Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Ana Carolina Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6332
Resumo: The purpose of this study is to describe through a semantic-argumentative perspective the textual/discursive genre named official letter. The hypothesis investigated is that argumentativity occurs in official letter genre mostly through the use of modals. The corpus consists of 100 official letters received by a university between the years of 2008 and 2009. Two theories were used as support for this descriptive investigation: the Theory of Language Argumentation and the Theory of Modalization. According to the first, language itself has elements that prove the presence of argumentativity. The Theory of Modalization shows how it is possible to perceive the locutor‟s position, intentions and judgments, therefore the text direction. It was found that the modalization that shows the locutor´s evaluation and the deontic and epistemic modals are the most frequently used. This shows the locutor´s strong involvement with the propositional content. There were also found cases of co-occurences. The results proved the hypothesis and indicate the need of more studies concerning the official letter genre so that other aspects than the formal ones will be taken into consideration for its production/reception.
id UFPB_aa393be09665b3e2ceaf4ed3d8d87e39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6332
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativaArgumentaçãoModalizaçãoGênero ofícioArgumentationModalizationOfficial letter genreCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThe purpose of this study is to describe through a semantic-argumentative perspective the textual/discursive genre named official letter. The hypothesis investigated is that argumentativity occurs in official letter genre mostly through the use of modals. The corpus consists of 100 official letters received by a university between the years of 2008 and 2009. Two theories were used as support for this descriptive investigation: the Theory of Language Argumentation and the Theory of Modalization. According to the first, language itself has elements that prove the presence of argumentativity. The Theory of Modalization shows how it is possible to perceive the locutor‟s position, intentions and judgments, therefore the text direction. It was found that the modalization that shows the locutor´s evaluation and the deontic and epistemic modals are the most frequently used. This shows the locutor´s strong involvement with the propositional content. There were also found cases of co-occurences. The results proved the hypothesis and indicate the need of more studies concerning the official letter genre so that other aspects than the formal ones will be taken into consideration for its production/reception.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho consiste em uma descrição semântico-argumentativa do gênero textual/discursivo denominado ofício. A hipótese que norteia a investigação é que a argumentatividade se processa no gênero ofício, principalmente através dos modalizadores. O corpus coletado é constituído por 100 exemplares de ofícios recebidos por uma instituição de ensino superior, entre os anos de 2008 e 2009. A investigação, de natureza descritiva, tem como referencial a Teoria da Argumentação na Língua e a Teoria da Modalização. De acordo com a primeira, há elementos na própria língua que marcam a presença da argumentatividade. Através da Teoria da Modalização é possível perceber o ponto de vista do locutor diante do enunciado, manifestando suas intenções, atitudes e julgamentos. Apesar de possuir caráter eminentemente descritivo, a pesquisa mostrou, ao longo dos textos analisados, que os modalizadores avaliativos, deônticos de obrigatoriedade e epistêmicos asseverativos são os mais frequentes, denunciando forte engajamento do locutor com relação aos enunciados nos quais esses modalizadores aparecem, inclusive, havendo casos de coocorrência. A partir da constatação de que o uso dos modalizadores é a principal estratégia argumentativa do gênero ofício, ressalta-se a importância de se estudar esse gênero com mais profundidade para que outros aspectos, além dos formais, sejam levados em consideração, quando da sua produção e/ou recepção.Universidade Federal da Paraí­baBRLinguísticaPrograma de Pós Graduação em LinguísticaUFPBNascimento, Erivaldo Pereira dohttp://lattes.cnpq.br/1387440188491826Bastos, Ana Carolina Vieira2015-05-14T12:42:34Z2018-07-21T00:18:44Z2011-09-202018-07-21T00:18:44Z2011-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Ana Carolina Vieira. Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-11-01T14:00:59Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-11-01T14:00:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa
title Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa
spellingShingle Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa
Bastos, Ana Carolina Vieira
Argumentação
Modalização
Gênero ofício
Argumentation
Modalization
Official letter genre
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa
title_full Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa
title_fullStr Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa
title_full_unstemmed Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa
title_sort Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa
author Bastos, Ana Carolina Vieira
author_facet Bastos, Ana Carolina Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Erivaldo Pereira do
http://lattes.cnpq.br/1387440188491826
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Ana Carolina Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Modalização
Gênero ofício
Argumentation
Modalization
Official letter genre
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Argumentação
Modalização
Gênero ofício
Argumentation
Modalization
Official letter genre
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The purpose of this study is to describe through a semantic-argumentative perspective the textual/discursive genre named official letter. The hypothesis investigated is that argumentativity occurs in official letter genre mostly through the use of modals. The corpus consists of 100 official letters received by a university between the years of 2008 and 2009. Two theories were used as support for this descriptive investigation: the Theory of Language Argumentation and the Theory of Modalization. According to the first, language itself has elements that prove the presence of argumentativity. The Theory of Modalization shows how it is possible to perceive the locutor‟s position, intentions and judgments, therefore the text direction. It was found that the modalization that shows the locutor´s evaluation and the deontic and epistemic modals are the most frequently used. This shows the locutor´s strong involvement with the propositional content. There were also found cases of co-occurences. The results proved the hypothesis and indicate the need of more studies concerning the official letter genre so that other aspects than the formal ones will be taken into consideration for its production/reception.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-20
2011-04-18
2015-05-14T12:42:34Z
2018-07-21T00:18:44Z
2018-07-21T00:18:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASTOS, Ana Carolina Vieira. Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6332
identifier_str_mv BASTOS, Ana Carolina Vieira. Modalizadores no gênero ofício: uma descrição semântico-argumentativa. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística
Programa de Pós Graduação em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística
Programa de Pós Graduação em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842908160065536