O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Rivadavia Porto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6505
Resumo: Pieces of research in Applied Linguistics on course planning for teaching and learning a foreign language, especially in pre-service, are still quite scarce. There is a gap to be filled with more studies that investigate teachers development process in order to understand their decision-making and their pedagogical work. The purpose of this investigation was to analyze how undergraduates - during their last period of Letras Course at a private university in the state of Tocantins - built their teaching practice on reading in a foreign language (English). We emphasize the course planning as the locus for the development of reflection and as a relevant field to understand the concepts of language underlying the approaches used in the acquisition of knowledge of the future language teachers. The data showed that the teaching approach demonstrated by the student-teachers are supported by structuralist concepts acquired throughout the years of their experiences as students. The results indicate that it is necessary to rethink curricula that and to include subjects that promote a critical-reflective formation which may foster the development of an autonomous practice of future teachers of languages.
id UFPB_9719a266cd10896c3ba1d98077355e09
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6505
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicialPlanejamentoEnsino da leituraConcepção de linguagemReflexãoCompetência de ensinar língua-alvoPlanningTeaching readingLanguage conceptionReflectionAbility to teach a target languageLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPieces of research in Applied Linguistics on course planning for teaching and learning a foreign language, especially in pre-service, are still quite scarce. There is a gap to be filled with more studies that investigate teachers development process in order to understand their decision-making and their pedagogical work. The purpose of this investigation was to analyze how undergraduates - during their last period of Letras Course at a private university in the state of Tocantins - built their teaching practice on reading in a foreign language (English). We emphasize the course planning as the locus for the development of reflection and as a relevant field to understand the concepts of language underlying the approaches used in the acquisition of knowledge of the future language teachers. The data showed that the teaching approach demonstrated by the student-teachers are supported by structuralist concepts acquired throughout the years of their experiences as students. The results indicate that it is necessary to rethink curricula that and to include subjects that promote a critical-reflective formation which may foster the development of an autonomous practice of future teachers of languages.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPesquisas em Linguística Aplicada sobre o planejamento do curso para ensinar e aprender uma língua estrangeira, especialmente na formação pré-serviço, são ainda bastante escassas. Há uma lacuna a ser preenchida com mais estudos que investiguem processos de desenvolvimento do professor em formação a fim de compreender a sua tomada de decisão e o seu trabalho didático-pedagógico. O objetivo desta investigação foi analisar como os alunos de graduação - durante o último período do Curso de Letras de uma universidade privada do Estado do Tocantins - construíram sua prática de ensino da leitura em língua estrangeira (inglês). Enfatizamos o planejamento do curso como o locus para o desenvolvimento da reflexão e como um campo relevante para compreender os conceitos de linguagem subjacentes às abordagens utilizadas na aquisição de conhecimento dos futuros professores de línguas. Os dados mostraram que a abordagem de ensino dos professores-alunos estão sustentadas em conceitos estruturalistas adquiridos ao longo dos anos de suas experiências como estudantes. Os resultados indicam que é necessário repensar os currículos e incluir disciplinas que promovam uma formação crítico-reflexiva, para favorecer o desenvolvimento de uma prática autônoma dos futuros professores de línguas.Universidade Federal da Paraí­baBRLinguística e ensinoPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUFPBMedrado, Betânia Passoshttp://lattes.cnpq.br/8414037517327998Cavalcante, Rivadavia Porto2015-05-14T12:43:25Z2018-07-21T00:20:39Z2011-01-032018-07-21T00:20:39Z2010-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Rivadavia Porto. O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:27:37Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:27:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial
title O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial
spellingShingle O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial
Cavalcante, Rivadavia Porto
Planejamento
Ensino da leitura
Concepção de linguagem
Reflexão
Competência de ensinar língua-alvo
Planning
Teaching reading
Language conception
Reflection
Ability to teach a target language
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial
title_full O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial
title_fullStr O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial
title_full_unstemmed O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial
title_sort O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial
author Cavalcante, Rivadavia Porto
author_facet Cavalcante, Rivadavia Porto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medrado, Betânia Passos
http://lattes.cnpq.br/8414037517327998
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Rivadavia Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Ensino da leitura
Concepção de linguagem
Reflexão
Competência de ensinar língua-alvo
Planning
Teaching reading
Language conception
Reflection
Ability to teach a target language
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Planejamento
Ensino da leitura
Concepção de linguagem
Reflexão
Competência de ensinar língua-alvo
Planning
Teaching reading
Language conception
Reflection
Ability to teach a target language
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Pieces of research in Applied Linguistics on course planning for teaching and learning a foreign language, especially in pre-service, are still quite scarce. There is a gap to be filled with more studies that investigate teachers development process in order to understand their decision-making and their pedagogical work. The purpose of this investigation was to analyze how undergraduates - during their last period of Letras Course at a private university in the state of Tocantins - built their teaching practice on reading in a foreign language (English). We emphasize the course planning as the locus for the development of reflection and as a relevant field to understand the concepts of language underlying the approaches used in the acquisition of knowledge of the future language teachers. The data showed that the teaching approach demonstrated by the student-teachers are supported by structuralist concepts acquired throughout the years of their experiences as students. The results indicate that it is necessary to rethink curricula that and to include subjects that promote a critical-reflective formation which may foster the development of an autonomous practice of future teachers of languages.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-19
2011-01-03
2015-05-14T12:43:25Z
2018-07-21T00:20:39Z
2018-07-21T00:20:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Rivadavia Porto. O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6505
identifier_str_mv CAVALCANTE, Rivadavia Porto. O planejamento de curso: espaço para uma prática reflexiva sobre o ensino da leitura em língua estrangeira na formação inicial. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística e ensino
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística e ensino
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842911597297664