A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543 |
Resumo: | Aliando metodologias da Gestão e técnicas da Engenharia do Conhecimento, avaliou-se o contexto de um repositório educacional na web e identificou-se requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica repetível, com automatização de tarefas intensivas em conhecimento. A análise seguiu o modelos CESM e os contextuais do framework CommonKADS. Tarefas intensivas em conhecimento foram mapeadas considerando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e das interações entre o ambiente, processo e conteúdo através de um meio informatizado. A combinação de CESM e CommonKADS trouxe uma contribuição teórica e prática antes não possível. Houve uma transição gradativa entre a análise de negócios e da informação aliada ao sistemismo na identificação de tarefas intensivas em conhecimento. Esse modelo pode ser considerado para o efetivo sucesso da Engenharia e Gestão do Conhecimento aplicada na modelagem de sistemas computacionais, incluindo os educacionais. |
id |
UFPB-9_125a6c25f9e5a0746ffb1b5ed270d39b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/12543 |
network_acronym_str |
UFPB-9 |
network_name_str |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEBgestãoengenhariaconhecimentoCESMCommonKADSAliando metodologias da Gestão e técnicas da Engenharia do Conhecimento, avaliou-se o contexto de um repositório educacional na web e identificou-se requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica repetível, com automatização de tarefas intensivas em conhecimento. A análise seguiu o modelos CESM e os contextuais do framework CommonKADS. Tarefas intensivas em conhecimento foram mapeadas considerando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e das interações entre o ambiente, processo e conteúdo através de um meio informatizado. A combinação de CESM e CommonKADS trouxe uma contribuição teórica e prática antes não possível. Houve uma transição gradativa entre a análise de negócios e da informação aliada ao sistemismo na identificação de tarefas intensivas em conhecimento. Esse modelo pode ser considerado para o efetivo sucesso da Engenharia e Gestão do Conhecimento aplicada na modelagem de sistemas computacionais, incluindo os educacionais.Universidade Federal da Paraíba2012-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Revisão de Literatura; Prototipagem; Modelagemapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2 n. 1 (2012); 194-2172236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543/7471Druziani, Cássio Frederico MoreiraKern, Vinicius MedinaCatapan, Araci Hackinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:08:03Zoai:periodicos.ufpb.br:article/12543Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:08:03Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB |
title |
A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB |
spellingShingle |
A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB Druziani, Cássio Frederico Moreira gestão engenharia conhecimento CESM CommonKADS |
title_short |
A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB |
title_full |
A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB |
title_fullStr |
A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB |
title_sort |
A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB |
author |
Druziani, Cássio Frederico Moreira |
author_facet |
Druziani, Cássio Frederico Moreira Kern, Vinicius Medina Catapan, Araci Hack |
author_role |
author |
author2 |
Kern, Vinicius Medina Catapan, Araci Hack |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Druziani, Cássio Frederico Moreira Kern, Vinicius Medina Catapan, Araci Hack |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão engenharia conhecimento CESM CommonKADS |
topic |
gestão engenharia conhecimento CESM CommonKADS |
description |
Aliando metodologias da Gestão e técnicas da Engenharia do Conhecimento, avaliou-se o contexto de um repositório educacional na web e identificou-se requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica repetível, com automatização de tarefas intensivas em conhecimento. A análise seguiu o modelos CESM e os contextuais do framework CommonKADS. Tarefas intensivas em conhecimento foram mapeadas considerando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e das interações entre o ambiente, processo e conteúdo através de um meio informatizado. A combinação de CESM e CommonKADS trouxe uma contribuição teórica e prática antes não possível. Houve uma transição gradativa entre a análise de negócios e da informação aliada ao sistemismo na identificação de tarefas intensivas em conhecimento. Esse modelo pode ser considerado para o efetivo sucesso da Engenharia e Gestão do Conhecimento aplicada na modelagem de sistemas computacionais, incluindo os educacionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" Revisão de Literatura; Prototipagem; Modelagem |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543/7471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2 n. 1 (2012); 194-217 2236-417X reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
collection |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799711917148733440 |