Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neri, Helen Carmem Ferreira Rebouças
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/317
Resumo: The use of bicycle has been highlighting globally as alternative transportation, since the bikes have great potential for use in urban transport for the reduction of car, besides bringing benefits such as improving the quality of life of the user; improving the physical conditions; reduced environmental impact; improved accessibility for the cost / benefit; low maintenance cost; occupies less space on urban roads, and reduces maintenance costs of infrastructure. In this context, this study aimed to evaluate the use of bicycles as a potentially viable means of transport in order to contribute to improving transit access to campus. The methodology consisted of a literature review on urban mobility and mobility by bicycle, followed by field research which was divided into two stages: the questionnaire and systematic evaluations (characterization of the road and study of soil (Worksheet observation), Cyclists count and behavioral map). The results confirmed the hypotheses is possible to improve urban mobility if located one cycling infrastructure surrounding the campus of the Federal University of Amazonas and the users of this campus join the bicycle as an alternative means of transport since, the bicycle is a fast and efficient mode of transport suitable for small displacements and facilitate the mobility of users residing in a relatively close distance, up to 5 km, the UFAM, softening the motor road flow helping in the flow of traffic.
id UFPB_b9082ef1e93defa6acca5926c8a0a61d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/317
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAMMobilidadeCampus Universitário da UFAMTransporte não motorizadoCiclistaMobilityUFAM`s campusNon motorized transportationBicycleCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOThe use of bicycle has been highlighting globally as alternative transportation, since the bikes have great potential for use in urban transport for the reduction of car, besides bringing benefits such as improving the quality of life of the user; improving the physical conditions; reduced environmental impact; improved accessibility for the cost / benefit; low maintenance cost; occupies less space on urban roads, and reduces maintenance costs of infrastructure. In this context, this study aimed to evaluate the use of bicycles as a potentially viable means of transport in order to contribute to improving transit access to campus. The methodology consisted of a literature review on urban mobility and mobility by bicycle, followed by field research which was divided into two stages: the questionnaire and systematic evaluations (characterization of the road and study of soil (Worksheet observation), Cyclists count and behavioral map). The results confirmed the hypotheses is possible to improve urban mobility if located one cycling infrastructure surrounding the campus of the Federal University of Amazonas and the users of this campus join the bicycle as an alternative means of transport since, the bicycle is a fast and efficient mode of transport suitable for small displacements and facilitate the mobility of users residing in a relatively close distance, up to 5 km, the UFAM, softening the motor road flow helping in the flow of traffic.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO uso da bicicleta vem se destacando mundialmente como alternativa de transporte, visto que tem um grande potencial de uso como transportes urbanos diminuindo o uso de automóveis, além de trazer benefícios como: melhoria da qualidade de vida do usuário; melhoria das suas condições físicas; impacto ambiental reduzido; maior acessibilidade pelo custo/benefício; baixo custo de manutenção; ocupar menor espaço nas vias urbanas e, reduzir os gastos com manutenção da infraestrutura. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso da bicicleta como um meio de transporte potencialmente viável de modo a contribuir com a melhoria do trânsito no acesso ao campus. A metodologia consistiu em revisão de literatura sobre a mobilidade urbana e o gerenciamento de mobilidade enfatizando o uso da bicicleta, seguida por pesquisa de campo que foi dividida em duas etapas: o questionário e as observações sistemáticas (caracterização da infraestrutura viária [Planilha de observação], Contagem de Ciclistas e o mapa comportamental). Os resultados confirmaram as hipóteses é possível melhorar a mobilidade urbana se for implantada uma infraestrutura cicloviária no entorno do campus da Universidade Federal do Amazonas e os usuários deste campus aderirem a bicicleta como uma alternativa de meio de transporte uma vez que, a bicicleta é um modo de transporte rápido e eficiente indicado para pequenos deslocamentos e facilitaria a mobilidade dos usuários que residem em uma distância relativamente próxima, até 5 km, à UFAM, amenizando o fluxo viário motorizado ajudando no escoamento do trânsito.Universidade Federal da Paraí­baBrasilArquitetura e UrbanismoPrograma de Pós Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPBCosta, Angelina Dias Leãohttp://lattes.cnpq.br/0858389049571757Neri, Helen Carmem Ferreira Rebouças2015-04-01T11:58:45Z2018-07-20T23:36:33Z2015-03-262018-07-20T23:36:33Z2014-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNERI, Helen Carmem Ferreira Rebouças. Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:03:17Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:03:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
title Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
spellingShingle Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
Neri, Helen Carmem Ferreira Rebouças
Mobilidade
Campus Universitário da UFAM
Transporte não motorizado
Ciclista
Mobility
UFAM`s campus
Non motorized transportation
Bicycle
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
title_short Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
title_full Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
title_fullStr Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
title_full_unstemmed Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
title_sort Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
author Neri, Helen Carmem Ferreira Rebouças
author_facet Neri, Helen Carmem Ferreira Rebouças
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Angelina Dias Leão
http://lattes.cnpq.br/0858389049571757
dc.contributor.author.fl_str_mv Neri, Helen Carmem Ferreira Rebouças
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade
Campus Universitário da UFAM
Transporte não motorizado
Ciclista
Mobility
UFAM`s campus
Non motorized transportation
Bicycle
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic Mobilidade
Campus Universitário da UFAM
Transporte não motorizado
Ciclista
Mobility
UFAM`s campus
Non motorized transportation
Bicycle
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
description The use of bicycle has been highlighting globally as alternative transportation, since the bikes have great potential for use in urban transport for the reduction of car, besides bringing benefits such as improving the quality of life of the user; improving the physical conditions; reduced environmental impact; improved accessibility for the cost / benefit; low maintenance cost; occupies less space on urban roads, and reduces maintenance costs of infrastructure. In this context, this study aimed to evaluate the use of bicycles as a potentially viable means of transport in order to contribute to improving transit access to campus. The methodology consisted of a literature review on urban mobility and mobility by bicycle, followed by field research which was divided into two stages: the questionnaire and systematic evaluations (characterization of the road and study of soil (Worksheet observation), Cyclists count and behavioral map). The results confirmed the hypotheses is possible to improve urban mobility if located one cycling infrastructure surrounding the campus of the Federal University of Amazonas and the users of this campus join the bicycle as an alternative means of transport since, the bicycle is a fast and efficient mode of transport suitable for small displacements and facilitate the mobility of users residing in a relatively close distance, up to 5 km, the UFAM, softening the motor road flow helping in the flow of traffic.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-21
2015-04-01T11:58:45Z
2015-03-26
2018-07-20T23:36:33Z
2018-07-20T23:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NERI, Helen Carmem Ferreira Rebouças. Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/317
identifier_str_mv NERI, Helen Carmem Ferreira Rebouças. Transporte não motorizado: o uso da bicicleta e seu potencial no entorno da Universidade Federal do Amazonas- UFAM. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
Brasil
Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
Brasil
Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842862526038016