A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Anderson Wagner da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9787
Resumo: The representative figure of the mythological hero has an important significance for any and all society. Superheroes of comics have played a similar role in modern times not only because of their innumerable mediatic appearances, but because they are a direct or indirectly grounded form of representation in the heroic figure in the society of diverse cultures. In this scenario, Batman, hero of the comics, stands out in popularity and brings in one of the most well-known brands in pop culture and most valued of the cultural industry. However, in order to understand the representative strength of the character as a brand, it is necessary, first, to analyze the journey of the character, from its creation, to the media in which it is published, as well as the planned associations of Develop the narratives of the adventures of the hero, completely based on the concepts and mythical characteristics that form this type of character.
id UFPB_89e3b5abc90366df32d0c140d6eb737a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/9787
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.MitoHeróiMarcaSociedadeJornada do HeróiMythHeroMediaSocietyHero'sJourneyCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThe representative figure of the mythological hero has an important significance for any and all society. Superheroes of comics have played a similar role in modern times not only because of their innumerable mediatic appearances, but because they are a direct or indirectly grounded form of representation in the heroic figure in the society of diverse cultures. In this scenario, Batman, hero of the comics, stands out in popularity and brings in one of the most well-known brands in pop culture and most valued of the cultural industry. However, in order to understand the representative strength of the character as a brand, it is necessary, first, to analyze the journey of the character, from its creation, to the media in which it is published, as well as the planned associations of Develop the narratives of the adventures of the hero, completely based on the concepts and mythical characteristics that form this type of character.A figura representativa do herói mitológico tem uma importante significação para toda e qualquer sociedade. Super-Heróis de Histórias em Quadrinhos exercem, em eras modernas, um papel semelhante, não apenas por suas inúmeras aparições midiáticas, mas sim, por serem uma forma de representação, direta ou indiretamente fundamentadas, na figura heroica, na sociedade de culturas diversas. Nesse cenário, Batman, herói oriundo dos quadrinhos, destaca-se em popularidade e acarreta em uma das marcas mais conhecidas na Cultura Pop e mais valorizadas da indústria cultural. Entretanto, para que se compreenda a força representativa do personagem como marca, é necessário, antes, que haja uma análise da jornada deste, desde a sua criação, aos meios de comunicação em que o mesmo é veiculado, bem como as associações planejadas, de desenvolver as narrativas das aventuras do herói, completamente fundamentadas nos conceitos e características míticas que formam esse tipo de personagem.Universidade Federal da ParaíbaBrasilComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFPBPessoa, Alberto Ricardohttp://lattes.cnpq.br/6167799335143402Barbosa, Anderson Wagner da Silva2018-04-06T16:30:28Z2018-07-20T23:50:54Z2018-07-20T23:50:54Z2017-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Anderson Wagner da Silva. A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:05:44Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9787Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:05:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.
title A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.
spellingShingle A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.
Barbosa, Anderson Wagner da Silva
Mito
Herói
Marca
Sociedade
Jornada do Herói
Myth
Hero
Media
Society
Hero's
Journey
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.
title_full A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.
title_fullStr A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.
title_full_unstemmed A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.
title_sort A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop.
author Barbosa, Anderson Wagner da Silva
author_facet Barbosa, Anderson Wagner da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessoa, Alberto Ricardo
http://lattes.cnpq.br/6167799335143402
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Anderson Wagner da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mito
Herói
Marca
Sociedade
Jornada do Herói
Myth
Hero
Media
Society
Hero's
Journey
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Mito
Herói
Marca
Sociedade
Jornada do Herói
Myth
Hero
Media
Society
Hero's
Journey
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The representative figure of the mythological hero has an important significance for any and all society. Superheroes of comics have played a similar role in modern times not only because of their innumerable mediatic appearances, but because they are a direct or indirectly grounded form of representation in the heroic figure in the society of diverse cultures. In this scenario, Batman, hero of the comics, stands out in popularity and brings in one of the most well-known brands in pop culture and most valued of the cultural industry. However, in order to understand the representative strength of the character as a brand, it is necessary, first, to analyze the journey of the character, from its creation, to the media in which it is published, as well as the planned associations of Develop the narratives of the adventures of the hero, completely based on the concepts and mythical characteristics that form this type of character.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
2018-04-06T16:30:28Z
2018-07-20T23:50:54Z
2018-07-20T23:50:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Anderson Wagner da Silva. A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9787
identifier_str_mv BARBOSA, Anderson Wagner da Silva. A marca do Batman: uma análise da presença simbólica do herói na mídia, imaginário e cotidiano da sociedade contemporânea de cultura pop. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842879576932352