Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Wander Vieira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6627
Resumo: This essay aims at describing a formalized compositional process that applies principles of analytical plain geometry in order to compose the symphonic music Euclidianas, which is a cycle consisting of three pieces: Transmutações I, II e III. Thus, this work is made up by three important points: The macro structural planning, the geometrical planning, and the musical composition. Besides the questions involving the process of textural connection and contrast approached by Mary Wennerstrom, the planning is emphasized by variation of the density parameter developed by Wallace Berry. These concepts were associated with the principles of analytical geometry, such as rotation, augmentation, diminution and deformation process in their individual or compound disposition to mold and develop the sound aggregates in the composition. The conception of this work based on the understanding of some aspects that are related to the formalized compositional process, which is very important to the learning and to the application of some available and developed tools in twentieth century music.
id UFPB_82c5dbbd0fc12f7fe723d294df34ec5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6627
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.Planejamento Composicional FormalizadoMúsica TexturalGeometria Plana AnalíticaFormalized Compositional PlanningTextural MusicAnalytical Plain GeometryARTES::MUSICAThis essay aims at describing a formalized compositional process that applies principles of analytical plain geometry in order to compose the symphonic music Euclidianas, which is a cycle consisting of three pieces: Transmutações I, II e III. Thus, this work is made up by three important points: The macro structural planning, the geometrical planning, and the musical composition. Besides the questions involving the process of textural connection and contrast approached by Mary Wennerstrom, the planning is emphasized by variation of the density parameter developed by Wallace Berry. These concepts were associated with the principles of analytical geometry, such as rotation, augmentation, diminution and deformation process in their individual or compound disposition to mold and develop the sound aggregates in the composition. The conception of this work based on the understanding of some aspects that are related to the formalized compositional process, which is very important to the learning and to the application of some available and developed tools in twentieth century music.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente ensaio analítico tem como objetivo descrever o processo de formalização composicional a partir da utilização de princípios da geometria plana analítica na criação da obra Euclidianas que é um ciclo sinfônico composto por três peças: Transmutações I, II e III. Assim, o trabalho está dividido em três pontos importantes: o planejamento macro-estrutural, o planejamento geométrico e a realização musical. Além das questões envolvendo os processos texturais de conexão e contraste abordados por Mary Wennerstrom, o planejamento tem ênfase na variação do parâmetro densidade desenvolvido por Wallace Berry. Esses conceitos foram associados aos princípios da geometria analítica, como, por exemplo, processos de rotação, aumentação, diminuição e deformação em sua disposição individual e composta para moldar os desdobramentos de agregados sonoros na composição. Este trabalho foi concebido para a compreensão dos aspectos básicos que envolvem um processo composicional formalizado, que é de grande valia para o aprendizado e utilização de ferramentas disponíveis e desenvolvidas na música do séc XX.Universidade Federal da Paraí­baBRMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBAlves, Jose Orlandohttp://lattes.cnpq.br/7489998401989630Feitosa, Antonio Joaquim Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1216838395773140Rodrigues, Wander Vieira2015-05-14T12:52:38Z2018-07-21T00:23:23Z2010-06-172018-07-21T00:23:23Z2010-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Wander Vieira. Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:50:33Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:50:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.
title Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.
spellingShingle Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.
Rodrigues, Wander Vieira
Planejamento Composicional Formalizado
Música Textural
Geometria Plana Analítica
Formalized Compositional Planning
Textural Music
Analytical Plain Geometry
ARTES::MUSICA
title_short Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.
title_full Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.
title_fullStr Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.
title_full_unstemmed Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.
title_sort Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical.
author Rodrigues, Wander Vieira
author_facet Rodrigues, Wander Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Jose Orlando
http://lattes.cnpq.br/7489998401989630
Feitosa, Antonio Joaquim Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/1216838395773140
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Wander Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Composicional Formalizado
Música Textural
Geometria Plana Analítica
Formalized Compositional Planning
Textural Music
Analytical Plain Geometry
ARTES::MUSICA
topic Planejamento Composicional Formalizado
Música Textural
Geometria Plana Analítica
Formalized Compositional Planning
Textural Music
Analytical Plain Geometry
ARTES::MUSICA
description This essay aims at describing a formalized compositional process that applies principles of analytical plain geometry in order to compose the symphonic music Euclidianas, which is a cycle consisting of three pieces: Transmutações I, II e III. Thus, this work is made up by three important points: The macro structural planning, the geometrical planning, and the musical composition. Besides the questions involving the process of textural connection and contrast approached by Mary Wennerstrom, the planning is emphasized by variation of the density parameter developed by Wallace Berry. These concepts were associated with the principles of analytical geometry, such as rotation, augmentation, diminution and deformation process in their individual or compound disposition to mold and develop the sound aggregates in the composition. The conception of this work based on the understanding of some aspects that are related to the formalized compositional process, which is very important to the learning and to the application of some available and developed tools in twentieth century music.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-17
2010-03-02
2015-05-14T12:52:38Z
2018-07-21T00:23:23Z
2018-07-21T00:23:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Wander Vieira. Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6627
identifier_str_mv RODRIGUES, Wander Vieira. Aspectos da aplicação da geometria plana analítica como elemento de formalização na composição musical. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842914064596992