O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alyson Andrade
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6352
Resumo: The idealization and construction of this quantitative and experimental work are justified on the contribution proposal with the Linguistic research of Brazil, being emphasized the importance of Experimental Psycholinguistics in a sub-branch, the Linguistic Processing. It is important highlight that this research we make possible to discuss and to observe certain point even as the syntactic processor of the language, the parser habitually behaves in a differentiated reality of the one that acts. From this point on, several questions are lifted up. Would the parser use the same strategy used in the speaker's native L1 (language) to process content of L2? What would happen when the processor was begun to analyze a L2 possessor's of divergent parameters of L1 content? How the language processor resist processing syntactic would structures no corresponding or simply no existent in the L1? Would it be possible that items as work memory and proficiency level of the L2 learners could influence somehow in this processing? We will discuss with larger robustness on those and other subjects in elapsing of the work.
id UFPB_ba0a523ca77939f25c082d59424dc49b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6352
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2PsicolinguisticaAprendizes de L2Processamento LinguísticoPsicolinguisticsL2 learnersLinguistic ProcessingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThe idealization and construction of this quantitative and experimental work are justified on the contribution proposal with the Linguistic research of Brazil, being emphasized the importance of Experimental Psycholinguistics in a sub-branch, the Linguistic Processing. It is important highlight that this research we make possible to discuss and to observe certain point even as the syntactic processor of the language, the parser habitually behaves in a differentiated reality of the one that acts. From this point on, several questions are lifted up. Would the parser use the same strategy used in the speaker's native L1 (language) to process content of L2? What would happen when the processor was begun to analyze a L2 possessor's of divergent parameters of L1 content? How the language processor resist processing syntactic would structures no corresponding or simply no existent in the L1? Would it be possible that items as work memory and proficiency level of the L2 learners could influence somehow in this processing? We will discuss with larger robustness on those and other subjects in elapsing of the work.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA idealização e construção deste trabalho de característica quantitativa e experimental se justificam na proposta de contribuição com a pesquisa Linguística do Brasil, ressaltando-se a importância da Psicolinguística Experimental em seu sub-ramo, o Processamento Linguístico. É importante destacarmos que esta pesquisa nos possibilita discutir e observar até determinado ponto como o processador sintático da linguagem, o parser se comporta em uma realidade diferenciada da que habitualmente atua. A partir deste ponto, diversos questionamentos são levantados. O parser utilizaria a mesma estratégia empregada na L1(língua nativa do falante) para processar conteúdo da L2? O que ocorreria quando o processador fosse posto a analisar conteúdo de uma L2 possuidora de parâmetros divergentes da L1? Como o processador da linguagem reagiria ao processar estruturas sintáticas não correspondentes ou simplesmente não existentes em sua L1? Seria possível que itens como memória de trabalho e nível de proficiência dos aprendizes de L2 pudessem influenciar de alguma maneira neste processamento? Discutiremos com maior robustez sobre essas e outras questões no transcorrer do trabalho.Universidade Federal da Paraí­baBRLinguística e ensinoPrograma de Pós Graduação em LinguísticaUFPBLeitão, Márcio Martinshttp://lattes.cnpq.br/2937822048370599Gonçalves, Alyson Andrade2015-05-14T12:42:39Z2018-07-21T00:19:38Z2012-03-222018-07-21T00:19:38Z2011-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Alyson Andrade. O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:29:45Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:29:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2
O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2
title O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2
spellingShingle O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2
Gonçalves, Alyson Andrade
Psicolinguistica
Aprendizes de L2
Processamento Linguístico
Psicolinguistics
L2 learners
Linguistic Processing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2
title_full O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2
title_fullStr O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2
title_full_unstemmed O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2
title_sort O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2
author Gonçalves, Alyson Andrade
author_facet Gonçalves, Alyson Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leitão, Márcio Martins
http://lattes.cnpq.br/2937822048370599
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alyson Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Psicolinguistica
Aprendizes de L2
Processamento Linguístico
Psicolinguistics
L2 learners
Linguistic Processing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Psicolinguistica
Aprendizes de L2
Processamento Linguístico
Psicolinguistics
L2 learners
Linguistic Processing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The idealization and construction of this quantitative and experimental work are justified on the contribution proposal with the Linguistic research of Brazil, being emphasized the importance of Experimental Psycholinguistics in a sub-branch, the Linguistic Processing. It is important highlight that this research we make possible to discuss and to observe certain point even as the syntactic processor of the language, the parser habitually behaves in a differentiated reality of the one that acts. From this point on, several questions are lifted up. Would the parser use the same strategy used in the speaker's native L1 (language) to process content of L2? What would happen when the processor was begun to analyze a L2 possessor's of divergent parameters of L1 content? How the language processor resist processing syntactic would structures no corresponding or simply no existent in the L1? Would it be possible that items as work memory and proficiency level of the L2 learners could influence somehow in this processing? We will discuss with larger robustness on those and other subjects in elapsing of the work.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-30
2012-03-22
2015-05-14T12:42:39Z
2018-07-21T00:19:38Z
2018-07-21T00:19:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Alyson Andrade. O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6352
identifier_str_mv GONÇALVES, Alyson Andrade. O processamento sintático de orações relativas por brasileiros aprendizes de inglês como L2. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística e ensino
Programa de Pós Graduação em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística e ensino
Programa de Pós Graduação em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842909474979840