Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores Financeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ismael Alencar Fiuza de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Coelho, Antônio Carlos Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Evidenciação Contábil & Finanças
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/21552
Resumo: No contexto da discussão sobre a evidenciação de informações contábeis de ser tratada de forma voluntária ou obrigatória, um dos argumentos favoráveis à obrigatoriedade consiste no caráter menos verificável da informação voluntária, em razão de não ser submetida a procedimentos de confirmação mais rigorosos, estando sujeita a vieses e a depender do julgamento de seus investidores. De outra parte, argumentos contrariam tal visão, no sentido de que incentivos econômicos e informacionais seriam suficientes para divulgar informações contábeis de forma eficiente. Neste sentido, a pesquisa investigou em que medida a obrigatoriedade de divulgação da DVA, instituída pela Lei nº 11.638/07, pode ter impactado a propriedade informacional de indicadores financeiros de análise da geração e da distribuição do valor adicionado. A amostra da pesquisa foi composta por 81 companhias listadas na BM&FBOVESPA, que divulgavam a DVA voluntariamente antes do advento da nova legislação contábil. O estudo envolveu os períodos de 2005 a 2007, antes da obrigatoriedade, e 2008 a 2012, após a obrigatoriedade de divulgação. Os dados foram obtidos no sítio da BM&FBOVESPA e foram submetidos a testes paramétricos e não paramétricos de diferença entre médias e a análise por regressão logística. Os resultados apontaram haver mudanças estatisticamente significantes em apenas dois dos indicadores analisados que relacionam geração de valor adicionado e receita e que mostram a parcela do valor adicionado destinada a acionistas. Pode-se inferir, assim, que o processo regulatório adotado na contabilidade brasileira não afetou de forma generalizada os números divulgados pela DVA.
id UFPB-5_0e9ac864b77a77ab5fa70403ce66a289
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/21552
network_acronym_str UFPB-5
network_name_str Revista Evidenciação Contábil & Finanças
repository_id_str
spelling Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores FinanceirosEvidenciação Contábil ObrigatóriaQualidade InformacionalDemonstração do Valor AdicionadoNo contexto da discussão sobre a evidenciação de informações contábeis de ser tratada de forma voluntária ou obrigatória, um dos argumentos favoráveis à obrigatoriedade consiste no caráter menos verificável da informação voluntária, em razão de não ser submetida a procedimentos de confirmação mais rigorosos, estando sujeita a vieses e a depender do julgamento de seus investidores. De outra parte, argumentos contrariam tal visão, no sentido de que incentivos econômicos e informacionais seriam suficientes para divulgar informações contábeis de forma eficiente. Neste sentido, a pesquisa investigou em que medida a obrigatoriedade de divulgação da DVA, instituída pela Lei nº 11.638/07, pode ter impactado a propriedade informacional de indicadores financeiros de análise da geração e da distribuição do valor adicionado. A amostra da pesquisa foi composta por 81 companhias listadas na BM&FBOVESPA, que divulgavam a DVA voluntariamente antes do advento da nova legislação contábil. O estudo envolveu os períodos de 2005 a 2007, antes da obrigatoriedade, e 2008 a 2012, após a obrigatoriedade de divulgação. Os dados foram obtidos no sítio da BM&FBOVESPA e foram submetidos a testes paramétricos e não paramétricos de diferença entre médias e a análise por regressão logística. Os resultados apontaram haver mudanças estatisticamente significantes em apenas dois dos indicadores analisados que relacionam geração de valor adicionado e receita e que mostram a parcela do valor adicionado destinada a acionistas. Pode-se inferir, assim, que o processo regulatório adotado na contabilidade brasileira não afetou de forma generalizada os números divulgados pela DVA.UFPB2014-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/21552Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 2 n. 3 (2014): set./dez.; 41-552318-1001reponame:Revista Evidenciação Contábil & Finançasinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/21552/11958Oliveira, Ismael Alencar Fiuza deCoelho, Antônio Carlos Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-25T17:38:23Zoai:periodicos.ufpb.br:article/21552Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/PUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/oai||recfin@ccsa.ufpb.br2318-10012318-1001opendoar:2019-10-25T17:38:23Revista Evidenciação Contábil & Finanças - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores Financeiros
title Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores Financeiros
spellingShingle Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores Financeiros
Oliveira, Ismael Alencar Fiuza de
Evidenciação Contábil Obrigatória
Qualidade Informacional
Demonstração do Valor Adicionado
title_short Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores Financeiros
title_full Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores Financeiros
title_fullStr Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores Financeiros
title_full_unstemmed Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores Financeiros
title_sort Impacto da Divulgação Obrigatória da DVA: Evidência em Indicadores Financeiros
author Oliveira, Ismael Alencar Fiuza de
author_facet Oliveira, Ismael Alencar Fiuza de
Coelho, Antônio Carlos Dias
author_role author
author2 Coelho, Antônio Carlos Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ismael Alencar Fiuza de
Coelho, Antônio Carlos Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Evidenciação Contábil Obrigatória
Qualidade Informacional
Demonstração do Valor Adicionado
topic Evidenciação Contábil Obrigatória
Qualidade Informacional
Demonstração do Valor Adicionado
description No contexto da discussão sobre a evidenciação de informações contábeis de ser tratada de forma voluntária ou obrigatória, um dos argumentos favoráveis à obrigatoriedade consiste no caráter menos verificável da informação voluntária, em razão de não ser submetida a procedimentos de confirmação mais rigorosos, estando sujeita a vieses e a depender do julgamento de seus investidores. De outra parte, argumentos contrariam tal visão, no sentido de que incentivos econômicos e informacionais seriam suficientes para divulgar informações contábeis de forma eficiente. Neste sentido, a pesquisa investigou em que medida a obrigatoriedade de divulgação da DVA, instituída pela Lei nº 11.638/07, pode ter impactado a propriedade informacional de indicadores financeiros de análise da geração e da distribuição do valor adicionado. A amostra da pesquisa foi composta por 81 companhias listadas na BM&FBOVESPA, que divulgavam a DVA voluntariamente antes do advento da nova legislação contábil. O estudo envolveu os períodos de 2005 a 2007, antes da obrigatoriedade, e 2008 a 2012, após a obrigatoriedade de divulgação. Os dados foram obtidos no sítio da BM&FBOVESPA e foram submetidos a testes paramétricos e não paramétricos de diferença entre médias e a análise por regressão logística. Os resultados apontaram haver mudanças estatisticamente significantes em apenas dois dos indicadores analisados que relacionam geração de valor adicionado e receita e que mostram a parcela do valor adicionado destinada a acionistas. Pode-se inferir, assim, que o processo regulatório adotado na contabilidade brasileira não afetou de forma generalizada os números divulgados pela DVA.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/21552
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/21552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/21552/11958
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPB
publisher.none.fl_str_mv UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 2 n. 3 (2014): set./dez.; 41-55
2318-1001
reponame:Revista Evidenciação Contábil & Finanças
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Revista Evidenciação Contábil & Finanças
collection Revista Evidenciação Contábil & Finanças
repository.name.fl_str_mv Revista Evidenciação Contábil & Finanças - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ||recfin@ccsa.ufpb.br
_version_ 1799711958986915840