BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790 |
Resumo: | Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede. |
id |
UFPB-9_2083736a105a6b330617f1b3bbd332e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/10790 |
network_acronym_str |
UFPB-9 |
network_name_str |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTODiplomática e Tipologia DocumentalBlogAmbiente de EnsinoEnsino de ArquivologiaOs conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede.Universidade Federal da Paraíba2011-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação; 86-992236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790/6098Lopez, André Porto AnconaÁvila, Rodrigo Fortes deMello, Rosamaria Gonçalves deSantos, Thays Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:07:10Zoai:periodicos.ufpb.br:article/10790Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:07:10Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title |
BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO |
spellingShingle |
BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO Lopez, André Porto Ancona Diplomática e Tipologia Documental Blog Ambiente de Ensino Ensino de Arquivologia |
title_short |
BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title_full |
BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title_fullStr |
BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO |
title_sort |
BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO |
author |
Lopez, André Porto Ancona |
author_facet |
Lopez, André Porto Ancona Ávila, Rodrigo Fortes de Mello, Rosamaria Gonçalves de Santos, Thays Rodrigues dos |
author_role |
author |
author2 |
Ávila, Rodrigo Fortes de Mello, Rosamaria Gonçalves de Santos, Thays Rodrigues dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopez, André Porto Ancona Ávila, Rodrigo Fortes de Mello, Rosamaria Gonçalves de Santos, Thays Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diplomática e Tipologia Documental Blog Ambiente de Ensino Ensino de Arquivologia |
topic |
Diplomática e Tipologia Documental Blog Ambiente de Ensino Ensino de Arquivologia |
description |
Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790/6098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação; 86-99 2236-417X reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
collection |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799711917105741824 |