Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Gil Aciolly Dantas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19548
Resumo: This research aims to investigate the audiovisual production carried out by newspapers. Traditionally, these media have consolidated their journalistic practices based on codes such as writing and still image. Currently, they are using moving images to contextualize narratives driven by convergence media trends. We use Content Analysis to identify the main features and formats employed by two local newspapers - Diario de Pernambuco and Jornal do Commercio - in different platforms. Our hypothesis is that organizational culture, productive routines and social media platforms, in the context of convergent journalism, imprint marks on language, reconfiguring formats, indicating new ways of journalistic expression and a resignification of news with audiovisual content. To support this investigation, we also conducted In-Depth Interviews with professionals from these media. The theoretical support is anchored in the concepts of convergence, multimediality, multiplatform, narratives, genre and formats. Our findings shows how social media platforms and print professional cultural influence audiovisual production. Also, we identified that videos produced by local newspapers can play different roles depending on the platform on which they are distributed. Finally, we found an increasing dependance of newspapers on social media platforms to which audiovisual production is increasingly directed.
id UFPB_acf22bacd4d99c970d75ca82777b8e64
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19548
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do CommercioJornalismo audiovisualMultiplataformaConvergênciaVideojornalismoJornalismo impressoAudiovisual JournalismMultiplataformConvergenceVideo journalismPrint journalismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThis research aims to investigate the audiovisual production carried out by newspapers. Traditionally, these media have consolidated their journalistic practices based on codes such as writing and still image. Currently, they are using moving images to contextualize narratives driven by convergence media trends. We use Content Analysis to identify the main features and formats employed by two local newspapers - Diario de Pernambuco and Jornal do Commercio - in different platforms. Our hypothesis is that organizational culture, productive routines and social media platforms, in the context of convergent journalism, imprint marks on language, reconfiguring formats, indicating new ways of journalistic expression and a resignification of news with audiovisual content. To support this investigation, we also conducted In-Depth Interviews with professionals from these media. The theoretical support is anchored in the concepts of convergence, multimediality, multiplatform, narratives, genre and formats. Our findings shows how social media platforms and print professional cultural influence audiovisual production. Also, we identified that videos produced by local newspapers can play different roles depending on the platform on which they are distributed. Finally, we found an increasing dependance of newspapers on social media platforms to which audiovisual production is increasingly directed.NenhumaEsta pesquisa tem o objetivo de investigar a produção audiovisual realizada por jornais impressos locais. Esses veículos que consolidaram suas práticas jornalísticas com base em códigos como a escrita e a imagem estática agora lançam mão das imagens em movimento para contextualizar suas narrativas, num cenário definido como convergente. Por meio da Análise de Conteúdo das produções audiovisuais do Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, identificamos as principais características e formatos dos vídeos distribuídos pelos jornais nas diferentes plataformas em que se fazem presentes. Trabalhamos com a hipótese de que a cultura organizacional, as rotinas produtivas e as plataformas de redes sociais, no contexto do jornalismo convergente, imprimem marcas na linguagem, reconfigurando formatos, indicando novas maneiras de expressão jornalística e uma ressignificação das notícias com conteúdos audiovisuais. Para subsidiar a investigação e a compreensão dos resultados obtidos, também realizamos entrevistas em profundidade com os profissionais desses meios. O aporte teórico é ancorado nos conceitos de convergência, multimidialidade, multiplataforma, narrativas e gênero e formatos. Entre as conclusões, identificamos influência das plataformas de redes sociais e da cultura do profissional do impresso nos formatos audiovisuais produzidos pelos jornais, a mudança de função desses vídeos de acordo com a plataforma pela qual são distribuídos e a dependência dos jornais das plataformas de redes sociais para as quais a produção audiovisual é cada vez mais direcionada.Universidade Federal da ParaíbaBrasilComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em JornalismoUFPBPaes, Paula de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6904213635273735Jacinto, Gil Aciolly Dantas2021-02-22T01:36:36Z2019-12-112021-02-22T01:36:36Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19548porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-08-09T23:04:36Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-08-09T23:04:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
title Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
spellingShingle Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
Jacinto, Gil Aciolly Dantas
Jornalismo audiovisual
Multiplataforma
Convergência
Videojornalismo
Jornalismo impresso
Audiovisual Journalism
Multiplataform
Convergence
Video journalism
Print journalism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
title_full Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
title_fullStr Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
title_full_unstemmed Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
title_sort Vídeos do impresso: formatos e rotinas produtivas no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio
author Jacinto, Gil Aciolly Dantas
author_facet Jacinto, Gil Aciolly Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paes, Paula de Souza
http://lattes.cnpq.br/6904213635273735
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Gil Aciolly Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo audiovisual
Multiplataforma
Convergência
Videojornalismo
Jornalismo impresso
Audiovisual Journalism
Multiplataform
Convergence
Video journalism
Print journalism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Jornalismo audiovisual
Multiplataforma
Convergência
Videojornalismo
Jornalismo impresso
Audiovisual Journalism
Multiplataform
Convergence
Video journalism
Print journalism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research aims to investigate the audiovisual production carried out by newspapers. Traditionally, these media have consolidated their journalistic practices based on codes such as writing and still image. Currently, they are using moving images to contextualize narratives driven by convergence media trends. We use Content Analysis to identify the main features and formats employed by two local newspapers - Diario de Pernambuco and Jornal do Commercio - in different platforms. Our hypothesis is that organizational culture, productive routines and social media platforms, in the context of convergent journalism, imprint marks on language, reconfiguring formats, indicating new ways of journalistic expression and a resignification of news with audiovisual content. To support this investigation, we also conducted In-Depth Interviews with professionals from these media. The theoretical support is anchored in the concepts of convergence, multimediality, multiplatform, narratives, genre and formats. Our findings shows how social media platforms and print professional cultural influence audiovisual production. Also, we identified that videos produced by local newspapers can play different roles depending on the platform on which they are distributed. Finally, we found an increasing dependance of newspapers on social media platforms to which audiovisual production is increasingly directed.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2019-11-26
2021-02-22T01:36:36Z
2021-02-22T01:36:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19548
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842969837305856