O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo David Marques dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515
Resumo: The study of Mathematics’ History (HM) has increasingly aroused the interest of several researchers to act as a motivator for the students' interest in the mathematical content taught to them. Associated to this, we have the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a fundamental tool for teaching in the technological world in which we are inserted. Therefore, the aim of this work is to contribute to a dialogue between these educational trends, proposing the integration of HM, Geometric Construction (GC) and ICT in the use of GeoGebra from the problem of Snell-Pothenot. For that, a qualitative research of bibliographic character has been carried out in some books, articles and theses that approach this thematic. As a result, a historical study of Snell-Pothenot's problem was drawn up and two solutions were presented, one modern and more precise and the other classic proposed by Pothenot himself. And finally, we bring a perspective of use in the classroom based on CG with the help of ICT.
id UFPB_298fe674e65d727ab70b2d6d4508627b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/18515
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicaçãoEnsinoHistória da matemáticaNovas tecnologiasConstruções geométricasTeachingHistory of mathematicsNew technologiesGeometric constructionsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe study of Mathematics’ History (HM) has increasingly aroused the interest of several researchers to act as a motivator for the students' interest in the mathematical content taught to them. Associated to this, we have the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a fundamental tool for teaching in the technological world in which we are inserted. Therefore, the aim of this work is to contribute to a dialogue between these educational trends, proposing the integration of HM, Geometric Construction (GC) and ICT in the use of GeoGebra from the problem of Snell-Pothenot. For that, a qualitative research of bibliographic character has been carried out in some books, articles and theses that approach this thematic. As a result, a historical study of Snell-Pothenot's problem was drawn up and two solutions were presented, one modern and more precise and the other classic proposed by Pothenot himself. And finally, we bring a perspective of use in the classroom based on CG with the help of ICT.NenhumaO estudo da História da Matemática (HM) vem despertando cada vez mais o interesse de diversos pesquisadores por funcionar como motivador do interesse dos alunos pelo conteúdo matemático que lhe é ensinado. Associado a isso, temos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como uma ferramenta fundamental de ensino no mundo tecnológico no qual estamos inseridos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é contribuir com um diálogo entre essas tendências educacionais, propondo a integração da HM, Construção Geométrica (CG) e das TIC na utilização do GeoGebra a partir do problema de Snell-Pothenot. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico em alguns livros, artigos e teses que abordam essa temática. Como resultado foi traçado um estudo histórico do problema de Snell-Pothenot e apresentadas duas soluções, uma moderna e mais precisa e outra clássica proposta pelo próprio Pothenot. E por fim, trazemos uma perspectiva de uso em sala de aula pautada em CG com o auxílio das TIC.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaUFPBSantos, Eduardo Gonçalves doshttp://lattes.cnpq.br/3187778981179297Santos, Leonardo David Marques dos2020-11-24T00:33:33Z2020-08-032020-11-24T00:33:33Z2020-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-09-09T14:04:23Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/18515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-09-09T14:04:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação
title O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação
spellingShingle O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação
Santos, Leonardo David Marques dos
Ensino
História da matemática
Novas tecnologias
Construções geométricas
Teaching
History of mathematics
New technologies
Geometric constructions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação
title_full O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação
title_fullStr O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação
title_full_unstemmed O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação
title_sort O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de história da Matemática, construção geométrica e tecnologias de informação e comunicação
author Santos, Leonardo David Marques dos
author_facet Santos, Leonardo David Marques dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Eduardo Gonçalves dos
http://lattes.cnpq.br/3187778981179297
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo David Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
História da matemática
Novas tecnologias
Construções geométricas
Teaching
History of mathematics
New technologies
Geometric constructions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino
História da matemática
Novas tecnologias
Construções geométricas
Teaching
History of mathematics
New technologies
Geometric constructions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The study of Mathematics’ History (HM) has increasingly aroused the interest of several researchers to act as a motivator for the students' interest in the mathematical content taught to them. Associated to this, we have the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a fundamental tool for teaching in the technological world in which we are inserted. Therefore, the aim of this work is to contribute to a dialogue between these educational trends, proposing the integration of HM, Geometric Construction (GC) and ICT in the use of GeoGebra from the problem of Snell-Pothenot. For that, a qualitative research of bibliographic character has been carried out in some books, articles and theses that approach this thematic. As a result, a historical study of Snell-Pothenot's problem was drawn up and two solutions were presented, one modern and more precise and the other classic proposed by Pothenot himself. And finally, we bring a perspective of use in the classroom based on CG with the help of ICT.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24T00:33:33Z
2020-08-03
2020-11-24T00:33:33Z
2020-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843017979527168