PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Daniel Pacheco
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rodrigues, Luis Henrique, Corcini, Secundino Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9571
Resumo: Pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos têm se debruçado sobre a problemática da compreensão, a aprendizagem e a ação em relação aos problemas organizacionais. As diferenças de percepções em relação aos problemas ou situações da organização podem, por vezes, bloquear a superação das dificuldades. Essas diferenças podem possuir causas, como: visão de mundo dos colaboradores, pressupostos, emoções, entre outras razões. Portanto, é necessário um instrumento ou metodologia que sirva como fio condutor para as discussões. Quando orientadas as discussões podem gerar uma compreensão compartilhada do problema, aprendizagem coletiva e, possivelmente, uma maior efetividade na superação das dificuldades. Nesse sentido esse trabalho procura apresentar o Processo de Pensamento da Teoria das Restrições como elemento condutor das discussões organizacionais. Para isso, o artigo se sustenta na revisão da literatura pertinente ao assunto onde procura explicitar os elementos centrais. Ao final se discutem limitações e potencialidades desse ferramental contribuindo dessa forma para ampliar as perspectivas para a condução do processo de reflexão e aprendizagem nas organizações.
id UFPB-9_88495722f659709996243855ccc33de4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/9571
network_acronym_str UFPB-9
network_name_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository_id_str
spelling PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOSArquitetura da informaçãoPesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos têm se debruçado sobre a problemática da compreensão, a aprendizagem e a ação em relação aos problemas organizacionais. As diferenças de percepções em relação aos problemas ou situações da organização podem, por vezes, bloquear a superação das dificuldades. Essas diferenças podem possuir causas, como: visão de mundo dos colaboradores, pressupostos, emoções, entre outras razões. Portanto, é necessário um instrumento ou metodologia que sirva como fio condutor para as discussões. Quando orientadas as discussões podem gerar uma compreensão compartilhada do problema, aprendizagem coletiva e, possivelmente, uma maior efetividade na superação das dificuldades. Nesse sentido esse trabalho procura apresentar o Processo de Pensamento da Teoria das Restrições como elemento condutor das discussões organizacionais. Para isso, o artigo se sustenta na revisão da literatura pertinente ao assunto onde procura explicitar os elementos centrais. Ao final se discutem limitações e potencialidades desse ferramental contribuindo dessa forma para ampliar as perspectivas para a condução do processo de reflexão e aprendizagem nas organizações.Universidade Federal da Paraíba2011-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9571Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 1 n. 2 (2011); 59-762236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9571/6838Lacerda, Daniel PachecoRodrigues, Luis HenriqueCorcini, Secundino Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:07:30Zoai:periodicos.ufpb.br:article/9571Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:07:30Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS
title PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS
spellingShingle PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS
Lacerda, Daniel Pacheco
Arquitetura da informação
title_short PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS
title_full PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS
title_fullStr PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS
title_full_unstemmed PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS
title_sort PROCESSO DE PENSAMENTO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA COMPREENSÃO, APRENDIZAGEM E AÇÃO SOBRE PROBLEMAS COMPLEXOS
author Lacerda, Daniel Pacheco
author_facet Lacerda, Daniel Pacheco
Rodrigues, Luis Henrique
Corcini, Secundino Henrique
author_role author
author2 Rodrigues, Luis Henrique
Corcini, Secundino Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Daniel Pacheco
Rodrigues, Luis Henrique
Corcini, Secundino Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura da informação
topic Arquitetura da informação
description Pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos têm se debruçado sobre a problemática da compreensão, a aprendizagem e a ação em relação aos problemas organizacionais. As diferenças de percepções em relação aos problemas ou situações da organização podem, por vezes, bloquear a superação das dificuldades. Essas diferenças podem possuir causas, como: visão de mundo dos colaboradores, pressupostos, emoções, entre outras razões. Portanto, é necessário um instrumento ou metodologia que sirva como fio condutor para as discussões. Quando orientadas as discussões podem gerar uma compreensão compartilhada do problema, aprendizagem coletiva e, possivelmente, uma maior efetividade na superação das dificuldades. Nesse sentido esse trabalho procura apresentar o Processo de Pensamento da Teoria das Restrições como elemento condutor das discussões organizacionais. Para isso, o artigo se sustenta na revisão da literatura pertinente ao assunto onde procura explicitar os elementos centrais. Ao final se discutem limitações e potencialidades desse ferramental contribuindo dessa forma para ampliar as perspectivas para a condução do processo de reflexão e aprendizagem nas organizações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9571
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9571/6838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 1 n. 2 (2011); 59-76
2236-417X
reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
collection Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799711917048070144