O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Fernanda Lúcia Acioli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22979
Resumo: This research aims at understanding in which ways musical style and autoethnography can contribute to the construction of the performance of the piece Pequeno Concerto para Violino e Cordas by Edino Krieger. Therefore, I present a theoretical framework with a concept of style and performance autoethnography. Therefore, in this artistic research, I use the study of style and performance autoetnography as part of the methodology. Integrating the study of style, I offer a brief biography of the composer and also a contextualization and analysis of the piece, using pitch-class set theory. I then present a few performances available in digital platforms and some of their contributions to the consolidation of the piece’s style. After that, I present my own path as a performer and a reflection about the performance of the digital concert that I published on YouTube, which I comment in brief demonstrations of bits of the Pequeno Concerto. This research is justified by the importance of the performer’s point of view in the artistic creation of a musical work, because the autoetnography makes explicit the practical processes involved in a performance. I then emphasize the relevance studying style and the process of performance autoetnography in the construction of the piece through musical expressiveness. In the final considerations I reinforce that each performer is unique and influences other performers in the consolidation of a musical style. Therefore, this research can serve so that the academic community can reflect on the complexities of creative processes in performance.
id UFPB_3f35744e14f80074ea0f4421ee5cc7e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/22979
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musicalEdino KriegerPequeno concerto para violino e cordasAutoetnografia da performancePerformance musicalPerformance autoethnographyMusic performanceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAThis research aims at understanding in which ways musical style and autoethnography can contribute to the construction of the performance of the piece Pequeno Concerto para Violino e Cordas by Edino Krieger. Therefore, I present a theoretical framework with a concept of style and performance autoethnography. Therefore, in this artistic research, I use the study of style and performance autoetnography as part of the methodology. Integrating the study of style, I offer a brief biography of the composer and also a contextualization and analysis of the piece, using pitch-class set theory. I then present a few performances available in digital platforms and some of their contributions to the consolidation of the piece’s style. After that, I present my own path as a performer and a reflection about the performance of the digital concert that I published on YouTube, which I comment in brief demonstrations of bits of the Pequeno Concerto. This research is justified by the importance of the performer’s point of view in the artistic creation of a musical work, because the autoetnography makes explicit the practical processes involved in a performance. I then emphasize the relevance studying style and the process of performance autoetnography in the construction of the piece through musical expressiveness. In the final considerations I reinforce that each performer is unique and influences other performers in the consolidation of a musical style. Therefore, this research can serve so that the academic community can reflect on the complexities of creative processes in performance.NenhumaEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma o estilo musical e a autoetnografia podem contribuir na construção da performance do Pequeno Concerto para Violino e Cordas de Edino Krieger. Diante disso, apresento na fundamentação teórica a conceituação de estilo e da autoetnografia da performance. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi a autoetnografia que tive como ferramentas o diário reflexivo e gravações em vídeos. Como parte do estudo do estilo, faço uma breve biografia do compositor bem como a contextualização e análise da obra, tendo como base a teoria dos conjuntos. Apresento ainda as performances disponíveis nas plataformas digitais e algumas de suas contribuições para a consolidação do estilo da obra. Em seguida, apresento minha trajetória como performer e uma reflexão acerca do concerto digital realizado no canal do YouTube, que motivou um estudo mais aprofundado sobre a expressividade da performance musical, que comento em breves demonstrações de trechos do Pequeno Concerto. Esta pesquisa justifica-se pela valorização do ponto de vista do performer na criação artística da obra musical, pois o método da autoetnografia coloca em evidência a experiência prática da construção de uma performance. Ressalto a relevância do estudo do estilo e a autoetnografia da performance na construção do meu entendimento da obra e da expressividade musical. Nas considerações finais destaco que o performer é único na construção da sua performance, mas que outros performers contribuem na construção de estilo. Com isso, a presente pesquisa espera contribuir com a comunidade acadêmica e que possa refletir sobre as complexidades dos processos criativos em performance.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBBujes, Paula Fariashttp://lattes.cnpq.br/4350825731514394Furtado, Fernanda Lúcia Acioli2022-06-06T17:05:57Z2022-02-262022-06-06T17:05:57Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22979porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-06-07T06:34:13Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/22979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-06-07T06:34:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
title O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
spellingShingle O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
Furtado, Fernanda Lúcia Acioli
Edino Krieger
Pequeno concerto para violino e cordas
Autoetnografia da performance
Performance musical
Performance autoethnography
Music performance
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
title_short O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
title_full O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
title_fullStr O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
title_full_unstemmed O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
title_sort O pequeno concerto para violino e cordas de Edino Krieger: estudo do estilo e autoetnografia da performance com ênfase na expressividade musical
author Furtado, Fernanda Lúcia Acioli
author_facet Furtado, Fernanda Lúcia Acioli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bujes, Paula Farias
http://lattes.cnpq.br/4350825731514394
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Fernanda Lúcia Acioli
dc.subject.por.fl_str_mv Edino Krieger
Pequeno concerto para violino e cordas
Autoetnografia da performance
Performance musical
Performance autoethnography
Music performance
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic Edino Krieger
Pequeno concerto para violino e cordas
Autoetnografia da performance
Performance musical
Performance autoethnography
Music performance
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description This research aims at understanding in which ways musical style and autoethnography can contribute to the construction of the performance of the piece Pequeno Concerto para Violino e Cordas by Edino Krieger. Therefore, I present a theoretical framework with a concept of style and performance autoethnography. Therefore, in this artistic research, I use the study of style and performance autoetnography as part of the methodology. Integrating the study of style, I offer a brief biography of the composer and also a contextualization and analysis of the piece, using pitch-class set theory. I then present a few performances available in digital platforms and some of their contributions to the consolidation of the piece’s style. After that, I present my own path as a performer and a reflection about the performance of the digital concert that I published on YouTube, which I comment in brief demonstrations of bits of the Pequeno Concerto. This research is justified by the importance of the performer’s point of view in the artistic creation of a musical work, because the autoetnography makes explicit the practical processes involved in a performance. I then emphasize the relevance studying style and the process of performance autoetnography in the construction of the piece through musical expressiveness. In the final considerations I reinforce that each performer is unique and influences other performers in the consolidation of a musical style. Therefore, this research can serve so that the academic community can reflect on the complexities of creative processes in performance.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
2022-06-06T17:05:57Z
2022-02-26
2022-06-06T17:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22979
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842993390419968