Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Genoveva Batista do
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4879
Resumo: This research brings considerations about the technological language incorporated in the educational context, but specifically we approach the challenges that the Digital Technologies - TDIC present, in conceptual terms in the education field. Is a study case with specialization egresses pupils in education and communication and information s technologies - CETIC of UFPB in the year 2004/2005. Have the objective of contribute for the reflection on the used technological language in the education process mediated for the technology. The data had been gotten through the sending for electronic mails, of a research instrument to the pupils who already meet in the teaching activity. Through a qualitative boarding it was looked to describe and to explain the studied reality. We detach the importance of the understanding and appropriation of the technological language for the professors and, as resulted, we point that the incorporation of the technological language in the pedagogical process if configures as a new ability for the professor.
id UFPB_ba38e77bdda1e6254cdfe2907f579581
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/4879
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacionalEducaçãoLinguagem TecnológicaTecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoEducationTechnological LanguageCommunication and Information s Technologies DigitalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis research brings considerations about the technological language incorporated in the educational context, but specifically we approach the challenges that the Digital Technologies - TDIC present, in conceptual terms in the education field. Is a study case with specialization egresses pupils in education and communication and information s technologies - CETIC of UFPB in the year 2004/2005. Have the objective of contribute for the reflection on the used technological language in the education process mediated for the technology. The data had been gotten through the sending for electronic mails, of a research instrument to the pupils who already meet in the teaching activity. Through a qualitative boarding it was looked to describe and to explain the studied reality. We detach the importance of the understanding and appropriation of the technological language for the professors and, as resulted, we point that the incorporation of the technological language in the pedagogical process if configures as a new ability for the professor.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta pesquisa traz considerações sobre a incorporação da linguagem tecnológica no contexto educacional, mas especificamente abordamos os desafios que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC apresentam, em termos conceituais no campo da educação. Trata-se de um estudo de caso realizado com alunos egressos do curso de especialização em educação e tecnologias da informação e comunicação CETIC da UFPB no ano de 2004/2005. Tem por objetivo contribuir para a reflexão sobre a linguagem tecnológica utilizada no processo da educação mediada pela tecnologia. Os dados foram obtidos através do envio por meio eletrônico, de um instrumento de pesquisa aos alunos do referido curso que já se encontram na atividade docente. Através de uma abordagem qualitativa procurou-se descrever e explicar a realidade estudada. Destacamos a importância da compreensão e apropriação da linguagem tecnológica pelos professores e, como resultados, apontamos que a incorporação da linguagem tecnológica no processo pedagógico se configura como uma nova competência para o professor.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós Graduação em EducaçãoUFPBPimenta, Sônia de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/3825839756301824Nascimento, Genoveva Batista do2015-05-07T15:09:46Z2018-07-20T23:55:38Z2010-03-262018-07-20T23:55:38Z2006-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Genoveva Batista do. Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:53:43Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:53:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional
title Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional
spellingShingle Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional
Nascimento, Genoveva Batista do
Educação
Linguagem Tecnológica
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Education
Technological Language
Communication and Information s Technologies Digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional
title_full Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional
title_fullStr Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional
title_full_unstemmed Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional
title_sort Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional
author Nascimento, Genoveva Batista do
author_facet Nascimento, Genoveva Batista do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimenta, Sônia de Almeida
http://lattes.cnpq.br/3825839756301824
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Genoveva Batista do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Linguagem Tecnológica
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Education
Technological Language
Communication and Information s Technologies Digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Linguagem Tecnológica
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Education
Technological Language
Communication and Information s Technologies Digital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research brings considerations about the technological language incorporated in the educational context, but specifically we approach the challenges that the Digital Technologies - TDIC present, in conceptual terms in the education field. Is a study case with specialization egresses pupils in education and communication and information s technologies - CETIC of UFPB in the year 2004/2005. Have the objective of contribute for the reflection on the used technological language in the education process mediated for the technology. The data had been gotten through the sending for electronic mails, of a research instrument to the pupils who already meet in the teaching activity. Through a qualitative boarding it was looked to describe and to explain the studied reality. We detach the importance of the understanding and appropriation of the technological language for the professors and, as resulted, we point that the incorporation of the technological language in the pedagogical process if configures as a new ability for the professor.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-17
2010-03-26
2015-05-07T15:09:46Z
2018-07-20T23:55:38Z
2018-07-20T23:55:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Genoveva Batista do. Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4879
identifier_str_mv NASCIMENTO, Genoveva Batista do. Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842892460785664