MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ouverney-King, Jamylle Rebouças
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gênero & Direito
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/23585
Resumo: Neste artigo traço um breve panorama sobre os estudos acerca das masculinidades e que permitem analisar representações culturais de homens anglo-americanos que migraram para a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Analiso o discurso de quatro sujeitos e suas relações com o local – de onde vieram e onde estão morando atualmente – ao materializarem as experiências acerca do migrar. Utilizo a metodologia da interdisciplinaridade para unir áreas como a Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2010), os estudos culturais (Hall, 1997), os estudos sobre migração (Woodward, 2000; Sassen, 1997) e os estudos de gênero, com foco em masculinidades (Montesinos, 2005; Connell & Messerschmidt, 2005) e analisar os discursos dos sujeitos anglo-americanos que escolheram mudar para a cidade “onde o sol nasce primeiro”. Observei que no decorrer do processo de adaptação os sujeitos incorrem em experiências, tanto negativas quanto positivas, e estas são fundamentais para moldar o (re)posicionamento subjetivo pois com base nelas os sujeitos formam laços de afinidades, tanto pelo local quanto por pessoas. Choques linguísticos, corporais e culturais moldam sujeitos híbridos que optaram por viver no litoral nordestino do Brasil e aqui se realizam pessoal e profissionalmente.
id UFPB-7_fc64ceda2e2ec1b29a19d93c57c80956
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/23585
network_acronym_str UFPB-7
network_name_str Revista Gênero & Direito
repository_id_str
spelling MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRASNeste artigo traço um breve panorama sobre os estudos acerca das masculinidades e que permitem analisar representações culturais de homens anglo-americanos que migraram para a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Analiso o discurso de quatro sujeitos e suas relações com o local – de onde vieram e onde estão morando atualmente – ao materializarem as experiências acerca do migrar. Utilizo a metodologia da interdisciplinaridade para unir áreas como a Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2010), os estudos culturais (Hall, 1997), os estudos sobre migração (Woodward, 2000; Sassen, 1997) e os estudos de gênero, com foco em masculinidades (Montesinos, 2005; Connell & Messerschmidt, 2005) e analisar os discursos dos sujeitos anglo-americanos que escolheram mudar para a cidade “onde o sol nasce primeiro”. Observei que no decorrer do processo de adaptação os sujeitos incorrem em experiências, tanto negativas quanto positivas, e estas são fundamentais para moldar o (re)posicionamento subjetivo pois com base nelas os sujeitos formam laços de afinidades, tanto pelo local quanto por pessoas. Choques linguísticos, corporais e culturais moldam sujeitos híbridos que optaram por viver no litoral nordestino do Brasil e aqui se realizam pessoal e profissionalmente.UFPB2015-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/23585Gênero & Direito; v. 4 n. 1 (2015)2179-71372177-0409reponame:Revista Gênero & Direitoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/23585/13600Ouverney-King, Jamylle Rebouçasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-25T15:11:30Zoai:periodicos.ufpb.br:article/23585Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/gedPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/oaiperiodicos.ufpb@gmail.com || revistageneroedireito@gmail.com2179-71372177-0409opendoar:2019-10-25T15:11:30Revista Gênero & Direito - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRAS
title MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRAS
spellingShingle MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRAS
Ouverney-King, Jamylle Rebouças
title_short MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRAS
title_full MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRAS
title_fullStr MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRAS
title_full_unstemmed MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRAS
title_sort MASCULINIDADES QUE CRUZAM FRONTEIRAS
author Ouverney-King, Jamylle Rebouças
author_facet Ouverney-King, Jamylle Rebouças
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ouverney-King, Jamylle Rebouças
description Neste artigo traço um breve panorama sobre os estudos acerca das masculinidades e que permitem analisar representações culturais de homens anglo-americanos que migraram para a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Analiso o discurso de quatro sujeitos e suas relações com o local – de onde vieram e onde estão morando atualmente – ao materializarem as experiências acerca do migrar. Utilizo a metodologia da interdisciplinaridade para unir áreas como a Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2010), os estudos culturais (Hall, 1997), os estudos sobre migração (Woodward, 2000; Sassen, 1997) e os estudos de gênero, com foco em masculinidades (Montesinos, 2005; Connell & Messerschmidt, 2005) e analisar os discursos dos sujeitos anglo-americanos que escolheram mudar para a cidade “onde o sol nasce primeiro”. Observei que no decorrer do processo de adaptação os sujeitos incorrem em experiências, tanto negativas quanto positivas, e estas são fundamentais para moldar o (re)posicionamento subjetivo pois com base nelas os sujeitos formam laços de afinidades, tanto pelo local quanto por pessoas. Choques linguísticos, corporais e culturais moldam sujeitos híbridos que optaram por viver no litoral nordestino do Brasil e aqui se realizam pessoal e profissionalmente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/23585
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/23585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/23585/13600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPB
publisher.none.fl_str_mv UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Gênero & Direito; v. 4 n. 1 (2015)
2179-7137
2177-0409
reponame:Revista Gênero & Direito
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Revista Gênero & Direito
collection Revista Gênero & Direito
repository.name.fl_str_mv Revista Gênero & Direito - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv periodicos.ufpb@gmail.com || revistageneroedireito@gmail.com
_version_ 1799755999195693056