Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ledson Pedro e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19925
Resumo: In this work, we present the application and development of a thermoelectric generator for cogeneration with heat energy released by car exhaust through the seebeck effect. The current situation of increasing energy demand has driven the search for new forms of energy generation to meet this demand with the use of environment conservation and the Seebeck effect which consists in the production of electricity from a different temperature mode. Applying this thermoelectric generator to a conventional car generates an overall increase in efficiency by reusing the energy that comes from a lost thermal source and it is also possible to apply this thermoelectric generator on the combustion engine hybrid cars giving greater engine autonomy and both cases resulting in reduction of fuel consumption. In this work, an analysis of the energy loss around the thermoelectric generator was made, with the study of the thermoelectric generation by the differential temperature around the prototype setting around automobiles and collected all the results. Based on the configurations of the results obtained for the electrical generation in the prototype and the potential value that can be measured, it can be concluded that it is possible to cogenerate from these thermal changes with small investment in the car.
id UFPB_425d7d70fdd4fb1b34ca89df640003ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19925
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveisCogeraçãoEficiência energéticaTermogeradorCogenerationEfficiency energyThermoelectric generatorCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAIn this work, we present the application and development of a thermoelectric generator for cogeneration with heat energy released by car exhaust through the seebeck effect. The current situation of increasing energy demand has driven the search for new forms of energy generation to meet this demand with the use of environment conservation and the Seebeck effect which consists in the production of electricity from a different temperature mode. Applying this thermoelectric generator to a conventional car generates an overall increase in efficiency by reusing the energy that comes from a lost thermal source and it is also possible to apply this thermoelectric generator on the combustion engine hybrid cars giving greater engine autonomy and both cases resulting in reduction of fuel consumption. In this work, an analysis of the energy loss around the thermoelectric generator was made, with the study of the thermoelectric generation by the differential temperature around the prototype setting around automobiles and collected all the results. Based on the configurations of the results obtained for the electrical generation in the prototype and the potential value that can be measured, it can be concluded that it is possible to cogenerate from these thermal changes with small investment in the car.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESNeste trabalho apresentam-se o estudo da aplicação e do desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração com a energia proveniente do calor liberado pelo escapamento de automóveis, através do efeito seebeck. A atual situação da demanda energética, crescente, tem impulsionado buscas de novas formas de geração de energia para esta demanda juntamente com a crescente preocupação com preservação do meio ambiente e produção de energia elétrica a partir de uma diferença de temperatura, pode ser uma solução. A aplicação desse termogerador em um automóvel convencional gera um aumento na eficiência global do mesmo com a utilização da energia que vem de uma fonte térmica que seria perdida e também a possível aplicação desse termogerador em automóveis híbridos com a energia sendo gerada durante a utilização do motor a combustão dando uma maior autonomia do motor elétrico e ambos os casos reduzindo o consumo de combustível. Neste trabalho é feita a análise energética e seu possível aproveitamento em um termogerador juntamente com o estudo da geração termoelétrica pelo efeito seebeck em um protótipo de termogerador aplicável em um automóvel. Com base nas observações dos resultados obtidos na geração elétrica no protótipo e o valor de potência possível de ser aproveitada tem-se a conclusão que é possível fazer a geração na cogeração de 1,6W de potência a partir destas perdas térmicas com pouco investimento e assim uma maior eficiência no automóvel.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEngenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUFPBSantos, Carlos Antonio Cabral doshttp://lattes.cnpq.br/9774109887296955Santos, Ledson Pedro e2021-04-01T00:32:33Z2020-03-052021-04-01T00:32:33Z2020-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19925porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-06-23T14:44:50Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-06-23T14:44:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis
title Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis
spellingShingle Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis
Santos, Ledson Pedro e
Cogeração
Eficiência energética
Termogerador
Cogeneration
Efficiency energy
Thermoelectric generator
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
title_short Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis
title_full Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis
title_fullStr Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis
title_full_unstemmed Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis
title_sort Estudo da aplicação e desenvolvimento de um gerador termoelétrico para cogeração em automóveis
author Santos, Ledson Pedro e
author_facet Santos, Ledson Pedro e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Carlos Antonio Cabral dos
http://lattes.cnpq.br/9774109887296955
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ledson Pedro e
dc.subject.por.fl_str_mv Cogeração
Eficiência energética
Termogerador
Cogeneration
Efficiency energy
Thermoelectric generator
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic Cogeração
Eficiência energética
Termogerador
Cogeneration
Efficiency energy
Thermoelectric generator
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
description In this work, we present the application and development of a thermoelectric generator for cogeneration with heat energy released by car exhaust through the seebeck effect. The current situation of increasing energy demand has driven the search for new forms of energy generation to meet this demand with the use of environment conservation and the Seebeck effect which consists in the production of electricity from a different temperature mode. Applying this thermoelectric generator to a conventional car generates an overall increase in efficiency by reusing the energy that comes from a lost thermal source and it is also possible to apply this thermoelectric generator on the combustion engine hybrid cars giving greater engine autonomy and both cases resulting in reduction of fuel consumption. In this work, an analysis of the energy loss around the thermoelectric generator was made, with the study of the thermoelectric generation by the differential temperature around the prototype setting around automobiles and collected all the results. Based on the configurations of the results obtained for the electrical generation in the prototype and the potential value that can be measured, it can be concluded that it is possible to cogenerate from these thermal changes with small investment in the car.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
2020-01-30
2021-04-01T00:32:33Z
2021-04-01T00:32:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19925
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842972583526400