Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassundé, Fernanda Roda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barbosa, Milka Correia, Cassundé Junior, Nildo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17767
Resumo: A literatura sugere que a prática da pesquisa de satisfação do consumidor tem se tornado uma ação importante para as empresas pois pode fornecer à organização informações necessárias para tomada de decisão futura mais consistentes quanto à comercialização e ao marketing. Nesse sentido, é comum encontrar em muitas lojas de alimentação instrumento que se propõe a avaliar a satisfação do consumidor. Este artigo busca analisar os instrumentos utilizados por tais lojas do ponto de vista da metodologia científica, ou seja, procura-se saber se os instrumentos estão elaborados de acordo com o que preconiza a metodologia científica e se eles realmente são capazes de mensurar a satisfação dos consumidores. Assim, para viabilizar o estudo, os instrumentos foram coletados em uma praça de alimentação de um grande centro de compras da Região Metropolitana do Recife e a análise de cada instrumento seguiu um quadro de categorias para análise dos instrumentos de medida de satisfação do consumidor elaborado a partir do que é discutido em Oliveira e Moraes (1994), Babbie (1999), Gil (1999), Richardson (1999), Malhotra (2001), Vergara (2009) e Vieira (2009).
id UFPB-8_a75f65a5f37d17801effabe9ff917f98
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17767
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentaçãoA literatura sugere que a prática da pesquisa de satisfação do consumidor tem se tornado uma ação importante para as empresas pois pode fornecer à organização informações necessárias para tomada de decisão futura mais consistentes quanto à comercialização e ao marketing. Nesse sentido, é comum encontrar em muitas lojas de alimentação instrumento que se propõe a avaliar a satisfação do consumidor. Este artigo busca analisar os instrumentos utilizados por tais lojas do ponto de vista da metodologia científica, ou seja, procura-se saber se os instrumentos estão elaborados de acordo com o que preconiza a metodologia científica e se eles realmente são capazes de mensurar a satisfação dos consumidores. Assim, para viabilizar o estudo, os instrumentos foram coletados em uma praça de alimentação de um grande centro de compras da Região Metropolitana do Recife e a análise de cada instrumento seguiu um quadro de categorias para análise dos instrumentos de medida de satisfação do consumidor elaborado a partir do que é discutido em Oliveira e Moraes (1994), Babbie (1999), Gil (1999), Richardson (1999), Malhotra (2001), Vergara (2009) e Vieira (2009).Universidade Federal da Paraíba2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1776710.21714/2238-104X2014v4i1-17767Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 1 (2014): Jan/Jun; 104-122Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 1 (2014): Jan/Jun; 104-1222238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17767/10660Cassundé, Fernanda RodaBarbosa, Milka CorreiaCassundé Junior, Nildo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:59:02Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17767Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:59:02Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação
title Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação
spellingShingle Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação
Cassundé, Fernanda Roda
title_short Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação
title_full Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação
title_fullStr Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação
title_full_unstemmed Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação
title_sort Da Fome à Vontade de Comer: uma análise dos instrumentos para medida de satisfação do consumidor de lojas de alimentação
author Cassundé, Fernanda Roda
author_facet Cassundé, Fernanda Roda
Barbosa, Milka Correia
Cassundé Junior, Nildo Ferreira
author_role author
author2 Barbosa, Milka Correia
Cassundé Junior, Nildo Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassundé, Fernanda Roda
Barbosa, Milka Correia
Cassundé Junior, Nildo Ferreira
description A literatura sugere que a prática da pesquisa de satisfação do consumidor tem se tornado uma ação importante para as empresas pois pode fornecer à organização informações necessárias para tomada de decisão futura mais consistentes quanto à comercialização e ao marketing. Nesse sentido, é comum encontrar em muitas lojas de alimentação instrumento que se propõe a avaliar a satisfação do consumidor. Este artigo busca analisar os instrumentos utilizados por tais lojas do ponto de vista da metodologia científica, ou seja, procura-se saber se os instrumentos estão elaborados de acordo com o que preconiza a metodologia científica e se eles realmente são capazes de mensurar a satisfação dos consumidores. Assim, para viabilizar o estudo, os instrumentos foram coletados em uma praça de alimentação de um grande centro de compras da Região Metropolitana do Recife e a análise de cada instrumento seguiu um quadro de categorias para análise dos instrumentos de medida de satisfação do consumidor elaborado a partir do que é discutido em Oliveira e Moraes (1994), Babbie (1999), Gil (1999), Richardson (1999), Malhotra (2001), Vergara (2009) e Vieira (2009).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17767
10.21714/2238-104X2014v4i1-17767
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17767
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2014v4i1-17767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17767/10660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 1 (2014): Jan/Jun; 104-122
Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 1 (2014): Jan/Jun; 104-122
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000927858688