O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13391 |
Resumo: | O avanço do uso das redes de computadores, em especial a Internet, associado às facilidades trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação, tem favorecido a expansão das interações entre pessoas dispersas geograficamente. Profissionais e estudantes têm aproveitado essas oportunidades de comunicação para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio da aprendizagem e conseqüente construção do conhecimento em rede, por meio da formação de comunidades virtuais. Nesse sentido, este artigo vem discutir os aspectos destas comunidades virtuais de aprendizagem que favorecem o processo de gestão do conhecimento. Por meio de pesquisas bibliográficas, tornou-se possível considerar que existe a possibilidade de desencadear um ciclo de gestão do conhecimento em comunidades virtuais orientadas para a aprendizagem, quando as pessoas que a compõe tenham interesses comuns, sentem-se a ela pertinentes e estejam dispostos a aprender, por meio da construção do conhecimento. Torna-se interessante, portanto, utilizar as comunidades virtuais de aprendizagem quando objetiva-se favorecer a construção de conhecimento de forma organizada e gerenciada. Palavras-chave: gestão do conhecimento, comunidades, aprendizagem, mediação, tecnologia. |
id |
UFPB-9_77ea8d15b58f394fd8f96df980d4f8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/13391 |
network_acronym_str |
UFPB-9 |
network_name_str |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMgestão do conhecimentocomunidadesaprendizagemmediaçãotecnologia.O avanço do uso das redes de computadores, em especial a Internet, associado às facilidades trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação, tem favorecido a expansão das interações entre pessoas dispersas geograficamente. Profissionais e estudantes têm aproveitado essas oportunidades de comunicação para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio da aprendizagem e conseqüente construção do conhecimento em rede, por meio da formação de comunidades virtuais. Nesse sentido, este artigo vem discutir os aspectos destas comunidades virtuais de aprendizagem que favorecem o processo de gestão do conhecimento. Por meio de pesquisas bibliográficas, tornou-se possível considerar que existe a possibilidade de desencadear um ciclo de gestão do conhecimento em comunidades virtuais orientadas para a aprendizagem, quando as pessoas que a compõe tenham interesses comuns, sentem-se a ela pertinentes e estejam dispostos a aprender, por meio da construção do conhecimento. Torna-se interessante, portanto, utilizar as comunidades virtuais de aprendizagem quando objetiva-se favorecer a construção de conhecimento de forma organizada e gerenciada. Palavras-chave: gestão do conhecimento, comunidades, aprendizagem, mediação, tecnologia.Universidade Federal da Paraíba2012-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Pesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13391Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2 n. 2 (2012); 3-142236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13391/8471Gozzi, Marcelo Pupiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:09:30Zoai:periodicos.ufpb.br:article/13391Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:09:30Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title |
O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Gozzi, Marcelo Pupim gestão do conhecimento comunidades aprendizagem mediação tecnologia. |
title_short |
O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title_full |
O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
author |
Gozzi, Marcelo Pupim |
author_facet |
Gozzi, Marcelo Pupim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gozzi, Marcelo Pupim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão do conhecimento comunidades aprendizagem mediação tecnologia. |
topic |
gestão do conhecimento comunidades aprendizagem mediação tecnologia. |
description |
O avanço do uso das redes de computadores, em especial a Internet, associado às facilidades trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação, tem favorecido a expansão das interações entre pessoas dispersas geograficamente. Profissionais e estudantes têm aproveitado essas oportunidades de comunicação para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio da aprendizagem e conseqüente construção do conhecimento em rede, por meio da formação de comunidades virtuais. Nesse sentido, este artigo vem discutir os aspectos destas comunidades virtuais de aprendizagem que favorecem o processo de gestão do conhecimento. Por meio de pesquisas bibliográficas, tornou-se possível considerar que existe a possibilidade de desencadear um ciclo de gestão do conhecimento em comunidades virtuais orientadas para a aprendizagem, quando as pessoas que a compõe tenham interesses comuns, sentem-se a ela pertinentes e estejam dispostos a aprender, por meio da construção do conhecimento. Torna-se interessante, portanto, utilizar as comunidades virtuais de aprendizagem quando objetiva-se favorecer a construção de conhecimento de forma organizada e gerenciada. Palavras-chave: gestão do conhecimento, comunidades, aprendizagem, mediação, tecnologia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13391 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13391/8471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2 n. 2 (2012); 3-14 2236-417X reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
collection |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799711917169704960 |