Aplicação do modelo Pressão-Estado-Resposta (PER) em área susceptível à contaminação com resíduos de óleos lubrificantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5510 |
Resumo: | Concern about environmental impacts involving petroleum, lubricants such, it is a fact today. The automotive lubricants suffer deterioration due to its use, which modifies its composition and properties, becoming known: used or contaminated lubricating oil - OLUC. The oily residue is considered a dangerous contaminant of natural ecosystems when disposed of improperly. This study conducted in the District Mechanic City João Pessoa / PB, a study on the management OLUC, from generation to final disposal, as well as evaluating the environmental aspects of the area face the disposal of these wastes. The collected data were classified based on the conceptualized model PER - pressure-state-response. It was concluded that the formal procedures of collecting OLUC are not being performed as established by CONAMA Resolution nº. 362/2005, establishments lack of preventive spill OLUC, among others. The construction of a frame based on the PER model can be considered a starting point for development of projects aimed at local improvements, help clarify and identify the causes of environmental problems with OLUC and contribute to sustainability of the local area and remote areas that are under the influence of anthropogenic activities practiced in the District Mechanic. |
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Aplicação do modelo Pressão-Estado-Resposta (PER) em área susceptível à contaminação com resíduos de óleos lubrificantesSustentabilidade ambientalSistema pressão-estado-respostaResíduos de óleos lubrificantesEnvironmental sustainabilitySystem pressure-state-responseWaste lubricating oilsENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILConcern about environmental impacts involving petroleum, lubricants such, it is a fact today. The automotive lubricants suffer deterioration due to its use, which modifies its composition and properties, becoming known: used or contaminated lubricating oil - OLUC. The oily residue is considered a dangerous contaminant of natural ecosystems when disposed of improperly. This study conducted in the District Mechanic City João Pessoa / PB, a study on the management OLUC, from generation to final disposal, as well as evaluating the environmental aspects of the area face the disposal of these wastes. The collected data were classified based on the conceptualized model PER - pressure-state-response. It was concluded that the formal procedures of collecting OLUC are not being performed as established by CONAMA Resolution nº. 362/2005, establishments lack of preventive spill OLUC, among others. The construction of a frame based on the PER model can be considered a starting point for development of projects aimed at local improvements, help clarify and identify the causes of environmental problems with OLUC and contribute to sustainability of the local area and remote areas that are under the influence of anthropogenic activities practiced in the District Mechanic.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA preocupação com impactos ambientais envolvendo derivados do petróleo, a exemplo dos lubrificantes, é um fato na atualidade. Os lubrificantes automotivos sofrem deterioração devido ao seu uso, o que modifica sua composição e propriedades, passando a ser denominado: óleo lubrificante usado ou contaminado OLUC. Este resíduo oleoso é considerado um perigoso contaminante dos ecossistemas naturais quando descartado de forma indevida. Assim, este trabalho realizou, no Distrito Mecânico da cidade João Pessoa/PB, um estudo sobre o gerenciamento do OLUC, desde a geração até a sua disposição final, bem como avaliou os aspectos ambientais da área face à disposição destes resíduos. Os dados coletados foram classificados com base no conceituado modelo PER pressão-estado-resposta. Concluiu-se que os procedimentos formais de coleta do OLUC não estão sendo realizados conforme estabelece a Resolução do CONAMA nº 362/2005, os estabelecimentos carecem de medidas preventivas de derramamento de OLUC, entre outros. A construção de um quadro baseado no modelo PER pode ser considerada um ponto de partida para elaboração de projetos que visem melhorias locais, ajudar a esclarecer e identificar as causas de problemas ambientais com o OLUC e contribuir para sustentabilidade da área local e remotas que estejam sob a influência das atividades antrópicas praticadas no Distrito Mecânico.Universidade Federal da ParaíbaBREngenharia Cívil e AmbientalPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e AmbientalUFPBGadelha, Carmem Lúcia Moreirahttp://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=8658648734773264Santos, Fabiana Silva2015-05-14T12:09:25Z2018-07-21T00:05:21Z2014-07-162018-07-21T00:05:21Z2013-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Fabiana Silva. Aplicação do modelo Pressão-Estado-Resposta (PER) em área susceptível à contaminação com resíduos de óleos lubrificantes. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:23:33Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/5510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:23:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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