Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Nadielli Maria dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Evidenciação Contábil & Finanças
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/28995
Resumo: O ensino médio no Brasil é marcado pelo processo de escolha profissional por parte dos adolescentes e jovens. Sabe-se que para fazer essa escolha diversos fatores sociais, familiares e psicológicos são analisados. Dentre as diversas áreas disponíveis como opção, tem-se a contabilidade como alternativa. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar como estudantes do ensino médio, prestes a escolherem o curso universitário, percebem o profissional contábil. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma pesquisa survey com discentes de uma escola pública localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. Os resultados apontam que os entrevistados entendem que o contador realiza atividades como cálculos dos impostos, análise de custos, elaboração de folha de pagamento e declaração do imposto de renda. Ressalta-se que 79,46% dos respondentes consideram o contador importante para o desenvolvimento do país, bem como para 63,39% dos estudantes o profissional da área contábil é capaz de ajudar o governo a aplicar bem os impostos, ao mesmo tempo que 47,32% dos estudantes apontaram que o contador pode ajudar a diminuir a corrupção no país.
id UFPB-5_827fb8ce78dac3d9d5b3a96380afcd1b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/28995
network_acronym_str UFPB-5
network_name_str Revista Evidenciação Contábil & Finanças
repository_id_str
spelling Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional ContábilContabilidadeEnsino MédioEscolha ProfissionalO ensino médio no Brasil é marcado pelo processo de escolha profissional por parte dos adolescentes e jovens. Sabe-se que para fazer essa escolha diversos fatores sociais, familiares e psicológicos são analisados. Dentre as diversas áreas disponíveis como opção, tem-se a contabilidade como alternativa. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar como estudantes do ensino médio, prestes a escolherem o curso universitário, percebem o profissional contábil. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma pesquisa survey com discentes de uma escola pública localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. Os resultados apontam que os entrevistados entendem que o contador realiza atividades como cálculos dos impostos, análise de custos, elaboração de folha de pagamento e declaração do imposto de renda. Ressalta-se que 79,46% dos respondentes consideram o contador importante para o desenvolvimento do país, bem como para 63,39% dos estudantes o profissional da área contábil é capaz de ajudar o governo a aplicar bem os impostos, ao mesmo tempo que 47,32% dos estudantes apontaram que o contador pode ajudar a diminuir a corrupção no país.UFPB2016-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/28995Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 4 n. 2 (2016): maio/ago.; 40-532318-1001reponame:Revista Evidenciação Contábil & Finançasinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/28995/16035https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/28995/25807Copyright (c) 2016 Revista Evidenciação Contábil & Finançasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Nadielli Maria dos Santos2019-10-25T17:54:08Zoai:periodicos.ufpb.br:article/28995Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/PUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/oai||recfin@ccsa.ufpb.br2318-10012318-1001opendoar:2019-10-25T17:54:08Revista Evidenciação Contábil & Finanças - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil
title Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil
spellingShingle Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil
Galvão, Nadielli Maria dos Santos
Contabilidade
Ensino Médio
Escolha Profissional
title_short Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil
title_full Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil
title_fullStr Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil
title_full_unstemmed Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil
title_sort Percepção dos Estudantes do Ensino Médio Acerca do Profissional Contábil
author Galvão, Nadielli Maria dos Santos
author_facet Galvão, Nadielli Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Nadielli Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Ensino Médio
Escolha Profissional
topic Contabilidade
Ensino Médio
Escolha Profissional
description O ensino médio no Brasil é marcado pelo processo de escolha profissional por parte dos adolescentes e jovens. Sabe-se que para fazer essa escolha diversos fatores sociais, familiares e psicológicos são analisados. Dentre as diversas áreas disponíveis como opção, tem-se a contabilidade como alternativa. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar como estudantes do ensino médio, prestes a escolherem o curso universitário, percebem o profissional contábil. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma pesquisa survey com discentes de uma escola pública localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. Os resultados apontam que os entrevistados entendem que o contador realiza atividades como cálculos dos impostos, análise de custos, elaboração de folha de pagamento e declaração do imposto de renda. Ressalta-se que 79,46% dos respondentes consideram o contador importante para o desenvolvimento do país, bem como para 63,39% dos estudantes o profissional da área contábil é capaz de ajudar o governo a aplicar bem os impostos, ao mesmo tempo que 47,32% dos estudantes apontaram que o contador pode ajudar a diminuir a corrupção no país.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/28995
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/28995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/28995/16035
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/28995/25807
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Evidenciação Contábil & Finanças
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Evidenciação Contábil & Finanças
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPB
publisher.none.fl_str_mv UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 4 n. 2 (2016): maio/ago.; 40-53
2318-1001
reponame:Revista Evidenciação Contábil & Finanças
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Revista Evidenciação Contábil & Finanças
collection Revista Evidenciação Contábil & Finanças
repository.name.fl_str_mv Revista Evidenciação Contábil & Finanças - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ||recfin@ccsa.ufpb.br
_version_ 1799711959044587520