Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Honório, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os vínculos mantidos entre os docentes que lecionam nos cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e uma instituição de ensino superior privada, localizada no interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico baseou-se em estudos realizados pela Psicologia, Sociologia e Administração. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores que lecionam em ambos os cursos. Os depoimentos colhidos com os entrevistados revelaram que os vínculos que mais se manifestaram na relação entre docentes e a IES foram: identificação, sentimento de pertença, participação nas decisões, idealização da organização, cooperação, solidariedade e integração entre os membros. E os vínculos de menor expressividade foram: reconhecimento e valorização dos indivíduos, bem como crescimento profissional.
id UFPB-8_c8c83d6cbb09bd3fe41f34a3cd1f1f41
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17326
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas GeraisO objetivo deste artigo é analisar os vínculos mantidos entre os docentes que lecionam nos cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e uma instituição de ensino superior privada, localizada no interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico baseou-se em estudos realizados pela Psicologia, Sociologia e Administração. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores que lecionam em ambos os cursos. Os depoimentos colhidos com os entrevistados revelaram que os vínculos que mais se manifestaram na relação entre docentes e a IES foram: identificação, sentimento de pertença, participação nas decisões, idealização da organização, cooperação, solidariedade e integração entre os membros. E os vínculos de menor expressividade foram: reconhecimento e valorização dos indivíduos, bem como crescimento profissional.Universidade Federal da Paraíba2015-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1732610.21714/2238-104X2014v4i2-17326Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 70-95Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 70-952238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/12522https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/24850https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/24881Santos, Ana Cristina OliveiraHonório, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:58:53Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17326Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:53Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
title Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
spellingShingle Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
Santos, Ana Cristina Oliveira
title_short Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
title_full Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
title_fullStr Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
title_full_unstemmed Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
title_sort Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
author Santos, Ana Cristina Oliveira
author_facet Santos, Ana Cristina Oliveira
Honório, Luiz Carlos
author_role author
author2 Honório, Luiz Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Cristina Oliveira
Honório, Luiz Carlos
description O objetivo deste artigo é analisar os vínculos mantidos entre os docentes que lecionam nos cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e uma instituição de ensino superior privada, localizada no interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico baseou-se em estudos realizados pela Psicologia, Sociologia e Administração. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores que lecionam em ambos os cursos. Os depoimentos colhidos com os entrevistados revelaram que os vínculos que mais se manifestaram na relação entre docentes e a IES foram: identificação, sentimento de pertença, participação nas decisões, idealização da organização, cooperação, solidariedade e integração entre os membros. E os vínculos de menor expressividade foram: reconhecimento e valorização dos indivíduos, bem como crescimento profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326
10.21714/2238-104X2014v4i2-17326
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2014v4i2-17326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/12522
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/24850
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/24881
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 70-95
Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 70-95
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000920518656