A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9787 |
Resumo: | The representative figure of the mythological hero has an important significance for any and all society. Superheroes of comics have played a similar role in modern times not only because of their innumerable mediatic appearances, but because they are a direct or indirectly grounded form of representation in the heroic figure in the society of diverse cultures. In this scenario, Batman, hero of the comics, stands out in popularity and brings in one of the most well-known brands in pop culture and most valued of the cultural industry. However, in order to understand the representative strength of the character as a brand, it is necessary, first, to analyze the journey of the character, from its creation, to the media in which it is published, as well as the planned associations of Develop the narratives of the adventures of the hero, completely based on the concepts and mythical characteristics that form this type of character. |
id |
UFPB_89e3b5abc90366df32d0c140d6eb737a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/9787 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.MitoHeróiMarcaSociedadeJornada do HeróiMythHeroMediaSocietyHero'sJourneyCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThe representative figure of the mythological hero has an important significance for any and all society. Superheroes of comics have played a similar role in modern times not only because of their innumerable mediatic appearances, but because they are a direct or indirectly grounded form of representation in the heroic figure in the society of diverse cultures. In this scenario, Batman, hero of the comics, stands out in popularity and brings in one of the most well-known brands in pop culture and most valued of the cultural industry. However, in order to understand the representative strength of the character as a brand, it is necessary, first, to analyze the journey of the character, from its creation, to the media in which it is published, as well as the planned associations of Develop the narratives of the adventures of the hero, completely based on the concepts and mythical characteristics that form this type of character.A figura representativa do herói mitológico tem uma importante significação para toda e qualquer sociedade. Super-Heróis de Histórias em Quadrinhos exercem, em eras modernas, um papel semelhante, não apenas por suas inúmeras aparições midiáticas, mas sim, por serem uma forma de representação, direta ou indiretamente fundamentadas, na figura heroica, na sociedade de culturas diversas. Nesse cenário, Batman, herói oriundo dos quadrinhos, destaca-se em popularidade e acarreta em uma das marcas mais conhecidas na Cultura Pop e mais valorizadas da indústria cultural. Entretanto, para que se compreenda a força representativa do personagem como marca, é necessário, antes, que haja uma análise da jornada deste, desde a sua criação, aos meios de comunicação em que o mesmo é veiculado, bem como as associações planejadas, de desenvolver as narrativas das aventuras do herói, completamente fundamentadas nos conceitos e características míticas que formam esse tipo de personagem.Universidade Federal da ParaíbaBrasilComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFPBPessoa, Alberto Ricardohttp://lattes.cnpq.br/6167799335143402Barbosa, Anderson Wagner da Silva2018-04-06T16:30:28Z2018-07-20T23:50:54Z2018-07-20T23:50:54Z2017-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Anderson Wagner da Silva. A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:05:44Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9787Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:05:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. |
title |
A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. |
spellingShingle |
A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. Barbosa, Anderson Wagner da Silva Mito Herói Marca Sociedade Jornada do Herói Myth Hero Media Society Hero's Journey CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. |
title_full |
A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. |
title_fullStr |
A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. |
title_full_unstemmed |
A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. |
title_sort |
A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. |
author |
Barbosa, Anderson Wagner da Silva |
author_facet |
Barbosa, Anderson Wagner da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pessoa, Alberto Ricardo http://lattes.cnpq.br/6167799335143402 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Anderson Wagner da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mito Herói Marca Sociedade Jornada do Herói Myth Hero Media Society Hero's Journey CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Mito Herói Marca Sociedade Jornada do Herói Myth Hero Media Society Hero's Journey CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
The representative figure of the mythological hero has an important significance for any and all society. Superheroes of comics have played a similar role in modern times not only because of their innumerable mediatic appearances, but because they are a direct or indirectly grounded form of representation in the heroic figure in the society of diverse cultures. In this scenario, Batman, hero of the comics, stands out in popularity and brings in one of the most well-known brands in pop culture and most valued of the cultural industry. However, in order to understand the representative strength of the character as a brand, it is necessary, first, to analyze the journey of the character, from its creation, to the media in which it is published, as well as the planned associations of Develop the narratives of the adventures of the hero, completely based on the concepts and mythical characteristics that form this type of character. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 2018-04-06T16:30:28Z 2018-07-20T23:50:54Z 2018-07-20T23:50:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Anderson Wagner da Silva. A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9787 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Anderson Wagner da Silva. A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842879576932352 |