Sob a moldura da tropicália: canções E capas de discos em relações intersistêmicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6255 |
Resumo: | Tropicalia emerged in late 1967 with the songs ―Alegria, Alegria‖ (Caetano Veloso) and ―Domingo no Parque‖ (Gilberto Gil). But it was in 1968 that the musical movement left his major works recorded. In that year were released records by Tom Zé, Os Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil and the collective record Tropicália ou panis et circensis. These albums represented a new moment in the Brazilian Music: opening the explicit cultural dialogues with other countries and with different artistic languages. Our work investigates how was, parallely, turned towards the Brazilian graphic design, from the analysis of the covers of these records, discussing the images with the songs. We started from Luiz Tatit s studies on song and the concept of cultural dialogue according to the Semiotics of Culture. |
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Sob a moldura da tropicália: canções E capas de discos em relações intersistêmicasTropicáliaCançãoDesign gráficoCapas de discosSemiótica da CulturaTropicáliaSongGraphic designAlbum coversSemiotics of CultureLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTropicalia emerged in late 1967 with the songs ―Alegria, Alegria‖ (Caetano Veloso) and ―Domingo no Parque‖ (Gilberto Gil). But it was in 1968 that the musical movement left his major works recorded. In that year were released records by Tom Zé, Os Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil and the collective record Tropicália ou panis et circensis. These albums represented a new moment in the Brazilian Music: opening the explicit cultural dialogues with other countries and with different artistic languages. Our work investigates how was, parallely, turned towards the Brazilian graphic design, from the analysis of the covers of these records, discussing the images with the songs. We started from Luiz Tatit s studies on song and the concept of cultural dialogue according to the Semiotics of Culture.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA Tropicália surgiu no final de 1967, com as canções ―Alegria, alegria‖ (Caetano Veloso) e ―Domingo no parque‖ (Gilberto Gil). Mas foi em 1968 que o movimento musical deixou registrado em disco suas principais obras. Naquele ano foram lançados os discos de Tom Zé, Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil e o disco coletivo Tropicália ou panis et circensis. Estes álbuns representaram um novo momento na canção brasileira: da abertura explícita aos diálogos culturais com outros países e com diversas linguagens artísticas. Nosso trabalho investiga como se deu, paralelamente, a virada de rumo no design gráfico brasileiro, a partir da análise das capas destes discos, dialogando as imagens com as canções. Partimos dos estudos de Luiz Tatit sobre canção e do conceito de diálogo cultural segundo a Semiótica da Cultura.Universidade Federal da ParaíbaBRLetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBRibeiro Neto, Amadorhttp://lattes.cnpq.br/9410182642792577Araújo, Luís André Bezerra de2015-05-14T12:39:51Z2018-07-21T00:16:20Z2014-07-172018-07-21T00:16:20Z2013-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARAÚJO, Luís André Bezerra de. Sob a moldura da tropicália: canções E capas de discos em relações intersistêmicas. 2013. 174 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:48:20Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:48:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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