Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jonatas Xavier de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5976
Resumo: This work is appealing for the universe of memories and feelings of women, political prisoners during the military dictatorship in Brazil (1964 - 1985), who survived the traumatic experience of lucid torture. Having as a main source movie Que Bom Te Ver Viva, full length documentar produced by Lúcia Murat from 1988 - 1989. We assume that the art of Lucia Murat in Que Bom Te Ver Viva meets, while self consciousness and memory that is human history, the function of raising individual particularities, writing it self, the generically human. In this perspective, grasp the film as an important means of production, dissemination and reception of individual and collective experiences of the past and presente, and thereby as a material linked to identity and social dimensions that are justified from their membership of a historical culture formed in the time of the events, the circumstances of film production. Indeed, analyzing the images of orality and Que Bom Te Ver Viva, means, Immediately talk to a social representation that contributes to a historical and cultural participation of women in the armed struggle against the dictatorship, the discourser of the Brazilian feminist movement in the 1980s, such as: violence against women, women's sexual freedom, gender relations and power involving sexes.
id UFPB_44084a325e69cb1cdcad16f62d69da02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/5976
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.Murat, LúciaHistória - BrasilMemóriaCultura históricaDictatorshipDocumentaryMemoryWomenHistorical CultureCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis work is appealing for the universe of memories and feelings of women, political prisoners during the military dictatorship in Brazil (1964 - 1985), who survived the traumatic experience of lucid torture. Having as a main source movie Que Bom Te Ver Viva, full length documentar produced by Lúcia Murat from 1988 - 1989. We assume that the art of Lucia Murat in Que Bom Te Ver Viva meets, while self consciousness and memory that is human history, the function of raising individual particularities, writing it self, the generically human. In this perspective, grasp the film as an important means of production, dissemination and reception of individual and collective experiences of the past and presente, and thereby as a material linked to identity and social dimensions that are justified from their membership of a historical culture formed in the time of the events, the circumstances of film production. Indeed, analyzing the images of orality and Que Bom Te Ver Viva, means, Immediately talk to a social representation that contributes to a historical and cultural participation of women in the armed struggle against the dictatorship, the discourser of the Brazilian feminist movement in the 1980s, such as: violence against women, women's sexual freedom, gender relations and power involving sexes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho envereda pelo o universo das lembranças e sentimentos de mulheres, presas políticas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), que sobreviveram lúcidas a experiência traumática da tortura. Tendo como fonte principal o filme Que Bom Te Ver Viva, documentário de longa-duração produzido por Lúcia Murat entre 1988-1989. Partimos do pressuposto de que a arte de Lúcia Murat em Que Bom Te Ver Viva cumpre, enquanto autoconsciência e memória que é da história humana, a função de elevar particularidades individuais, uma escrita de si, ao genericamente humano. Nessa perspectiva, objetivamos apreender o filme como um importante meio de produção, divulgação e recepção de experiências individuais e coletivas do presente e do passado e, desse modo, como material vinculado a dimensões sociais e identitárias que se justificam a partir de sua filiação a uma cultura histórica constituída no tempo dos eventos, na conjuntura da produção cinematográfica. Com efeito, analisar as imagens e oralidades de Que Bom Te Ver Viva significa, de imediato, dialogar com uma representação social que contribui para uma visão histórica e cultural da participação feminina na luta armada contra a ditadura, bem como, com sua representatividade na esfera de questões fundamentais que permeiam os discursos do movimento feminista brasileiro na década de 1980, tais como: a violência contra mulheres, a liberdade sexual feminina, as relações de gênero e poder que envolvem os sexosUniversidade Federal da Paraí­baBRHistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPBFernandes, Telma Cristina Delgado Diashttp://lattes.cnpq.br/1979993986534851Souza, Jonatas Xavier de2015-05-14T12:23:07Z2018-07-21T00:12:49Z2014-02-122018-07-21T00:12:49Z2013-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Jonatas Xavier de. Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:16:23Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/5976Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:16:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.
title Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.
spellingShingle Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.
Souza, Jonatas Xavier de
Murat, Lúcia
História - Brasil
Memória
Cultura histórica
Dictatorship
Documentary
Memory
Women
Historical Culture
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.
title_full Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.
title_fullStr Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.
title_full_unstemmed Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.
title_sort Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.
author Souza, Jonatas Xavier de
author_facet Souza, Jonatas Xavier de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Telma Cristina Delgado Dias
http://lattes.cnpq.br/1979993986534851
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jonatas Xavier de
dc.subject.por.fl_str_mv Murat, Lúcia
História - Brasil
Memória
Cultura histórica
Dictatorship
Documentary
Memory
Women
Historical Culture
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Murat, Lúcia
História - Brasil
Memória
Cultura histórica
Dictatorship
Documentary
Memory
Women
Historical Culture
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This work is appealing for the universe of memories and feelings of women, political prisoners during the military dictatorship in Brazil (1964 - 1985), who survived the traumatic experience of lucid torture. Having as a main source movie Que Bom Te Ver Viva, full length documentar produced by Lúcia Murat from 1988 - 1989. We assume that the art of Lucia Murat in Que Bom Te Ver Viva meets, while self consciousness and memory that is human history, the function of raising individual particularities, writing it self, the generically human. In this perspective, grasp the film as an important means of production, dissemination and reception of individual and collective experiences of the past and presente, and thereby as a material linked to identity and social dimensions that are justified from their membership of a historical culture formed in the time of the events, the circumstances of film production. Indeed, analyzing the images of orality and Que Bom Te Ver Viva, means, Immediately talk to a social representation that contributes to a historical and cultural participation of women in the armed struggle against the dictatorship, the discourser of the Brazilian feminist movement in the 1980s, such as: violence against women, women's sexual freedom, gender relations and power involving sexes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-18
2014-02-12
2015-05-14T12:23:07Z
2018-07-21T00:12:49Z
2018-07-21T00:12:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Jonatas Xavier de. Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5976
identifier_str_mv SOUZA, Jonatas Xavier de. Que bom viver a vida: memórias e histórias de mulheres que sobreviveram à violência da ditadura.. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
História
Programa de Pós-Graduação em História
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
História
Programa de Pós-Graduação em História
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842901148237824