A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23341 |
Resumo: | No abstract. |
id |
UFPB_3dd3d3c0d2cdc387e7628c3c73a1a84d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/23341 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba)Políticas educacionaisEtnia ciganaInvisibilidade socialMarginalizaçãoPolíticas educativasEtnia gitanaInvisibilidad socialMarginaciónCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONo abstract.RESUMEN. El tema de esta disertación surgió a partir de inquietudes personales, sociales y científicas al buscar problematizar el fenómeno de la etnia gitana en las políticas educativas. Como el contacto con los gitanos en la ciudad de Sousa-PB, en 2010, la identidad temática y la ausencia de estudios sobre la etnia gitana en nuestro Programa de Posgrado (PPGE), elementos impulsores de esta investigación. Su objetivo general fue analizar los procesos de (in) visibilidad y marginación de los gitanos establecidos en la ciudad de Sousa-PB en relación a las Políticas Educativas garantizadas en la legislación. El camino metodológico siguió desde un enfoque cualitativo con métodos de procedimiento exploratorio, descriptivo e histórico, en una perspectiva fenomenológica de Husserl y de análisis de contenido temático (BARDIN, 2009). La perspectiva teórica realizó un tejido contextualizado de reflexiones y diálogos con los marcos legales de las políticas educativas (BRASIL, 1988; BRASIL, 1994; BRASIL, 2001) y con estudiosos del fenómeno de la etnia gitana. Intentamos responder: ¿Cuáles son los procesos de (in) visibilidad y marginación de los gitanos instaurados en la ciudad de Sousa-PB ante las Políticas Educativas garantizadas en la legislación? Los resultados mostraron que las llamadas políticas universalistas invisibilizan la etnia gitana, y que algunas políticas enfocadas a los llamados Pueblos Tradicionales dan pautas para una educación contextualizada, pero la distancia entre el currículo prescrito en la legislación y lo sucedido en las escuelas provoca una pausa. La investigación de campo presentó caminos y desvíos que apuntaban posibilidades de inclusión o exclusión para la Comunidad Gitana de Sousa / Paraíba.NenhumaO tema dessa dissertação surgiu por inquietações pessoais, sociais e científicas ao buscar problematizar o fenômeno da etnia cigana nas políticas educacionais. Sendo o contato com os ciganos/ciganas do município de Sousa-PB, em 2010, a identidade temática e a ausência de estudos sobre a etnia cigana, em nosso Programa de Pós- Graduação (PPGE), elementos impulsionadores, para esta pesquisa. Teve como objetivo geral analisar os processos de (in)visibilidade e marginalização dos ciganos fixados no município de Sousa-PB frente às Políticas Educacionais garantidas na legislação. O percurso metodológico trilhou a partir de uma abordagem qualitativa com métodos de procedimento exploratório, descritivo e histórico, numa perspectiva fenomenológica de Husserl e da análise do conteúdo, temática (BARDIN, 2009). A perspectiva teórica realizou uma tessitura contextualizada de reflexões e diálogos com os marcos legais das políticas educacionais (BRASIL, 1988; BRASIL, 1994; BRASIL, 2001) e com estudiosos do fenômeno da etnia cigana. Procuramos responder: Quais os processos de (in)visibilidade e marginalização dos ciganos fixados no município de Sousa-PB frente às Políticas Educacionais garantidas na legislação? Os resultados apontaram que as políticas ditas universalistas invisibilizam a etnia cigana, e que algumas políticas focalizadas para os chamados Povos Tradicionais possibilitam orientações para uma educação contextualizada, mas o distanciamento entre o currículo prescrito nas legislações e o ocorrido nas escolas provoca um hiato. A pesquisa de campo apresentou caminhos e descaminhos que apontaram possibilidades de inclusão ou exclusão para a Comunidade Cigana de Sousa/Paraíba.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBRodrigues, Janine Marta Coelhohttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531Silva Filho, Israel Dias da2022-07-08T19:18:11Z2022-03-072022-07-08T19:18:11Z2022-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23341porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-08-09T13:01:57Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/23341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-08-09T13:01:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba) |
title |
A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba) |
spellingShingle |
A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba) Silva Filho, Israel Dias da Políticas educacionais Etnia cigana Invisibilidade social Marginalização Políticas educativas Etnia gitana Invisibilidad social Marginación CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba) |
title_full |
A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba) |
title_fullStr |
A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba) |
title_full_unstemmed |
A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba) |
title_sort |
A (in)visibilidade social e marginalização das etnias ciganas frente às políticas educacionais: o caso do povo calon do município de Sousa (Paraíba) |
author |
Silva Filho, Israel Dias da |
author_facet |
Silva Filho, Israel Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Janine Marta Coelho http://lattes.cnpq.br/8491430816252531 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho, Israel Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Etnia cigana Invisibilidade social Marginalização Políticas educativas Etnia gitana Invisibilidad social Marginación CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Políticas educacionais Etnia cigana Invisibilidade social Marginalização Políticas educativas Etnia gitana Invisibilidad social Marginación CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
No abstract. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-08T19:18:11Z 2022-03-07 2022-07-08T19:18:11Z 2022-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23341 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842995753910272 |