A importância do programa nacional de assistência estudantil para a permanência e o êxito acadêmico de estudantes cotistas no Instituto Federal de Educação da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pordeus, Angélica Gadelha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19094
Resumo: The present work has as its theme the Student Assistance Policy and the Quota System within the scope of the Federal Institute of Education of Paraíba - IFPB. The general objective was to analyze the importance of the National Program of Student Assistance - PNAES, implemented in the IFPB through the Student Assistance Policy, for the permanence and academic success of the student by quotas, with a view to the realization of rights. The intention was to make an analysis about the changes in performance, with an evaluation of its execution and relevant from the access to the speech, recording their expectations and provoking a critical debate about the conduct of such actions in the Institution. The delimitation of the course begins a historical part with the objective of carrying out a historical study on the evolution of the period 2003-2010, focusing on the PNAES. The Federal School of Vocational Education and the Policies of Quotas and Student Assistance, implemented and executed in the IFPB. The evaluation of the study in the survey method, the method in the historical performance, using the exploratory study, on the method, based on historical method. The field research was applied to the Bachelor of Electrical Engineering and the Degree in Chemistry of the IFPB, Campus João Pessoa, on the policy of student education and the system of admission by quotas. A questionnaire was used for the execution of data, which expressed ideas, needs and suggestions to improve and complement an existing policy. The results of this test were therefore necessary to identify the needs of the students that are directed to the relevant sectors, as well as, will be sent to the Rectory of Student Affairs (PRAE) of the IFP. . In the presented scenario, the importance of strengthening actions in attempts to attenuate as social unfoldings with a social, human, educational and cultural vision of the country stands out.
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The delimitation of the course begins a historical part with the objective of carrying out a historical study on the evolution of the period 2003-2010, focusing on the PNAES. The Federal School of Vocational Education and the Policies of Quotas and Student Assistance, implemented and executed in the IFPB. The evaluation of the study in the survey method, the method in the historical performance, using the exploratory study, on the method, based on historical method. The field research was applied to the Bachelor of Electrical Engineering and the Degree in Chemistry of the IFPB, Campus João Pessoa, on the policy of student education and the system of admission by quotas. A questionnaire was used for the execution of data, which expressed ideas, needs and suggestions to improve and complement an existing policy. The results of this test were therefore necessary to identify the needs of the students that are directed to the relevant sectors, as well as, will be sent to the Rectory of Student Affairs (PRAE) of the IFP. . In the presented scenario, the importance of strengthening actions in attempts to attenuate as social unfoldings with a social, human, educational and cultural vision of the country stands out.NenhumaO presente trabalho tem como tema a Política de Assistência Estudantil e o Sistema de Cotas no âmbito do Instituto Federal de Educação da Paraíba - IFPB. Teve como objetivo geral analisar a importância do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, implementado no IFPB através da Política de Assistência Estudantil, para a permanência e o êxito acadêmico do estudante ingresso por cotas, na perspectiva da efetivação de direitos. A intenção foi proceder a uma análise sobre a interação entre estas políticas, fazendo uma avaliação de sua execução e relevância a partir da escuta do segmento discente, registrando suas expectativas e provocando um debate crítico sobre a condução destas ações na Instituição. Para delimitar o caminho iniciamos a parte teórica com um histórico da assistência estudantil no país, as ações afirmativas e as políticas para acesso e permanência vigentes no período 2003-2010, dando enfoque ao PNAES. Apresentamos uma trajetória da educação profissional e do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil e por último detalhamos as Políticas de Cotas e de Assistência Estudantil, implantadas e executadas no IFPB. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizadas pesquisas bibliográfica, documental e aplicada, realizando um estudo exploratório, numa abordagem qualitativa, baseada no método histórico. A pesquisa de campo foi aplicada a estudantes dos cursos de Bacharelado em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Química do IFPB, Campus João Pessoa, acerca da política de assistência estudantil e o do sistema de ingresso por cotas. Foi utilizado um questionário como ferramenta para coletar dados, que expressaram ideias, necessidades e sugestões para melhorar e complementar a política existente. Com os resultados obtidos na pesquisa foi possível detectar demandas importantes do alunado que serão direcionadas aos setores competentes, assim como, será encaminhada à Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) do IFPB uma exposição de motivos com proposta de uma política dirigida especialmente para estudantes cotistas. No cenário apresentado destacamos a importância do fortalecimento das ações afirmativas na tentativa de atenuar as desigualdades sociais com a visão no desenvolvimento social, humano, educacional e cultural do país.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da EducaçãoUFPBLima, Damião dehttp://lattes.cnpq.br/8788300833928470Pordeus, Angélica Gadelha2021-01-03T01:50:05Z2019-06-182021-01-03T01:50:05Z2019-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19094porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-08-19T13:45:46Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-08-19T13:45:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
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