Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Fábio Gomes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7285
Resumo: This work intends to analyze the contradiction between new educational paradigms and disciplining on the military police trainning in Paraiba. Its hypothesis is that the humanizing discourse used during the socialization of new policial officers actually hide a control and surveillance process as a new power strategy. The relation between discipline and power is analyzed through an historical analysis of the implementation of human Rights courses on the police training center. In this way, aiming to create a new image for itself, Military Police in Paraiba developed a citizenship based discourse about its practices through a new curriculum and courses, mosaics and panels displaing its ideals around the headquarter. This research shows empirically how supposedly humanists new knowledges and discourses employed by military police is actually pait of a new control mechanisms used to develop social order. The research tries to clarity why and how Human Rights teaching actually develop forms of resistance among new officers and the belief that it is only an instrument to protect criminals. Our hypothesis is that the very teaching process of Human Rights on the training center, due to its military and disciplining roots, avoids an understanding of the its necessity.
id UFPB_36d23a1542dccda1d293f63b8b0a6d21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7285
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilânciaPolícia MilitarDisciplinaControleHumanizaçãoPoderMilitary PoliceDisciplineControlHumanizationPowerCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAThis work intends to analyze the contradiction between new educational paradigms and disciplining on the military police trainning in Paraiba. Its hypothesis is that the humanizing discourse used during the socialization of new policial officers actually hide a control and surveillance process as a new power strategy. The relation between discipline and power is analyzed through an historical analysis of the implementation of human Rights courses on the police training center. In this way, aiming to create a new image for itself, Military Police in Paraiba developed a citizenship based discourse about its practices through a new curriculum and courses, mosaics and panels displaing its ideals around the headquarter. This research shows empirically how supposedly humanists new knowledges and discourses employed by military police is actually pait of a new control mechanisms used to develop social order. The research tries to clarity why and how Human Rights teaching actually develop forms of resistance among new officers and the belief that it is only an instrument to protect criminals. Our hypothesis is that the very teaching process of Human Rights on the training center, due to its military and disciplining roots, avoids an understanding of the its necessity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO objetivo desta pesquisa foi analisar a contradição que existe entre a utilização de novos paradigmas educacionais com propósitos humanizadores na formação dos alunos policiais militares, na Paraíba, e o disciplinamento próprio a essa instituição. Partiu-se da hipótese de que a proliferação de discursos (saberes) humanizadores na formação policial militar oculta um processo de controle e vigilância sobre os alunos policias militares que faz parte de novas estratégias de poder que se disfarçam por meio desses discursos. Estudou-se a relação estabelecida entre disciplina e poder e como se deu a entrada dos Direitos Humanos nos modelos de formação da PM paraibana a partir de uma contextualização histórica. Assim, com a pretensão de melhorar a formação de seus profissionais, a PM paraibana passou a propagar novos discursos pelo Centro de Formação por meio de currículos, Normas Educacionais, mosaicos, painéis e frases dispostos pelos ambientes arquitetônicos do quartel. Com base no suporte teórico escolhido e com a análise dos dados coletados concluiu-se que a utilização atual de novos saberes e discursos reconhecidos como humanizadores no ambiente disciplinador policial militar esconde relações de poder em que esses novos paradigmas educacionais servem de mecanismos mais sofisticados para legitimar práticas de controle e vigilância social. Decorre de tal fato que o conhecimento humanizador que não desperte de forma crítica os alunos policiais militares para a real importância do que sejam os Direitos Humanos na atividade policial militar enseje a prática de resistências por parte desses sujeitos através da crença de que os Direitos Humanos servem apenas para a proteção dos delinquentes e bandidos , por não existir tais direitos para os alunos no processo de formação policial militar.Universidade Federal da Paraí­baBRSociologiaPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPBBrito, Simone Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/1833114674355841França, Fábio Gomes de2015-05-14T13:27:00Z2018-07-21T00:32:45Z2012-11-122018-07-21T00:32:45Z2012-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANÇA, Fábio Gomes de. Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:51:42Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:51:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância
title Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância
spellingShingle Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância
França, Fábio Gomes de
Polícia Militar
Disciplina
Controle
Humanização
Poder
Military Police
Discipline
Control
Humanization
Power
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância
title_full Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância
title_fullStr Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância
title_full_unstemmed Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância
title_sort Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância
author França, Fábio Gomes de
author_facet França, Fábio Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Simone Magalhães
http://lattes.cnpq.br/1833114674355841
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Fábio Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Polícia Militar
Disciplina
Controle
Humanização
Poder
Military Police
Discipline
Control
Humanization
Power
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic Polícia Militar
Disciplina
Controle
Humanização
Poder
Military Police
Discipline
Control
Humanization
Power
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description This work intends to analyze the contradiction between new educational paradigms and disciplining on the military police trainning in Paraiba. Its hypothesis is that the humanizing discourse used during the socialization of new policial officers actually hide a control and surveillance process as a new power strategy. The relation between discipline and power is analyzed through an historical analysis of the implementation of human Rights courses on the police training center. In this way, aiming to create a new image for itself, Military Police in Paraiba developed a citizenship based discourse about its practices through a new curriculum and courses, mosaics and panels displaing its ideals around the headquarter. This research shows empirically how supposedly humanists new knowledges and discourses employed by military police is actually pait of a new control mechanisms used to develop social order. The research tries to clarity why and how Human Rights teaching actually develop forms of resistance among new officers and the belief that it is only an instrument to protect criminals. Our hypothesis is that the very teaching process of Human Rights on the training center, due to its military and disciplining roots, avoids an understanding of the its necessity.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-12
2012-02-29
2015-05-14T13:27:00Z
2018-07-21T00:32:45Z
2018-07-21T00:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Fábio Gomes de. Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7285
identifier_str_mv FRANÇA, Fábio Gomes de. Disciplinamento e humanização: a formação policial militar e os novos paradigmas educacionais de controle e vigilância. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Sociologia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Sociologia
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842923221811200