Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Glauber Miguel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Luz, Talita Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14406
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar e descrever as percepções dos discentes a respeito da contribuição do curso de graduação em fisioterapia na formação das competências profissionais dos futuros fisioterapeutas. Quanto ao processo metodológico a pesquisa caracterizou-se como de campo, quantitativa e descritiva com os estudantes do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior - IES da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A análise se deu a partir de do modelo de Fleury e Fleury (2001) de competências profissionais. Concluiu-se que apenas em relação à competência saber mobilizar recursos de pessoas, financeiros e materiais os estudantes não se posicionaram favoravelmente no Curso de Fisioterapia da IES em estudo, mas opinaram que o Curso desenvolve as demais competências prescritas pelas DCN.
id UFPB-8_6afd37a060f3161632e20a676a880934
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/14406
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentesO objetivo deste artigo foi analisar e descrever as percepções dos discentes a respeito da contribuição do curso de graduação em fisioterapia na formação das competências profissionais dos futuros fisioterapeutas. Quanto ao processo metodológico a pesquisa caracterizou-se como de campo, quantitativa e descritiva com os estudantes do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior - IES da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A análise se deu a partir de do modelo de Fleury e Fleury (2001) de competências profissionais. Concluiu-se que apenas em relação à competência saber mobilizar recursos de pessoas, financeiros e materiais os estudantes não se posicionaram favoravelmente no Curso de Fisioterapia da IES em estudo, mas opinaram que o Curso desenvolve as demais competências prescritas pelas DCN.Universidade Federal da Paraíba2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1440610.21714/2238-104X2013v3i2-14406Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 147-174Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 147-1742238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14406/9932https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14406/24598Gonçalves, Glauber MiguelLuz, Talita Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:59:09Zoai:periodicos.ufpb.br:article/14406Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:59:09Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentes
title Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentes
spellingShingle Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentes
Gonçalves, Glauber Miguel
title_short Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentes
title_full Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentes
title_fullStr Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentes
title_full_unstemmed Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentes
title_sort Formação de Competências Profissionais em Alunos do Curso de Fisioterapia de uma IES da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG: análise a partir das percepções dos discentes
author Gonçalves, Glauber Miguel
author_facet Gonçalves, Glauber Miguel
Luz, Talita Ribeiro da
author_role author
author2 Luz, Talita Ribeiro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Glauber Miguel
Luz, Talita Ribeiro da
description O objetivo deste artigo foi analisar e descrever as percepções dos discentes a respeito da contribuição do curso de graduação em fisioterapia na formação das competências profissionais dos futuros fisioterapeutas. Quanto ao processo metodológico a pesquisa caracterizou-se como de campo, quantitativa e descritiva com os estudantes do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior - IES da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A análise se deu a partir de do modelo de Fleury e Fleury (2001) de competências profissionais. Concluiu-se que apenas em relação à competência saber mobilizar recursos de pessoas, financeiros e materiais os estudantes não se posicionaram favoravelmente no Curso de Fisioterapia da IES em estudo, mas opinaram que o Curso desenvolve as demais competências prescritas pelas DCN.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14406
10.21714/2238-104X2013v3i2-14406
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14406
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2013v3i2-14406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14406/9932
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14406/24598
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 147-174
Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 147-174
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000880672768