O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6586 |
Resumo: | This dissertation deals with the teaching of music in Rio Grande do Norte‟s Federal University Music School Arts Introductory Course an extension university course, to teach children music. The research aims to uncover and understand how the teaching of music has been developed in the area researched, beginning the study from the memories of five teachers who worked on it. The theoretical background focuses on studies about memory (BOSI, 1994; HALBWACHS, 2006 and TEDESCO, 2004). The methodological construction is supported by the principles of qualitative research, having the oral history been adopted as method. The live musical experiences, experimentation and music creation have characterized the classroom teaching practices of five teachers surveyed, with direct reflex on classes conducted during the course. The course curriculum and organization in the period researched reflected the active teachers‟ thinking and diverse backgrounds. The study about the experiences lived by others through memories - in this case, oral testimonies reported by teachers about teaching music to children at elementary levels in a fresh past aims to contribute to an understanding by the future generations, of past musical educational practices as well as helping to rethink the course‟s senses and meanings studied in the contemporaneity. |
id |
UFPB_83633d55ac02974f45dae09c39fbdccc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/6586 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professorasEnsino de músicapedagogia musical em NatalCIART-EMUFRNlembrança de professoras de músicaMusic teachingmusical pedagogy in NatalCIART-EMUFRN,music teachers‟ memoriesARTES::MUSICAThis dissertation deals with the teaching of music in Rio Grande do Norte‟s Federal University Music School Arts Introductory Course an extension university course, to teach children music. The research aims to uncover and understand how the teaching of music has been developed in the area researched, beginning the study from the memories of five teachers who worked on it. The theoretical background focuses on studies about memory (BOSI, 1994; HALBWACHS, 2006 and TEDESCO, 2004). The methodological construction is supported by the principles of qualitative research, having the oral history been adopted as method. The live musical experiences, experimentation and music creation have characterized the classroom teaching practices of five teachers surveyed, with direct reflex on classes conducted during the course. The course curriculum and organization in the period researched reflected the active teachers‟ thinking and diverse backgrounds. The study about the experiences lived by others through memories - in this case, oral testimonies reported by teachers about teaching music to children at elementary levels in a fresh past aims to contribute to an understanding by the future generations, of past musical educational practices as well as helping to rethink the course‟s senses and meanings studied in the contemporaneity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEsta dissertação trata sobre o ensino de música no Curso de Iniciação Artística (CIART) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) Curso de extensão universitária, destinado a musicalizar crianças. A pesquisa tem por objetivo desvelar e compreender como se constituiu o ensino de música no espaço estudado, partindo das lembranças de cinco professoras que nele atuaram. O referencial teórico se centra em estudos sobre a memória em uma perspectiva social (Bosi, 1994; Halbwachs, 2006 e Tedesco, 2004). A construção metodológica está apoiada nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo sido adotada a história oral como método. O presente estudo revelou vivências musicais, experimentações e criação musical que caracterizaram as práticas educativas das professoras pesquisadas, e seus reflexos diretos nas aulas ministradas no Curso. O currículo e a organização do CIART no período pesquisado refletiram o pensamento e as diversas formações das docentes atuantes. O estudo acerca de experiências vividas por outros pelo viés das lembranças no caso, testemunhos orais narrados por professoras sobre ensinar música em nível elementar a crianças em um passado recente visa contribuir para uma compreensão, pelas gerações futuras, de práticas educativas musicais do passado.Universidade Federal da ParaíbaBRMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBRibas, Maria Guiomar de CarvalhoSilva, Cleide Alves da2015-05-14T12:52:24Z2018-07-21T00:22:43Z2012-05-172018-07-21T00:22:43Z2011-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA., Cleide Alves da. O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:28:10Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:28:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras |
title |
O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras |
spellingShingle |
O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras Silva, Cleide Alves da Ensino de música pedagogia musical em Natal CIART-EMUFRN lembrança de professoras de música Music teaching musical pedagogy in Natal CIART-EMUFRN, music teachers‟ memories ARTES::MUSICA |
title_short |
O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras |
title_full |
O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras |
title_fullStr |
O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras |
title_full_unstemmed |
O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras |
title_sort |
O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras |
author |
Silva, Cleide Alves da |
author_facet |
Silva, Cleide Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribas, Maria Guiomar de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cleide Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música pedagogia musical em Natal CIART-EMUFRN lembrança de professoras de música Music teaching musical pedagogy in Natal CIART-EMUFRN, music teachers‟ memories ARTES::MUSICA |
topic |
Ensino de música pedagogia musical em Natal CIART-EMUFRN lembrança de professoras de música Music teaching musical pedagogy in Natal CIART-EMUFRN, music teachers‟ memories ARTES::MUSICA |
description |
This dissertation deals with the teaching of music in Rio Grande do Norte‟s Federal University Music School Arts Introductory Course an extension university course, to teach children music. The research aims to uncover and understand how the teaching of music has been developed in the area researched, beginning the study from the memories of five teachers who worked on it. The theoretical background focuses on studies about memory (BOSI, 1994; HALBWACHS, 2006 and TEDESCO, 2004). The methodological construction is supported by the principles of qualitative research, having the oral history been adopted as method. The live musical experiences, experimentation and music creation have characterized the classroom teaching practices of five teachers surveyed, with direct reflex on classes conducted during the course. The course curriculum and organization in the period researched reflected the active teachers‟ thinking and diverse backgrounds. The study about the experiences lived by others through memories - in this case, oral testimonies reported by teachers about teaching music to children at elementary levels in a fresh past aims to contribute to an understanding by the future generations, of past musical educational practices as well as helping to rethink the course‟s senses and meanings studied in the contemporaneity. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-30 2012-05-17 2015-05-14T12:52:24Z 2018-07-21T00:22:43Z 2018-07-21T00:22:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA., Cleide Alves da. O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6586 |
identifier_str_mv |
SILVA., Cleide Alves da. O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Música Programa de Pós-Graduação em Música UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842913020215296 |