BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopez, André Porto Ancona
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ávila, Rodrigo Fortes de, Mello, Rosamaria Gonçalves de, Santos, Thays Rodrigues dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790
Resumo: Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede.
id UFPB-9_2083736a105a6b330617f1b3bbd332e2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/10790
network_acronym_str UFPB-9
network_name_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository_id_str
spelling BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTODiplomática e Tipologia DocumentalBlogAmbiente de EnsinoEnsino de ArquivologiaOs conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede.Universidade Federal da Paraíba2011-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação; 86-992236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790/6098Lopez, André Porto AnconaÁvila, Rodrigo Fortes deMello, Rosamaria Gonçalves deSantos, Thays Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:07:10Zoai:periodicos.ufpb.br:article/10790Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:07:10Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
title BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
spellingShingle BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Lopez, André Porto Ancona
Diplomática e Tipologia Documental
Blog
Ambiente de Ensino
Ensino de Arquivologia
title_short BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
title_full BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
title_fullStr BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
title_full_unstemmed BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
title_sort BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
author Lopez, André Porto Ancona
author_facet Lopez, André Porto Ancona
Ávila, Rodrigo Fortes de
Mello, Rosamaria Gonçalves de
Santos, Thays Rodrigues dos
author_role author
author2 Ávila, Rodrigo Fortes de
Mello, Rosamaria Gonçalves de
Santos, Thays Rodrigues dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopez, André Porto Ancona
Ávila, Rodrigo Fortes de
Mello, Rosamaria Gonçalves de
Santos, Thays Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Diplomática e Tipologia Documental
Blog
Ambiente de Ensino
Ensino de Arquivologia
topic Diplomática e Tipologia Documental
Blog
Ambiente de Ensino
Ensino de Arquivologia
description Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790/6098
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação; 86-99
2236-417X
reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
collection Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799711917105741824