A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Druziani, Cássio Frederico Moreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kern, Vinicius Medina, Catapan, Araci Hack
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543
Resumo: Aliando metodologias da Gestão e técnicas da Engenharia do Conhecimento, avaliou-se o contexto de um repositório educacional na web e identificou-se requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica repetível, com automatização de tarefas intensivas em conhecimento. A análise seguiu o modelos CESM e os contextuais do framework CommonKADS. Tarefas intensivas em conhecimento foram mapeadas considerando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e das interações entre o ambiente, processo e conteúdo através de um meio informatizado. A combinação de CESM e CommonKADS trouxe uma contribuição teórica e prática antes não possível. Houve uma transição gradativa entre a análise de negócios e da informação aliada ao sistemismo na identificação de tarefas intensivas em conhecimento. Esse modelo pode ser considerado para o efetivo sucesso da Engenharia e Gestão do Conhecimento aplicada na modelagem de sistemas computacionais, incluindo os educacionais.
id UFPB-9_125a6c25f9e5a0746ffb1b5ed270d39b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/12543
network_acronym_str UFPB-9
network_name_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository_id_str
spelling A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEBgestãoengenhariaconhecimentoCESMCommonKADSAliando metodologias da Gestão e técnicas da Engenharia do Conhecimento, avaliou-se o contexto de um repositório educacional na web e identificou-se requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica repetível, com automatização de tarefas intensivas em conhecimento. A análise seguiu o modelos CESM e os contextuais do framework CommonKADS. Tarefas intensivas em conhecimento foram mapeadas considerando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e das interações entre o ambiente, processo e conteúdo através de um meio informatizado. A combinação de CESM e CommonKADS trouxe uma contribuição teórica e prática antes não possível. Houve uma transição gradativa entre a análise de negócios e da informação aliada ao sistemismo na identificação de tarefas intensivas em conhecimento. Esse modelo pode ser considerado para o efetivo sucesso da Engenharia e Gestão do Conhecimento aplicada na modelagem de sistemas computacionais, incluindo os educacionais.Universidade Federal da Paraíba2012-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Revisão de Literatura; Prototipagem; Modelagemapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2 n. 1 (2012); 194-2172236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543/7471Druziani, Cássio Frederico MoreiraKern, Vinicius MedinaCatapan, Araci Hackinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:08:03Zoai:periodicos.ufpb.br:article/12543Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:08:03Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB
title A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB
spellingShingle A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB
Druziani, Cássio Frederico Moreira
gestão
engenharia
conhecimento
CESM
CommonKADS
title_short A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB
title_full A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB
title_fullStr A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB
title_full_unstemmed A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB
title_sort A GESTÃO E A ENGENHARIA DO CONHECIMENTO ALIADAS NA MODELAGEM DO CONHECIMENTO: ANÁLISE SISTÊMICA CESM E CONTEXTUAL COMMONKADS DE UM REPOSITÓRIO NA WEB
author Druziani, Cássio Frederico Moreira
author_facet Druziani, Cássio Frederico Moreira
Kern, Vinicius Medina
Catapan, Araci Hack
author_role author
author2 Kern, Vinicius Medina
Catapan, Araci Hack
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Druziani, Cássio Frederico Moreira
Kern, Vinicius Medina
Catapan, Araci Hack
dc.subject.por.fl_str_mv gestão
engenharia
conhecimento
CESM
CommonKADS
topic gestão
engenharia
conhecimento
CESM
CommonKADS
description Aliando metodologias da Gestão e técnicas da Engenharia do Conhecimento, avaliou-se o contexto de um repositório educacional na web e identificou-se requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica repetível, com automatização de tarefas intensivas em conhecimento. A análise seguiu o modelos CESM e os contextuais do framework CommonKADS. Tarefas intensivas em conhecimento foram mapeadas considerando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e das interações entre o ambiente, processo e conteúdo através de um meio informatizado. A combinação de CESM e CommonKADS trouxe uma contribuição teórica e prática antes não possível. Houve uma transição gradativa entre a análise de negócios e da informação aliada ao sistemismo na identificação de tarefas intensivas em conhecimento. Esse modelo pode ser considerado para o efetivo sucesso da Engenharia e Gestão do Conhecimento aplicada na modelagem de sistemas computacionais, incluindo os educacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Revisão de Literatura; Prototipagem; Modelagem
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543/7471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2 n. 1 (2012); 194-217
2236-417X
reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
collection Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799711917148733440