O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Briele Bruna Farias da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9593
Resumo: In this study, we identified and described the signs brought by three deaf people from rural communities who are assisted by the Rural Training Center - Specialized Care Center (CRF-CAE), located in the Cruz do Espírito Santo City - PB. In order to investigate these signs, both common to all deaf and variable, we are based on the sociolinguistic perspective, which considers language as a social institution (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968; LABOV, 1975). However, we discussed language and social interaction (SAUSSURE, 1975; MARTELOTTA, 2013; GÓES, 2002) and the acquisition of sign language (QUADROS, 1997; LANGEVIN, 1995). After the analysis of the signs, we worked with three didactic sequences, using them in the teaching-learning process of the Brazilian Sign Language - LIBRAS, the first two sequences being from instructional texts and the third, from cordel literature. The results show that the signs developed by the deaf within the family, in addition to being linguistically structured, are subject to extralinguistically motivated variation, which accredits them to have the status of dialectal signs. They demonstrated, mainly, that the teachinglearning of an official sign language, mediated by the dialectal signal, is fundamental to the process. We hope, therefore, that this study may serve as a basis for other works with a similar purpose.
id UFPB_d33fda356defc0c51e7e2bcb4c35ea9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/9593
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetaisSurdosSinais dialetaisVariaçãoLibrasDeafDialectal signsVariationLibrasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAIn this study, we identified and described the signs brought by three deaf people from rural communities who are assisted by the Rural Training Center - Specialized Care Center (CRF-CAE), located in the Cruz do Espírito Santo City - PB. In order to investigate these signs, both common to all deaf and variable, we are based on the sociolinguistic perspective, which considers language as a social institution (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968; LABOV, 1975). However, we discussed language and social interaction (SAUSSURE, 1975; MARTELOTTA, 2013; GÓES, 2002) and the acquisition of sign language (QUADROS, 1997; LANGEVIN, 1995). After the analysis of the signs, we worked with three didactic sequences, using them in the teaching-learning process of the Brazilian Sign Language - LIBRAS, the first two sequences being from instructional texts and the third, from cordel literature. The results show that the signs developed by the deaf within the family, in addition to being linguistically structured, are subject to extralinguistically motivated variation, which accredits them to have the status of dialectal signs. They demonstrated, mainly, that the teachinglearning of an official sign language, mediated by the dialectal signal, is fundamental to the process. We hope, therefore, that this study may serve as a basis for other works with a similar purpose.Neste estudo, identificamos e descrevemos os sinais trazidos por três surdos oriundos de comunidades rurais e que são atendidos pelo Centro Rural de Formação - Centro de atendimento Especializado (CRF-CAE), localizado no município de Cruz do Espírito Santo - PB. Para procedermos à investigação desses sinais, tanto os comuns a todos os surdos como os variáveis, embasamo-nos na perspectiva sociolinguística, que considera a língua como uma instituição social (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968; LABOV, 1975). Antes, porém, discutimos sobre linguagem, língua e interação social (SAUSSURE, 1975; MARTELOTTA, 2013; GÓES, 2002) e sobre aquisição de língua de sinais (QUADROS, 1997; LANGEVIN, 1995; entre outros). Após a análise dos sinais, trabalhamos com três sequências didáticas, utilizandoos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, sendo as duas primeiras sequências a partir de textos instrucionais e a terceira, a partir da literatura de cordel. Os resultados nos mostram que os sinais desenvolvidos pelos surdos no seio familiar, além de estruturados linguisticamente, são passíveis de variação motivada extralinguisticamente, o que os credencia a ter o status de sinais dialetais. Demonstraram, principalmente, que o ensino-aprendizagem de uma língua de sinais oficial, mediado pelo sinal dialetal, é fundamental ao processo. Esperamos, dessa forma, que este estudo possa servir de base a outros trabalhos com propósito semelhante.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLinguística e ensinoMestrado Profissional em LinguísticaUFPBPedrosa , Juliene Lopes Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/9474717309070835Silveira, Briele Bruna Farias da2017-09-20T13:45:01Z2018-07-20T23:47:10Z2018-07-20T23:47:10Z2017-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, Briele Bruna Farias da. O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:14:52Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9593Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:14:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais
title O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais
spellingShingle O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais
Silveira, Briele Bruna Farias da
Surdos
Sinais dialetais
Variação
Libras
Deaf
Dialectal signs
Variation
Libras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais
title_full O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais
title_fullStr O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais
title_full_unstemmed O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais
title_sort O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais
author Silveira, Briele Bruna Farias da
author_facet Silveira, Briele Bruna Farias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedrosa , Juliene Lopes Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/9474717309070835
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Briele Bruna Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos
Sinais dialetais
Variação
Libras
Deaf
Dialectal signs
Variation
Libras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Surdos
Sinais dialetais
Variação
Libras
Deaf
Dialectal signs
Variation
Libras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description In this study, we identified and described the signs brought by three deaf people from rural communities who are assisted by the Rural Training Center - Specialized Care Center (CRF-CAE), located in the Cruz do Espírito Santo City - PB. In order to investigate these signs, both common to all deaf and variable, we are based on the sociolinguistic perspective, which considers language as a social institution (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968; LABOV, 1975). However, we discussed language and social interaction (SAUSSURE, 1975; MARTELOTTA, 2013; GÓES, 2002) and the acquisition of sign language (QUADROS, 1997; LANGEVIN, 1995). After the analysis of the signs, we worked with three didactic sequences, using them in the teaching-learning process of the Brazilian Sign Language - LIBRAS, the first two sequences being from instructional texts and the third, from cordel literature. The results show that the signs developed by the deaf within the family, in addition to being linguistically structured, are subject to extralinguistically motivated variation, which accredits them to have the status of dialectal signs. They demonstrated, mainly, that the teachinglearning of an official sign language, mediated by the dialectal signal, is fundamental to the process. We hope, therefore, that this study may serve as a basis for other works with a similar purpose.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20T13:45:01Z
2017-04-10
2018-07-20T23:47:10Z
2018-07-20T23:47:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Briele Bruna Farias da. O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9593
identifier_str_mv SILVEIRA, Briele Bruna Farias da. O processo de ensino aprendizagem da libras por jovens surdos através dos sinais dialetais. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Linguística e ensino
Mestrado Profissional em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Linguística e ensino
Mestrado Profissional em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842876134457344