Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática em Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar os vínculos mantidos entre os docentes que lecionam nos cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e uma instituição de ensino superior privada, localizada no interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico baseou-se em estudos realizados pela Psicologia, Sociologia e Administração. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores que lecionam em ambos os cursos. Os depoimentos colhidos com os entrevistados revelaram que os vínculos que mais se manifestaram na relação entre docentes e a IES foram: identificação, sentimento de pertença, participação nas decisões, idealização da organização, cooperação, solidariedade e integração entre os membros. E os vínculos de menor expressividade foram: reconhecimento e valorização dos indivíduos, bem como crescimento profissional. |
id |
UFPB-8_c8c83d6cbb09bd3fe41f34a3cd1f1f41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/17326 |
network_acronym_str |
UFPB-8 |
network_name_str |
Teoria e Prática em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas GeraisO objetivo deste artigo é analisar os vínculos mantidos entre os docentes que lecionam nos cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e uma instituição de ensino superior privada, localizada no interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico baseou-se em estudos realizados pela Psicologia, Sociologia e Administração. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores que lecionam em ambos os cursos. Os depoimentos colhidos com os entrevistados revelaram que os vínculos que mais se manifestaram na relação entre docentes e a IES foram: identificação, sentimento de pertença, participação nas decisões, idealização da organização, cooperação, solidariedade e integração entre os membros. E os vínculos de menor expressividade foram: reconhecimento e valorização dos indivíduos, bem como crescimento profissional.Universidade Federal da Paraíba2015-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1732610.21714/2238-104X2014v4i2-17326Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 70-95Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 70-952238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/12522https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/24850https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/24881Santos, Ana Cristina OliveiraHonório, Luiz Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:58:53Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17326Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:53Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais |
title |
Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais |
spellingShingle |
Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais Santos, Ana Cristina Oliveira |
title_short |
Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais |
title_full |
Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais |
title_fullStr |
Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais |
title_sort |
Vínculos Organizacionais: o caso de docentes que lecionam em uma IES privada localizada no interior de Minas Gerais |
author |
Santos, Ana Cristina Oliveira |
author_facet |
Santos, Ana Cristina Oliveira Honório, Luiz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Honório, Luiz Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Cristina Oliveira Honório, Luiz Carlos |
description |
O objetivo deste artigo é analisar os vínculos mantidos entre os docentes que lecionam nos cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e uma instituição de ensino superior privada, localizada no interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico baseou-se em estudos realizados pela Psicologia, Sociologia e Administração. A coleta de dados foi obtida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores que lecionam em ambos os cursos. Os depoimentos colhidos com os entrevistados revelaram que os vínculos que mais se manifestaram na relação entre docentes e a IES foram: identificação, sentimento de pertença, participação nas decisões, idealização da organização, cooperação, solidariedade e integração entre os membros. E os vínculos de menor expressividade foram: reconhecimento e valorização dos indivíduos, bem como crescimento profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326 10.21714/2238-104X2014v4i2-17326 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326 |
identifier_str_mv |
10.21714/2238-104X2014v4i2-17326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/12522 https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/24850 https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17326/24881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 2 (2014): Jul/Dez; 70-95 Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 2 (2014): Jul/Dez; 70-95 2238-104X reponame:Teoria e Prática em Administração instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Teoria e Prática em Administração |
collection |
Teoria e Prática em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799712000920518656 |