Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21320 |
Resumo: | Vehicle routing problems arise in many practical situations in the context of transportation logistics. Among them, we can highlight the problem of transporting customers from origin to destination locations, this problem is known as the dial-a-ride problem (DARP). The DARP consists of designing least-cost routes to serve pickup-and-delivery requests, while meeting capacity, time window, maximum route duration, and maximum ride time constraints. This work proposes a hybrid algorithm to solve DARP variants where both the demands and vehicle eet are heterogeneous, and the vehicles start their routes from multiple depots. The method combines the iterated local search metaheuristic with an exact procedure based on a set partitioning approach. In addition, several procedures were implemented to speedup the local search phase. Extensive computational experiments were conducted on benchmark instances in order to evaluate the impact of the diferent components of the algorithm, and to compare its performance with the best existing method. The results obtained suggest that the proposed algorithm outperforms the state-of-art method, producing high quality solutions, even improving seven best known results, in a very competitive runtime. |
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Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitosMeta-heurísticaRoteamento de veículosMetaheuristicsVehicle routingIterated local searchDial-a-rideCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOVehicle routing problems arise in many practical situations in the context of transportation logistics. Among them, we can highlight the problem of transporting customers from origin to destination locations, this problem is known as the dial-a-ride problem (DARP). The DARP consists of designing least-cost routes to serve pickup-and-delivery requests, while meeting capacity, time window, maximum route duration, and maximum ride time constraints. This work proposes a hybrid algorithm to solve DARP variants where both the demands and vehicle eet are heterogeneous, and the vehicles start their routes from multiple depots. The method combines the iterated local search metaheuristic with an exact procedure based on a set partitioning approach. In addition, several procedures were implemented to speedup the local search phase. Extensive computational experiments were conducted on benchmark instances in order to evaluate the impact of the diferent components of the algorithm, and to compare its performance with the best existing method. The results obtained suggest that the proposed algorithm outperforms the state-of-art method, producing high quality solutions, even improving seven best known results, in a very competitive runtime.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESOs problemas de roteamento de veículos emergem em inúmeras situações práticas em logística de transporte. Dentre elas, pode-se destacar o transporte de pessoas entre localizações de origem e destino, esse problema é conhecido como dial-a-ride problem (DARP). O DARP consiste em construir rotas de custo mínimo que atendam requisições de coleta e entrega, obedecendo as restrições de capacidade, janela de tempo, máxima duração de rota e tempo máximo de viagem. Este trabalho propõe um algoritmo híbrido para resolver variantes do DARP com demanda e frota heterogêneas, além de veículos que começam suas rotas em diferentes depósitos. O método combina a meta-heurística iterated local search com um procedimento exato para resolver o problema de particionamento de conjuntos. Além disso, diversos mecanismos foram implementados para acelerar os procedimentos de buscas locais. Experimentos computacionais foram realizados em instâncias da literatura com o objetivo de avaliar diversos componentes do algoritmo, além de comparar sua performance com o melhor método existente. Os resultados obtidos sugerem que o algoritmo proposto superou métodos do estado da arte produzindo resultados de alta qualidade, inclusive encontrando sete novas melhores soluções, em tempos computacionais competitivos.Universidade Federal da ParaíbaBrasilInformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFPBSubramanian, Anandhttp://lattes.cnpq.br/2752210156480636Bulhões Júnior, Teobaldo Leitehttp://lattes.cnpq.br/3464164007134344Barbosa, Igor de Almeida Malheiros2021-10-28T19:15:15Z2020-12-072021-10-28T19:15:15Z2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21320porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-08-09T17:14:09Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/21320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-08-09T17:14:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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