Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6461 |
Resumo: | This work aims to investigate the coreferential processing of learners of a L2 (french) in three proficiency levels (beginner, intermediate, advanced) and compare them with native french speakers. It will be analyzed the extent to which the proficiency influences the processing of the L2 in the specific phenomenon of Repeated Name Penalty (Gordon & Chan 1995, Gordon & Hendrick, 1998; Chambers & Smyth, 1998) and Informational Load Hypothesis (Almor, 1999), besides relating the processing of the L2 Shallow Structure Hypothesis (Felser, 2006) and the Declarative/Procedural Model (Ullman, 2001). Two self-observation reading experiments were applied. In the first experiment, we analyzed the reading times for pronouns and repeated names in retrieved anaphoric in the subject position with learners from the three proficiency levels. The results show that each level of proficiency presents a pattern processing. The second experiment was applied to native speakers of French language and reading times compared with the performance of learners of an advanced level in the first experiment. There was a difference in processing between the two groups, although both suffer repeated name penalty, concerning the processing time; Learners process slower than natives, confirming the Shallow Structure Hypothesis and the Declarative/Procedural Model. |
id |
UFPB_2564073b0c620eaf712289227f1ba51b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/6461 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2Processamento correferencialProcessamento de L2Penalidade do nome repetidoCoreferencial ProcessingL2 processingRepeated Name PenaltyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThis work aims to investigate the coreferential processing of learners of a L2 (french) in three proficiency levels (beginner, intermediate, advanced) and compare them with native french speakers. It will be analyzed the extent to which the proficiency influences the processing of the L2 in the specific phenomenon of Repeated Name Penalty (Gordon & Chan 1995, Gordon & Hendrick, 1998; Chambers & Smyth, 1998) and Informational Load Hypothesis (Almor, 1999), besides relating the processing of the L2 Shallow Structure Hypothesis (Felser, 2006) and the Declarative/Procedural Model (Ullman, 2001). Two self-observation reading experiments were applied. In the first experiment, we analyzed the reading times for pronouns and repeated names in retrieved anaphoric in the subject position with learners from the three proficiency levels. The results show that each level of proficiency presents a pattern processing. The second experiment was applied to native speakers of French language and reading times compared with the performance of learners of an advanced level in the first experiment. There was a difference in processing between the two groups, although both suffer repeated name penalty, concerning the processing time; Learners process slower than natives, confirming the Shallow Structure Hypothesis and the Declarative/Procedural Model.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho pretende investigar o processamento correferencial de aprendizes de L2 (francês) em três níveis de proficiência (iniciante, intermediário, avançado) e compará-los com falantes nativos de francês. Analisaremos até que ponto a proficiência influencia o processamento da L2 no fenômeno específico da Penalidade do Nome Repetido (Gordon & Chan 1995, Gordon & Hendrick, 1998; Chambers & Smyth, 1998) e Hipótese da Carga Informacional (Almor, 1999), além de relacionar o processamento da L2 com a Hipótese da Estrutura Rasa (Felser, 2006) e o Modelo Declarativo-Procedural (Ullman, 2001). Foram aplicados dois experimentos de leitura automonitorada. No primeiro experimento, analisamos os tempos de leitura de pronomes e nomes repetidos em retomadas anafóricas na posição de sujeito com os aprendizes dos três níveis de proficiência. Os resultados mostram que cada nível de proficiência apresenta um padrão de processamento. O segundo experimento foi aplicado com falantes nativos de língua francesa e os tempos de leitura comparados com o desempenho dos aprendizes de nível avançado no primeiro experimento. Observou-se uma diferença de processamento entre os dois grupos, embora ambos sofram penalidade do nome repetido, no que concerne ao tempo de processamento; os aprendizes processam de maneira menos rápida que os nativos, confirmando a Hipótese da Estrutura Rasa e o Modelo Declarativo-Procedural.Universidade Federal da ParaíbaBRLinguística e ensinoPrograma de Pós Graduação em LinguísticaUFPBLeitão, Márcio Martinshttp://lattes.cnpq.br/2937822048370599Gadelha, Luisa de Araujo Pereira2015-05-14T12:43:14Z2018-07-21T00:20:32Z2014-11-052018-07-21T00:20:32Z2012-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGADELHA, Luisa de Araujo Pereira. Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:20:32Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:20:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2 |
title |
Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2 |
spellingShingle |
Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2 Gadelha, Luisa de Araujo Pereira Processamento correferencial Processamento de L2 Penalidade do nome repetido Coreferencial Processing L2 processing Repeated Name Penalty CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2 |
title_full |
Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2 |
title_fullStr |
Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2 |
title_full_unstemmed |
Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2 |
title_sort |
Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2 |
author |
Gadelha, Luisa de Araujo Pereira |
author_facet |
Gadelha, Luisa de Araujo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leitão, Márcio Martins http://lattes.cnpq.br/2937822048370599 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gadelha, Luisa de Araujo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processamento correferencial Processamento de L2 Penalidade do nome repetido Coreferencial Processing L2 processing Repeated Name Penalty CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Processamento correferencial Processamento de L2 Penalidade do nome repetido Coreferencial Processing L2 processing Repeated Name Penalty CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This work aims to investigate the coreferential processing of learners of a L2 (french) in three proficiency levels (beginner, intermediate, advanced) and compare them with native french speakers. It will be analyzed the extent to which the proficiency influences the processing of the L2 in the specific phenomenon of Repeated Name Penalty (Gordon & Chan 1995, Gordon & Hendrick, 1998; Chambers & Smyth, 1998) and Informational Load Hypothesis (Almor, 1999), besides relating the processing of the L2 Shallow Structure Hypothesis (Felser, 2006) and the Declarative/Procedural Model (Ullman, 2001). Two self-observation reading experiments were applied. In the first experiment, we analyzed the reading times for pronouns and repeated names in retrieved anaphoric in the subject position with learners from the three proficiency levels. The results show that each level of proficiency presents a pattern processing. The second experiment was applied to native speakers of French language and reading times compared with the performance of learners of an advanced level in the first experiment. There was a difference in processing between the two groups, although both suffer repeated name penalty, concerning the processing time; Learners process slower than natives, confirming the Shallow Structure Hypothesis and the Declarative/Procedural Model. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-20 2014-11-05 2015-05-14T12:43:14Z 2018-07-21T00:20:32Z 2018-07-21T00:20:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GADELHA, Luisa de Araujo Pereira. Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6461 |
identifier_str_mv |
GADELHA, Luisa de Araujo Pereira. Processamento da correferência anafórica de pronomes e nomes repetidos em brasileiros aprendizes de francês como L2. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Linguística e ensino Programa de Pós Graduação em Linguística UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Linguística e ensino Programa de Pós Graduação em Linguística UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842911534383104 |