O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8458 |
Resumo: | English language lessons in the process of digital multiliteracy and it is inserted in the area of concentration of languages and technologies. This tool is presented as a way to stimulate students, from elementary school in a public school, whose rooms are not equipped for the use of technologies; so the students could only count with the lab they had at school. Initially, in order to meet the main goal of this work, namely, how to make use of the blog in English language lessons in the process of multiliteracy, theoretical biographic research was done, it was based on PCN's and in the new technologies, with support of some authors such as: Rojo (2013), Palfrey (2011). Castells (1999), Teruya (2006), Selber (2004), Lee (2002), Marchuschi (2005.2008), Levy (1999), among others. Moreover, to make the student came to the English language literacy a blog was created for pedagogical use in a task and used as support for students to post written productions done through reading of works previously selected by the author of this research. The results indicate that it is pertinent to use the blog as a pedagogical tool, and that the use of this feature is motivating for the students and can generate stimulating and creative productions. |
id |
UFPB_d767a2281a0d290bf53e1ba6a7a60a4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/8458 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)BlogReadingMultiletramento digitalLeitura e escritaMultiliteracyWrittenLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAEnglish language lessons in the process of digital multiliteracy and it is inserted in the area of concentration of languages and technologies. This tool is presented as a way to stimulate students, from elementary school in a public school, whose rooms are not equipped for the use of technologies; so the students could only count with the lab they had at school. Initially, in order to meet the main goal of this work, namely, how to make use of the blog in English language lessons in the process of multiliteracy, theoretical biographic research was done, it was based on PCN's and in the new technologies, with support of some authors such as: Rojo (2013), Palfrey (2011). Castells (1999), Teruya (2006), Selber (2004), Lee (2002), Marchuschi (2005.2008), Levy (1999), among others. Moreover, to make the student came to the English language literacy a blog was created for pedagogical use in a task and used as support for students to post written productions done through reading of works previously selected by the author of this research. The results indicate that it is pertinent to use the blog as a pedagogical tool, and that the use of this feature is motivating for the students and can generate stimulating and creative productions.A presente pesquisa tem como foco central o uso do blog como ferramenta de Ensino nas aulas de Língua Inglesa no processo de multiletramento digital e está inserida na área de concentração de Linguagens e Tecnologias. Esta ferramenta é apresentada como forma de estimular os alunos, do Ensino Fundamental II em uma escola pública, cujas salas não são equipadas para o uso de tecnologias, fazendo com que contássemos apenas com o laboratório presente na escola. Inicialmente, para atender ao objetivo principal deste trabalho, ou seja, como fazer uso do blog nas aulas de língua inglesa no processo de multiletramento, foi feito uso da pesquisa teórico-bibliográfica, baseada nos PCN e no Guia de Novas Tecnologias, com respaldo em alguns autores como: Rojo (2013), Palfrey (2011), Castells (1999), Teruya (2006), Selber (2004), Lopes(2002), Marchuschi (2005, 2008), Levy (1999), dentre outros. E, para fazer com que o aluno chegasse ao letramento em Língua Inglesa, um blog foi criado, para uso pedagógico em uma tarefa, e utilizado como suporte para que os alunos postassem as produções escritas realizadas através da leitura de obras previamente selecionadas pela mediadora da pesquisa. Os resultados apontam que é pertinente utilizar o blog como uma ferramenta pedagógica, e que o uso desse recurso é motivador para os alunos e pode gerar produções estimulantes e criativas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLinguística e ensinoMestrado Profissional em LinguísticaUFPBSantos, Denilson Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8029076561670656Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos2016-07-28T12:22:37Z2018-07-20T23:46:49Z2018-07-20T23:46:49Z2015-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Kelly Cristine Martins dos. O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem). 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8458porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:46:16Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:46:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem) |
title |
O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem) |
spellingShingle |
O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem) Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos Blog Reading Multiletramento digital Leitura e escrita Multiliteracy Written LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
title_short |
O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem) |
title_full |
O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem) |
title_fullStr |
O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem) |
title_full_unstemmed |
O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem) |
title_sort |
O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem) |
author |
Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos |
author_facet |
Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Denilson Pereira de http://lattes.cnpq.br/8029076561670656 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Reading Multiletramento digital Leitura e escrita Multiliteracy Written LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
topic |
Blog Reading Multiletramento digital Leitura e escrita Multiliteracy Written LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
description |
English language lessons in the process of digital multiliteracy and it is inserted in the area of concentration of languages and technologies. This tool is presented as a way to stimulate students, from elementary school in a public school, whose rooms are not equipped for the use of technologies; so the students could only count with the lab they had at school. Initially, in order to meet the main goal of this work, namely, how to make use of the blog in English language lessons in the process of multiliteracy, theoretical biographic research was done, it was based on PCN's and in the new technologies, with support of some authors such as: Rojo (2013), Palfrey (2011). Castells (1999), Teruya (2006), Selber (2004), Lee (2002), Marchuschi (2005.2008), Levy (1999), among others. Moreover, to make the student came to the English language literacy a blog was created for pedagogical use in a task and used as support for students to post written productions done through reading of works previously selected by the author of this research. The results indicate that it is pertinent to use the blog as a pedagogical tool, and that the use of this feature is motivating for the students and can generate stimulating and creative productions. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17 2016-07-28T12:22:37Z 2018-07-20T23:46:49Z 2018-07-20T23:46:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Kelly Cristine Martins dos. O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem). 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2015. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8458 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Kelly Cristine Martins dos. O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem). 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2015. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Linguística e ensino Mestrado Profissional em Linguística UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Linguística e ensino Mestrado Profissional em Linguística UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842876009676800 |