Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Fernandes Acioli Cabral e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19205
Resumo: Allocating classes to classrooms is a problem experienced every semester in all educational institutions. This problem is known as the Classroom Assignment Problem and consists of the efficient allocation of classes, with pre-established days and times, to classrooms, taking into account the needs of teachers, students, classes and respecting the capacity of the classrooms. Generally, this problem is solved by the institutions manually, however, because it is a combinatorial problem, manually, this process can take several days and still not get satisfactory results. Due to its importance, difficulty of solving and its own characteristics that make difficult a generalized solution, this problem has been widely studied. In this research, the Informatics Center of the Federal University of Para´ıba was taken as a case study for the Classroom Assignment Problem. An integer linear programming model was developed and a computerized system that makes use of this model to solve this problem and can be used in practice by those responsible for room allocation at the UFPB Informatics Center.
id UFPB_b9f76198fda26539bb57b005e22467a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19205
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superiorProblema de alocação de salasOtimização combinatóriaPesquisa operacionalClassroom assignment problemCombinatorial optimizationOperational researchCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOAllocating classes to classrooms is a problem experienced every semester in all educational institutions. This problem is known as the Classroom Assignment Problem and consists of the efficient allocation of classes, with pre-established days and times, to classrooms, taking into account the needs of teachers, students, classes and respecting the capacity of the classrooms. Generally, this problem is solved by the institutions manually, however, because it is a combinatorial problem, manually, this process can take several days and still not get satisfactory results. Due to its importance, difficulty of solving and its own characteristics that make difficult a generalized solution, this problem has been widely studied. In this research, the Informatics Center of the Federal University of Para´ıba was taken as a case study for the Classroom Assignment Problem. An integer linear programming model was developed and a computerized system that makes use of this model to solve this problem and can be used in practice by those responsible for room allocation at the UFPB Informatics Center.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESAlocar turmas às salas de aula é um problema vivenciado a cada semestre em instituições de ensino. Esse problema é conhecido como Classroom Assignment Problem, ou Problema de Alocação de Salas (PAS), e consiste na alocação eficiente das turmas, com dias e horários preestabelecidos, às salas de aulas, levando em consideração as necessidades dos docentes, dos discentes, das disciplinas e respeitando a capacidade das salas. Geralmente, este problema é resolvido pelas instituições de forma manual, no entanto, por se tratar de um problema combinatório, manualmente, esse processo pode levar vários dias e ainda assim não obter resultados satisfatórios. Devido à sua importância, dificuldade de resolução e características próprias que dificultam uma solução generalizada, este problema vem sendo amplamente estudado. Nesta pesquisa, o Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba foi tomado como caso de estudo para o PAS. Foi desenvolvido um modelo de programação linear inteira e um sistema informatizado que faz uso desse modelo para resolver este problema e que poderá ser utilizado na prática pelos responsáveis pela alocação de salas no Centro de Informática da UFPB.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEngenharia de ProduçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFPBCabral, Lucídio dos Anjos Formigahttp://lattes.cnpq.br/6699185881827288Silva, Luciano Fernandes Acioli Cabral e2021-01-11T05:05:49Z2019-11-292021-01-11T05:05:49Z2019-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19205porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-08-16T23:18:05Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-08-16T23:18:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior
title Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior
spellingShingle Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior
Silva, Luciano Fernandes Acioli Cabral e
Problema de alocação de salas
Otimização combinatória
Pesquisa operacional
Classroom assignment problem
Combinatorial optimization
Operational research
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior
title_full Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior
title_fullStr Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior
title_sort Modelo de programação linear inteira para o Problema de Alocação de Salas: estudo de caso em uma Instituição de ensino superior
author Silva, Luciano Fernandes Acioli Cabral e
author_facet Silva, Luciano Fernandes Acioli Cabral e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga
http://lattes.cnpq.br/6699185881827288
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Fernandes Acioli Cabral e
dc.subject.por.fl_str_mv Problema de alocação de salas
Otimização combinatória
Pesquisa operacional
Classroom assignment problem
Combinatorial optimization
Operational research
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Problema de alocação de salas
Otimização combinatória
Pesquisa operacional
Classroom assignment problem
Combinatorial optimization
Operational research
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description Allocating classes to classrooms is a problem experienced every semester in all educational institutions. This problem is known as the Classroom Assignment Problem and consists of the efficient allocation of classes, with pre-established days and times, to classrooms, taking into account the needs of teachers, students, classes and respecting the capacity of the classrooms. Generally, this problem is solved by the institutions manually, however, because it is a combinatorial problem, manually, this process can take several days and still not get satisfactory results. Due to its importance, difficulty of solving and its own characteristics that make difficult a generalized solution, this problem has been widely studied. In this research, the Informatics Center of the Federal University of Para´ıba was taken as a case study for the Classroom Assignment Problem. An integer linear programming model was developed and a computerized system that makes use of this model to solve this problem and can be used in practice by those responsible for room allocation at the UFPB Informatics Center.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
2019-08-19
2021-01-11T05:05:49Z
2021-01-11T05:05:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19205
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Engenharia de Produção
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Engenharia de Produção
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843025810292736