Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Edgard Larry Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5909
Resumo: This work is the result of a Technical Project and is scoped to analyze the life cycle of the Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR with an aim to build strategies, to leverage academic policies focusing on designing Learners Organizations. As based on the methodological theory of life cycles as dynamic processes of transformation and or duration in which phases are presented as a continuum. Guided by documentary analysis. The choice of methodology sought to contribute to the production of a vision, capable of embracing life stages within the institution s logic and cyclical rhythm of time. The dilemma of the project upward mobility and sets the tone of the changes needed in the pursuit of management innovation. Actions to improve the quality of teaching was marked by tensions between financial sustainability and building-innovation s indicators. The life cycles of FAINOR were defined by dividing the time of the actions to comply with the Improvement Plan required by the Ministry of Education, in a complex context, in which still coexist traces of traditional management models and traces of innovations. The results obtained in the analysis of life cycles created the bases for the the creation of academic policies of teaching, research, innovation and extension, based on the needs that were identified.
id UFPB_3dd64040c4f323f6264028f01b50ee40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/5909
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovaçãoEnsino SuperiorInovaçãoGestão aprendenteGestão acadêmicaCiclos de vidaHigher educationInnovationLearner managementAcademic managementLifecyclesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work is the result of a Technical Project and is scoped to analyze the life cycle of the Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR with an aim to build strategies, to leverage academic policies focusing on designing Learners Organizations. As based on the methodological theory of life cycles as dynamic processes of transformation and or duration in which phases are presented as a continuum. Guided by documentary analysis. The choice of methodology sought to contribute to the production of a vision, capable of embracing life stages within the institution s logic and cyclical rhythm of time. The dilemma of the project upward mobility and sets the tone of the changes needed in the pursuit of management innovation. Actions to improve the quality of teaching was marked by tensions between financial sustainability and building-innovation s indicators. The life cycles of FAINOR were defined by dividing the time of the actions to comply with the Improvement Plan required by the Ministry of Education, in a complex context, in which still coexist traces of traditional management models and traces of innovations. The results obtained in the analysis of life cycles created the bases for the the creation of academic policies of teaching, research, innovation and extension, based on the needs that were identified.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO trabalho é resultado de um Projeto Técnico Aplicado e tem como escopo analisar o ciclo de vida da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR - com vistas à construção de estratégias para alavancar políticas acadêmicas, com foco na concepção de Organizações Aprendentes. Teve como diretriz metodológica a teoria dos ciclos de vida como processos dinâmicos de transformação e/ou duração, nos quais as suas fases são apresentadas como um contínuo. A estruturação dos ciclos foi guiada por uma análise documental. A escolha metodológica buscou contribuir para a produção de um olhar capaz de abarcar as fases da vida da instituição dentro da lógica cíclica e rítmica do tempo. O dilema do projeto de mobilidade ascendente dá o tom das mudanças necessárias em busca da inovação gerencial. Ações de melhoria da qualidade do ensino foram marcadas por tensões entre sustentabilidade financeira e construção de indicadores de inovação. Os ciclos de vida da FAINOR foram definidos pela demarcação do tempo das ações para cumprimento do Plano de Melhoria exigido pelo Ministério de Educação, em um contexto complexo onde ainda coexistem os traços de modelos de gestão tradicionais e traços de inovações. Os resultados obtidos na análise dos ciclos de vida embasaram a criação de políticas acadêmicas de ensino, pesquisa, inovação e extensão a partir das necessidades detectadas.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações AprendentesUFPBBrennand, Edna Gusmão de Góeshttp://lattes.cnpq.br/9163217527871872Soares, Edgard Larry Andrade2015-05-14T12:20:07Z2018-07-21T00:11:44Z2014-08-262018-07-21T00:11:44Z2013-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Edgard Larry Andrade. Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação. 2013. 225 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2020-02-25T23:16:50Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/5909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2020-02-25T23:16:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação
title Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação
spellingShingle Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação
Soares, Edgard Larry Andrade
Ensino Superior
Inovação
Gestão aprendente
Gestão acadêmica
Ciclos de vida
Higher education
Innovation
Learner management
Academic management
Lifecycles
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação
title_full Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação
title_fullStr Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação
title_full_unstemmed Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação
title_sort Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação
author Soares, Edgard Larry Andrade
author_facet Soares, Edgard Larry Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brennand, Edna Gusmão de Góes
http://lattes.cnpq.br/9163217527871872
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Edgard Larry Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Inovação
Gestão aprendente
Gestão acadêmica
Ciclos de vida
Higher education
Innovation
Learner management
Academic management
Lifecycles
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino Superior
Inovação
Gestão aprendente
Gestão acadêmica
Ciclos de vida
Higher education
Innovation
Learner management
Academic management
Lifecycles
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is the result of a Technical Project and is scoped to analyze the life cycle of the Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR with an aim to build strategies, to leverage academic policies focusing on designing Learners Organizations. As based on the methodological theory of life cycles as dynamic processes of transformation and or duration in which phases are presented as a continuum. Guided by documentary analysis. The choice of methodology sought to contribute to the production of a vision, capable of embracing life stages within the institution s logic and cyclical rhythm of time. The dilemma of the project upward mobility and sets the tone of the changes needed in the pursuit of management innovation. Actions to improve the quality of teaching was marked by tensions between financial sustainability and building-innovation s indicators. The life cycles of FAINOR were defined by dividing the time of the actions to comply with the Improvement Plan required by the Ministry of Education, in a complex context, in which still coexist traces of traditional management models and traces of innovations. The results obtained in the analysis of life cycles created the bases for the the creation of academic policies of teaching, research, innovation and extension, based on the needs that were identified.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
2014-08-26
2015-05-14T12:20:07Z
2018-07-21T00:11:44Z
2018-07-21T00:11:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Edgard Larry Andrade. Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação. 2013. 225 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5909
identifier_str_mv SOARES, Edgard Larry Andrade. Os ciclos de vida da faculdade independente do Nordeste Fainor nos caminhos da gestão aprendente e da inovação. 2013. 225 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842900013678592