Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13825 |
Resumo: | Digital games are multimedia artefacts that conquered players around the world, creating a global industry that moves billions financially. The permanence of a game company at the top of the success depends on the way it renews and make continuous development, as with the Final Fantasy franchise. Created about thirty years ago, the Final Fantasy franchise it has been renewing itself and incorporating the technological innovations, through the redesign process. The objective of this dissertation is to present a study on the redesign process in the different versions of Final Fantasy, from which it is demonstrated how this process is fundamental for the longevity of a digital game. As a methodological procedure, the research was based on a case study in four games of the main series of Final Fantasy of the genre Japanese role-playing game (JRPG) and versions of these games launched for several platforms. Among the results achieved, we can point out the grouping and categorization of redesign processes in digital games, tracing how these changes were made, in which aspects of the game were made and in some cases, why they were made. |
id |
UFPB_54d7d1db1d2d51cf10268766e6601791 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/13825 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformasRedesignJogos digitaisFinal FantasyDigital gamesJogos digitais - RedesignTipologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAODigital games are multimedia artefacts that conquered players around the world, creating a global industry that moves billions financially. The permanence of a game company at the top of the success depends on the way it renews and make continuous development, as with the Final Fantasy franchise. Created about thirty years ago, the Final Fantasy franchise it has been renewing itself and incorporating the technological innovations, through the redesign process. The objective of this dissertation is to present a study on the redesign process in the different versions of Final Fantasy, from which it is demonstrated how this process is fundamental for the longevity of a digital game. As a methodological procedure, the research was based on a case study in four games of the main series of Final Fantasy of the genre Japanese role-playing game (JRPG) and versions of these games launched for several platforms. Among the results achieved, we can point out the grouping and categorization of redesign processes in digital games, tracing how these changes were made, in which aspects of the game were made and in some cases, why they were made.NenhumaOs jogos digitais são artefatos multimídia que conquistaram jogadores de todo mundo, criando uma indústria global que movimenta bilhões financeiramente. A permanência de uma empresa de jogos no topo do sucesso depende da forma como faz renovações e desdobramentos, como ocorre com a franquia Final Fantasy. Criada há aproximadamente três décadas, a franquia Final Fantasy vem se renovando e incorporando as inovações tecnológicas por meio do processo de redesign. O objetivo desta dissertação é apresentar um estudo sobre os processos de redesign nas diferentes versões de Final Fantasy, a partir do qual se demonstra como esses processos são fundamentais para a longevidade de um jogo digital. Como procedimento metodológico, aplicou-se nesta pesquisa um estudo de caso em quatro jogos da série principal de Final Fantasy do gênero japanese role-playing game (JRPG) e o lançamento de suas respectivas versões para diversas plataformas. Entre os resultados alcançados pode-se apontar o agrupamento e a categorização de processos de redesign em jogos digitais, traçando como essas mudanças foram feitas, em que aspectos do jogo foram feitas e em alguns casos, por que foram feitas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilInformáticaPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e ArtesUFPBNicolau, Marcos Antoniohttp://lattes.cnpq.br/5260274722922345Valverde Junior, Divaldo2019-03-01T16:28:59Z2018-08-302019-03-01T16:28:59Z2018-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13825porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-03-01T16:28:59Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/13825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-03-01T16:28:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformas |
title |
Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformas |
spellingShingle |
Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformas Valverde Junior, Divaldo Redesign Jogos digitais Final Fantasy Digital games Jogos digitais - Redesign Tipologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformas |
title_full |
Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformas |
title_fullStr |
Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformas |
title_full_unstemmed |
Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformas |
title_sort |
Redesign em jogos digitais: estudo de caso da franquia Final Fantasy em diferentes versões e plataformas |
author |
Valverde Junior, Divaldo |
author_facet |
Valverde Junior, Divaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nicolau, Marcos Antonio http://lattes.cnpq.br/5260274722922345 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valverde Junior, Divaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redesign Jogos digitais Final Fantasy Digital games Jogos digitais - Redesign Tipologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
Redesign Jogos digitais Final Fantasy Digital games Jogos digitais - Redesign Tipologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
Digital games are multimedia artefacts that conquered players around the world, creating a global industry that moves billions financially. The permanence of a game company at the top of the success depends on the way it renews and make continuous development, as with the Final Fantasy franchise. Created about thirty years ago, the Final Fantasy franchise it has been renewing itself and incorporating the technological innovations, through the redesign process. The objective of this dissertation is to present a study on the redesign process in the different versions of Final Fantasy, from which it is demonstrated how this process is fundamental for the longevity of a digital game. As a methodological procedure, the research was based on a case study in four games of the main series of Final Fantasy of the genre Japanese role-playing game (JRPG) and versions of these games launched for several platforms. Among the results achieved, we can point out the grouping and categorization of redesign processes in digital games, tracing how these changes were made, in which aspects of the game were made and in some cases, why they were made. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 2018-08-02 2019-03-01T16:28:59Z 2019-03-01T16:28:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13825 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Informática Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Informática Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842945414922240 |