A influência da variação da composição e pressão nas ligas Al-Fe E Al-Fe-Si solidificadas sob pressão: taxa de resfriamento microestrutura, resistência mecânica e corrosão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19918 |
Resumo: | Squeeze Casting is a process that involves pouring a liquid material and introducing a pressure into the system, it is one of the casting processes that can result in the highest attainable mechanical properties. The objective of this work is to analyze the influence of the cooling rate and pressure for the solidification process under pressure in the al-Fe alloys and Al-Fe-Si ternary alloys, and to correlate with the microstructure, Vickers hardness, tensile strength and corrosion. The cooling curves were obtained with the experimental mapping through thermocouples duly inserted in both the metal and the mold, through these data we can trace the curves of the thermal profiles and cooling rates in the solidification under pressure. The experiment was carried out with the dilute aluminum alloy iron alloys with the following Al-1% Fe compositions; Al-1.5% Fe, Al-1.8% Fe and the ternary alloy Al-1.0% Fe-1.0% Si with pressures ranging from ambient to 50, 100 and 150 MPa. Afterwards, microstructural tests, Vickers microhardness, tensile strength and corrosion tests were carried out, in which the results obtained showed in general that a decrease in defects, an increase in the cooling rate, an increase in the tensile strength, an increase in the corrosion process, as well as a basically cellular structure corroborating some works of Al- Fe hypoeutetic alloys. |
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A influência da variação da composição e pressão nas ligas Al-Fe E Al-Fe-Si solidificadas sob pressão: taxa de resfriamento microestrutura, resistência mecânica e corrosãoSolidificação sob pressãoLigas Al-Fe e Al-Fe-SiMicroestruturaPropriedades mecânicasSquezee castingAl-Fe and Al-Fe-Si alloysMicrostructureMechanical propertiesCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICASqueeze Casting is a process that involves pouring a liquid material and introducing a pressure into the system, it is one of the casting processes that can result in the highest attainable mechanical properties. The objective of this work is to analyze the influence of the cooling rate and pressure for the solidification process under pressure in the al-Fe alloys and Al-Fe-Si ternary alloys, and to correlate with the microstructure, Vickers hardness, tensile strength and corrosion. The cooling curves were obtained with the experimental mapping through thermocouples duly inserted in both the metal and the mold, through these data we can trace the curves of the thermal profiles and cooling rates in the solidification under pressure. The experiment was carried out with the dilute aluminum alloy iron alloys with the following Al-1% Fe compositions; Al-1.5% Fe, Al-1.8% Fe and the ternary alloy Al-1.0% Fe-1.0% Si with pressures ranging from ambient to 50, 100 and 150 MPa. Afterwards, microstructural tests, Vickers microhardness, tensile strength and corrosion tests were carried out, in which the results obtained showed in general that a decrease in defects, an increase in the cooling rate, an increase in the tensile strength, an increase in the corrosion process, as well as a basically cellular structure corroborating some works of Al- Fe hypoeutetic alloys.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqO Solidificação sob pressão é um processo que consiste em vazar um material líquido e introduzir uma pressão no sistema, é um dos processos de fundição que pode resultar nas mais altas propriedades mecânicas atingíveis. O objetivo deste trabalho é analisar a influência da taxa de resfriamento e da pressão para o processo de solidificação sob pressão nas ligas hipoeutéticas do sistema Al-Fe, e ternárias Al-Fe-Si, e correlacionar com a microestrutura, dureza Vickers, limite de resistência a tração e corrosão. As curvas de resfriamento foram obtidas com o mapeamento experimental através de termopares devidamente inseridos tanto no metal como no molde, através destes dados podemos traçar as curvas dos perfis térmicos e taxas de resfriamento na solidificação sob pressão. O experimento foi realizado com as ligas diluídas do sistema alumínio ferro com as seguintes composições Al-1%Fe; Al-1,5%Fe, Al- 1,8%Fe e a liga ternária Al-1,0%Fe1,0%Si com as pressões variando de ambiente 50, 100 e 150 MPa. Em seguida forma realizados ensaios microestruturais, microdureza Vickers, limite de resistência a tração e corrosão onde os resultados obtidos mostraram de uma forma geral que com o aumento da pressão ocorre uma diminuição dos defeitos, um aumento da taxa de resfriamento, um aumento do limite de resistência a tração, um aumento do processo de corrosão, assim como uma estrutura basicamente celular corroborando com alguns trabalhos de ligas hipoeutéticas de Al-Fe.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEngenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUFPBCavalcante, Danielle Guedes De Limahttp://lattes.cnpq.br/2575577028682912Siqueira Filho, Cláudio Alves dehttp://lattes.cnpq.br/3163231207672113Lima, Robson Andrade de2021-04-01T00:21:14Z2020-01-302021-04-01T00:21:14Z2019-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19918porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-06-23T20:01:25Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-06-23T20:01:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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