Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Helton Luis Paulino da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19868
Resumo: From a new perception of the artist that will form before the whirl of changes that occurred after the Industrial Revolution, especially in scientific sectors (technicians and technologists) and social ones, the experimentation sense grows giddily toward abstraction in art, potentiating with the advent of moving pictures. Therefore, this study seeks to chronologically categorize certain focus of passing of arts, with emphasis on propositions so-called American underground cinema, that point to levels of connections and asymmetries specifically between the Experimental Film and the Video Art, systematically in the fields of film development and contemporary art, under the light of the “between-the-images” theory from the french theorist Raymond Bellour.
id UFPB_71eb81ca1002fddd1337b0e3afbdb1a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19868
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arteCinema experimentalVídeo-arteEntre-imagensExperimental filmVideo artBetween-the-imagesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAFrom a new perception of the artist that will form before the whirl of changes that occurred after the Industrial Revolution, especially in scientific sectors (technicians and technologists) and social ones, the experimentation sense grows giddily toward abstraction in art, potentiating with the advent of moving pictures. Therefore, this study seeks to chronologically categorize certain focus of passing of arts, with emphasis on propositions so-called American underground cinema, that point to levels of connections and asymmetries specifically between the Experimental Film and the Video Art, systematically in the fields of film development and contemporary art, under the light of the “between-the-images” theory from the french theorist Raymond Bellour.NenhumaA partir de uma nova percepção do artista que se formara perante o turbilhão de mudanças ocorridas pós Revolução Industrial, principalmente nos setores científicos (técnicos e tecnológicos) e sociais, o senso de experimentação cresce vertiginosamente rumo à abstração na arte, potencializado com o advento das imagens em movimento. Portanto, o presente estudo busca categorizar cronologicamente determinados focos de passagens das artes, com ênfase em proposições do chamado cinema underground americano, apontando para graus de conexões e de assimetrias especificamente entre o Cinema Experimental e a Vídeo-arte, sistematicamente nos campos do desenvolvimento cinematográfico e da arte contemporânea, à luz da teoria “entre-imagens”, do teórico francês Raymond Bellour.Universidade Federal da ParaíbaBrasilArtes VisuaisPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPBGomes, João de Limahttp://lattes.cnpq.br/2464714009394722Costa, Helton Luis Paulino da2021-03-26T19:36:17Z2020-03-052021-03-26T19:36:17Z2016-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19868porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-06-25T00:30:37Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-06-25T00:30:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte
title Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte
spellingShingle Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte
Costa, Helton Luis Paulino da
Cinema experimental
Vídeo-arte
Entre-imagens
Experimental film
Video art
Between-the-images
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
title_short Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte
title_full Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte
title_fullStr Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte
title_full_unstemmed Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte
title_sort Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte
author Costa, Helton Luis Paulino da
author_facet Costa, Helton Luis Paulino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, João de Lima
http://lattes.cnpq.br/2464714009394722
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Helton Luis Paulino da
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema experimental
Vídeo-arte
Entre-imagens
Experimental film
Video art
Between-the-images
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
topic Cinema experimental
Vídeo-arte
Entre-imagens
Experimental film
Video art
Between-the-images
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
description From a new perception of the artist that will form before the whirl of changes that occurred after the Industrial Revolution, especially in scientific sectors (technicians and technologists) and social ones, the experimentation sense grows giddily toward abstraction in art, potentiating with the advent of moving pictures. Therefore, this study seeks to chronologically categorize certain focus of passing of arts, with emphasis on propositions so-called American underground cinema, that point to levels of connections and asymmetries specifically between the Experimental Film and the Video Art, systematically in the fields of film development and contemporary art, under the light of the “between-the-images” theory from the french theorist Raymond Bellour.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
2020-03-05
2021-03-26T19:36:17Z
2021-03-26T19:36:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19868
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Artes Visuais
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Artes Visuais
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1823126978381742080