A estética melancólia do fim e a atuação extra-fílmica em Lars Von Trier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Manuela Bezerra Gouveia de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7914
Resumo: The research brings some previous movies of the Danish filmmaker that keep a relation with the aesthetic atmosphere and extra-filmic performance embraced, and, through an approach about the stylistic, mythical and performatic language, makes a poetic essay on the theme. The present study establishes reflections on the technical resources (photography, color temperatures, edition) as well as about the mise en scène that the filmmaker uses to narrate such apocalyptic plot. This imagery speech was an instrument to work with issues related to finitude, the cosmogony, the melancholy and the imaginary. The dissertation also analyzes the performative role of the author and how this content can influence the viewer’s fruition, it also considerates how this process - before the press - functions as a crucial element of insertion of Danish cinema in the international market, specifically the production company founded by Trier and Peter Aalbeak, the Zentropa.The main theoretical support to deal with authorship, extra film and contemporary melancholy are: Michel Foucault, Mikhail Bahktin and Maria Rita Kehl and to understand the archetypes and the filmic aesthetics in the narrative: Carl Jung, Gilbert Durand, David Bordwell, Jack Stevenson Giorgio Agamben and Arthur Schopenhauer.
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spelling A estética melancólia do fim e a atuação extra-fílmica em Lars Von TrierLars Von TrierLars Von TrierEstiloPerformanceMelancoliaZentropaCinema dinamarquêsStylePerformanceMelancolyZentropaDanish cinemaCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThe research brings some previous movies of the Danish filmmaker that keep a relation with the aesthetic atmosphere and extra-filmic performance embraced, and, through an approach about the stylistic, mythical and performatic language, makes a poetic essay on the theme. The present study establishes reflections on the technical resources (photography, color temperatures, edition) as well as about the mise en scène that the filmmaker uses to narrate such apocalyptic plot. This imagery speech was an instrument to work with issues related to finitude, the cosmogony, the melancholy and the imaginary. The dissertation also analyzes the performative role of the author and how this content can influence the viewer’s fruition, it also considerates how this process - before the press - functions as a crucial element of insertion of Danish cinema in the international market, specifically the production company founded by Trier and Peter Aalbeak, the Zentropa.The main theoretical support to deal with authorship, extra film and contemporary melancholy are: Michel Foucault, Mikhail Bahktin and Maria Rita Kehl and to understand the archetypes and the filmic aesthetics in the narrative: Carl Jung, Gilbert Durand, David Bordwell, Jack Stevenson Giorgio Agamben and Arthur Schopenhauer.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA dissertação visa investigar a abordagem fílmica do fim dos tempos em Melancholia (2011) de Lars Von Trier e a performance midiática do diretor no contexto extra-filme de divulgação da obra. A pesquisa revisa algumas narrativas anteriores do cineasta dinamarquês que dialogam com a atmosfera estética e a encenação extra-fílmica abarcadas, e, através de uma abordagem quanto à linguagem estilístca, mítica e performática, traz um desdobramento ensaístico acerca da temática. No presente estudo são instauradas reflexões quanto aos recursos técnicos (fotografia, temperaturas de cor, montagem), assim como, acerca da mise en scène que o cineasta se utiliza para narrar tal enredo apocalíptico. A partir desse discurso imagético se parte para tratar de questões relativas à finitude, à cosmogonia, à melancolia e ao imaginário. O trabalho ainda analisa a atuação performática do autor e como esse conteúdo pode influenciar a fruição do espectador, além de considerar como esse processo perante a imprensa funciona como um elemento crucial de inserção do cinema dinamarquês no mercado internacional, especificamente da produtora fundada por Trier e Peter Aalbeak, a Zentropa. Os principais suportes teóricos para tratar de autoria, extra-filme e melancolia contemporânea são: Michel Foucault, Mikhail Bahktin e Maria Rita Kehl e para entender os arquétipos e a estética fílmica presentes na narrativa: Carl Jung, Gilbert Durand, David Bordwell, Jack Stevenson, Giorgio Agamben e Arthur Schopenhauer.Universidade Federal da ParaíbaBrasilComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFPBSoares, Thiagohttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624Andrade, Manuela Bezerra Gouveia de2016-02-23T19:30:17Z2018-07-20T23:50:41Z2018-07-20T23:50:41Z2015-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Manuela Bezerra Gouveia de. A estética melancólia do fim e a atuação extra-fílmica em Lars Von Trier. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:35:08Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:35:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
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