As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Junior, Emilson Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8308
Resumo: Analyzes the dissemination strategies and use of religious information by means of information and communication technologies (ICT) by Catholics: Pio X, Remidos no Senhor e Obra Nova by Campina Grande - Paraíba. Of quantitative and qualitative nature and descriptive, our study adopted as a data collection tool, the semi-structured interview in dialogue with the religious leaders of these associations and the joint questionnaire in the dialogue with the young participants of the communities. For data analysis, we chose to adopt the categorization technique of Content Analysis (CA). The development of research, reflect on the media coverage of concepts that reconfigures the notions of space and time of social phenomena, in particular the field of information. The results show a strong presence seized by the Catholic entities Pio X and Obra Nova in cyberspace, especially on websites and social networks, while the Remidos no Senhor invests more personalized. In all of the above, the main objective is to give resonance to community actions and add new members. The young respondents in the research reported to be connected to the new interaction platforms and stressed that one of the motivations for the use of ICT is to be attentive to issues involving the communities participating, reiterating be religious, with restatements of positions that fit in full virtual militancy.
id UFPB_863bf647fac31b9608812693f5796880
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/8308
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.Informação religiosaReligious InformationTICJuventudeDisseminação,acesso e usoICTYouthDissemination, access and useCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOAnalyzes the dissemination strategies and use of religious information by means of information and communication technologies (ICT) by Catholics: Pio X, Remidos no Senhor e Obra Nova by Campina Grande - Paraíba. Of quantitative and qualitative nature and descriptive, our study adopted as a data collection tool, the semi-structured interview in dialogue with the religious leaders of these associations and the joint questionnaire in the dialogue with the young participants of the communities. For data analysis, we chose to adopt the categorization technique of Content Analysis (CA). The development of research, reflect on the media coverage of concepts that reconfigures the notions of space and time of social phenomena, in particular the field of information. The results show a strong presence seized by the Catholic entities Pio X and Obra Nova in cyberspace, especially on websites and social networks, while the Remidos no Senhor invests more personalized. In all of the above, the main objective is to give resonance to community actions and add new members. The young respondents in the research reported to be connected to the new interaction platforms and stressed that one of the motivations for the use of ICT is to be attentive to issues involving the communities participating, reiterating be religious, with restatements of positions that fit in full virtual militancy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESAnalisa as estratégias de disseminação e uso da informação religiosa por meio das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelas comunidades católicas: Pio X, Remidos no Senhor e Obra Nova da cidade de Campina Grande – Paraíba. De natureza quantiqualitativa e tipo descritiva, o nosso estudo adotou como ferramenta de coleta de dados, a entrevista semiestruturada no diálogo com os líderes religiosos das agremiações referidas e o questionário misto na interlocução com os jovens partícipes das comunidades. Para a análise dos dados, optamos por adotar a técnica de categorização da Análise de Conteúdo (AC).No desenvolvimento da pesquisa, refletimos sobre os conceitos de midiatização que reconfigura as noções de espaço e tempo dos fenômenos sociais, em especial o campo da informação. Os resultados apreendidos evidenciam uma presença forte por parte das entidades católicas Pio X e Obra Nova no ciberespaço, especialmente em sites e redes sociais, enquanto que a Remidos no Senhor investe de forma mais personalizada. Em todas as citadas, o objetivo central é ressoar às ações da comunidade e agregar novos membros. Os jovens inquiridos na investigação relataram estar conectados às novas plataformas de interação e destacaram que um das motivações para o uso das TIC, é estar atentos às temáticas que envolvem as comunidades que participam, reiterando o ser religioso, com reafirmações de posturas que se coadunam numa plena militância virtual.Universidade Federal da ParaíbaBrasilCiência da InformaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFPBAlves, Edvaldo Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/3942210361822168Garcia Junior, Emilson Ferreira2016-06-27T18:09:23Z2018-07-20T23:41:03Z2018-07-20T23:41:03Z2016-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARCIA JUNIOR, Emilson Ferreira. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:41:02Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.
title As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.
spellingShingle As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.
Garcia Junior, Emilson Ferreira
Informação religiosa
Religious Information
TIC
Juventude
Disseminação,acesso e uso
ICT
Youth
Dissemination, access and use
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
title_short As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.
title_full As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.
title_fullStr As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.
title_full_unstemmed As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.
title_sort As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba.
author Garcia Junior, Emilson Ferreira
author_facet Garcia Junior, Emilson Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Edvaldo Carvalho
http://lattes.cnpq.br/3942210361822168
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Junior, Emilson Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Informação religiosa
Religious Information
TIC
Juventude
Disseminação,acesso e uso
ICT
Youth
Dissemination, access and use
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
topic Informação religiosa
Religious Information
TIC
Juventude
Disseminação,acesso e uso
ICT
Youth
Dissemination, access and use
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
description Analyzes the dissemination strategies and use of religious information by means of information and communication technologies (ICT) by Catholics: Pio X, Remidos no Senhor e Obra Nova by Campina Grande - Paraíba. Of quantitative and qualitative nature and descriptive, our study adopted as a data collection tool, the semi-structured interview in dialogue with the religious leaders of these associations and the joint questionnaire in the dialogue with the young participants of the communities. For data analysis, we chose to adopt the categorization technique of Content Analysis (CA). The development of research, reflect on the media coverage of concepts that reconfigures the notions of space and time of social phenomena, in particular the field of information. The results show a strong presence seized by the Catholic entities Pio X and Obra Nova in cyberspace, especially on websites and social networks, while the Remidos no Senhor invests more personalized. In all of the above, the main objective is to give resonance to community actions and add new members. The young respondents in the research reported to be connected to the new interaction platforms and stressed that one of the motivations for the use of ICT is to be attentive to issues involving the communities participating, reiterating be religious, with restatements of positions that fit in full virtual militancy.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-27T18:09:23Z
2016-03-28
2018-07-20T23:41:03Z
2018-07-20T23:41:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA JUNIOR, Emilson Ferreira. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8308
identifier_str_mv GARCIA JUNIOR, Emilson Ferreira. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia de disseminação e uso da informação religiosa pelas comunidades católicas de Campina Grande - Paraíba. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Ciência da Informação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Ciência da Informação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842867828686848