Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Helder Paulo Cordeiro da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20695
Resumo: This work discusses the creation process in art direction in which we perform this function for the conception of the film Selva (Brasil / Paraíba, HD digital, 120 ’, 2021), by Manoel Fernandes Neto.We understand the creative process as an ordering of ideas (ZAMBONI, 2006) that involve translations and recreation, therefore, a transcreation (CAMPOS, 2011) At the same time, we understand art direction as a restructuring of universes regarding representations of identities such as translations and social and cultural recreations through the construction of the visualities put on the scene. Thus, art direction is structured in the notion of person (MAUSS, 2003), understanding the identity as a social representation (GOFFMAN, 1985) without losing sight of its aspects of social and cultural construction (SILVA, 2000). Given the multiplicity that involves artistic making, towards art, we find in the bricolage, versed by Dias and Irwin (2013) the effective methodological contribution to spell out about our creative process, conceptualized in this study as a book (of the art) of the film, transmedia product, which among other elements uses artistic photography (COTTON, 2010), subject of our clipping, as a subsidy for the construction of space scenic filmic mentioned.
id UFPB_5d21581f8b248cfcc6ed687672f1e184
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/20695
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filmeCinemaDireção de arteFotografia artísticaLivro do filmeProcesso CriativoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAThis work discusses the creation process in art direction in which we perform this function for the conception of the film Selva (Brasil / Paraíba, HD digital, 120 ’, 2021), by Manoel Fernandes Neto.We understand the creative process as an ordering of ideas (ZAMBONI, 2006) that involve translations and recreation, therefore, a transcreation (CAMPOS, 2011) At the same time, we understand art direction as a restructuring of universes regarding representations of identities such as translations and social and cultural recreations through the construction of the visualities put on the scene. Thus, art direction is structured in the notion of person (MAUSS, 2003), understanding the identity as a social representation (GOFFMAN, 1985) without losing sight of its aspects of social and cultural construction (SILVA, 2000). Given the multiplicity that involves artistic making, towards art, we find in the bricolage, versed by Dias and Irwin (2013) the effective methodological contribution to spell out about our creative process, conceptualized in this study as a book (of the art) of the film, transmedia product, which among other elements uses artistic photography (COTTON, 2010), subject of our clipping, as a subsidy for the construction of space scenic filmic mentioned.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho discorre acerca do processo de criação em direção de arte, no qual desempenhei essa função, para a concepção do filme Selva (Brasil/Paraíba, HD digital, 120’, 2021), de Manoel Fernandes Neto. Compreende-se o processo criativo como uma ordenação de ideias (ZAMBONI, 2006) que envolvem traduções e recriação, ou seja, uma transcriação (CAMPOS, 2011). Ao passo que, entende-se a direção de arte como uma reestruturação de universos, no que diz respeito às representações das identidades como traduções e recriações sociais e culturais por meio das construções das visualidades colocadas em cena. Dessa forma, a direção de arte se estrutura na noção de pessoa (MAUSS, 2003), compreendendo a identidade como representação social (GOFFMAN, 1985) sem perder de vista seus aspectos de construção social e cultural (SILVA, 2000). Diante da multiplicidade que envolve o fazer artístico, em direção de arte, encontra-se na bricolagem, versada por Dias e Irwin (2013), o aporte metodológico eficaz para ortografar acerca do processo criativo, conceituado neste estudo como livro (da arte) do filme, produto transmídia que, dentre outros elementos, conta com a fotografia artística (COTTON, 2010), assunto deste recorte, como subsídio para construções do espaço cênico fílmico supracitado.Universidade Federal da ParaíbaBrasilArtes VisuaisPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPBGomes, João de Limahttp://lattes.cnpq.br/2464714009394722Nóbrega, Helder Paulo Cordeiro da2021-08-11T20:31:07Z2021-03-252021-08-11T20:31:07Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20695porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-08-10T10:52:52Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/20695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-08-10T10:52:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme
title Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme
spellingShingle Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme
Nóbrega, Helder Paulo Cordeiro da
Cinema
Direção de arte
Fotografia artística
Livro do filme
Processo Criativo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
title_short Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme
title_full Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme
title_fullStr Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme
title_full_unstemmed Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme
title_sort Processos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filme
author Nóbrega, Helder Paulo Cordeiro da
author_facet Nóbrega, Helder Paulo Cordeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, João de Lima
http://lattes.cnpq.br/2464714009394722
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Helder Paulo Cordeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Direção de arte
Fotografia artística
Livro do filme
Processo Criativo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
topic Cinema
Direção de arte
Fotografia artística
Livro do filme
Processo Criativo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
description This work discusses the creation process in art direction in which we perform this function for the conception of the film Selva (Brasil / Paraíba, HD digital, 120 ’, 2021), by Manoel Fernandes Neto.We understand the creative process as an ordering of ideas (ZAMBONI, 2006) that involve translations and recreation, therefore, a transcreation (CAMPOS, 2011) At the same time, we understand art direction as a restructuring of universes regarding representations of identities such as translations and social and cultural recreations through the construction of the visualities put on the scene. Thus, art direction is structured in the notion of person (MAUSS, 2003), understanding the identity as a social representation (GOFFMAN, 1985) without losing sight of its aspects of social and cultural construction (SILVA, 2000). Given the multiplicity that involves artistic making, towards art, we find in the bricolage, versed by Dias and Irwin (2013) the effective methodological contribution to spell out about our creative process, conceptualized in this study as a book (of the art) of the film, transmedia product, which among other elements uses artistic photography (COTTON, 2010), subject of our clipping, as a subsidy for the construction of space scenic filmic mentioned.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-11T20:31:07Z
2021-03-25
2021-08-11T20:31:07Z
2021-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20695
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Artes Visuais
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Artes Visuais
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842979067920384