedade que se formava, papel este transposto, representado no melodrama, em pouco ou nada diferia daquele que lhe era reservado antes das conquistas de 1789. É este lugar social do feminino representado nas peças melodramáticas que se pretende discutir no trabalho a ser apresentado. |
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