O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8458
Resumo: English language lessons in the process of digital multiliteracy and it is inserted in the area of concentration of languages and technologies. This tool is presented as a way to stimulate students, from elementary school in a public school, whose rooms are not equipped for the use of technologies; so the students could only count with the lab they had at school. Initially, in order to meet the main goal of this work, namely, how to make use of the blog in English language lessons in the process of multiliteracy, theoretical biographic research was done, it was based on PCN's and in the new technologies, with support of some authors such as: Rojo (2013), Palfrey (2011). Castells (1999), Teruya (2006), Selber (2004), Lee (2002), Marchuschi (2005.2008), Levy (1999), among others. Moreover, to make the student came to the English language literacy a blog was created for pedagogical use in a task and used as support for students to post written productions done through reading of works previously selected by the author of this research. The results indicate that it is pertinent to use the blog as a pedagogical tool, and that the use of this feature is motivating for the students and can generate stimulating and creative productions.
id UFPB_d767a2281a0d290bf53e1ba6a7a60a4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/8458
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)BlogReadingMultiletramento digitalLeitura e escritaMultiliteracyWrittenLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICAEnglish language lessons in the process of digital multiliteracy and it is inserted in the area of concentration of languages and technologies. This tool is presented as a way to stimulate students, from elementary school in a public school, whose rooms are not equipped for the use of technologies; so the students could only count with the lab they had at school. Initially, in order to meet the main goal of this work, namely, how to make use of the blog in English language lessons in the process of multiliteracy, theoretical biographic research was done, it was based on PCN's and in the new technologies, with support of some authors such as: Rojo (2013), Palfrey (2011). Castells (1999), Teruya (2006), Selber (2004), Lee (2002), Marchuschi (2005.2008), Levy (1999), among others. Moreover, to make the student came to the English language literacy a blog was created for pedagogical use in a task and used as support for students to post written productions done through reading of works previously selected by the author of this research. The results indicate that it is pertinent to use the blog as a pedagogical tool, and that the use of this feature is motivating for the students and can generate stimulating and creative productions.A presente pesquisa tem como foco central o uso do blog como ferramenta de Ensino nas aulas de Língua Inglesa no processo de multiletramento digital e está inserida na área de concentração de Linguagens e Tecnologias. Esta ferramenta é apresentada como forma de estimular os alunos, do Ensino Fundamental II em uma escola pública, cujas salas não são equipadas para o uso de tecnologias, fazendo com que contássemos apenas com o laboratório presente na escola. Inicialmente, para atender ao objetivo principal deste trabalho, ou seja, como fazer uso do blog nas aulas de língua inglesa no processo de multiletramento, foi feito uso da pesquisa teórico-bibliográfica, baseada nos PCN e no Guia de Novas Tecnologias, com respaldo em alguns autores como: Rojo (2013), Palfrey (2011), Castells (1999), Teruya (2006), Selber (2004), Lopes(2002), Marchuschi (2005, 2008), Levy (1999), dentre outros. E, para fazer com que o aluno chegasse ao letramento em Língua Inglesa, um blog foi criado, para uso pedagógico em uma tarefa, e utilizado como suporte para que os alunos postassem as produções escritas realizadas através da leitura de obras previamente selecionadas pela mediadora da pesquisa. Os resultados apontam que é pertinente utilizar o blog como uma ferramenta pedagógica, e que o uso desse recurso é motivador para os alunos e pode gerar produções estimulantes e criativas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLinguística e ensinoMestrado Profissional em LinguísticaUFPBSantos, Denilson Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8029076561670656Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos2016-07-28T12:22:37Z2018-07-20T23:46:49Z2018-07-20T23:46:49Z2015-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Kelly Cristine Martins dos. O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem). 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8458porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:46:16Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:46:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)
title O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)
spellingShingle O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)
Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos
Blog
Reading
Multiletramento digital
Leitura e escrita
Multiliteracy
Written
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
title_short O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)
title_full O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)
title_fullStr O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)
title_full_unstemmed O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)
title_sort O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem)
author Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos
author_facet Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Denilson Pereira de
http://lattes.cnpq.br/8029076561670656
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kelly Cristine Martins dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Reading
Multiletramento digital
Leitura e escrita
Multiliteracy
Written
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
topic Blog
Reading
Multiletramento digital
Leitura e escrita
Multiliteracy
Written
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
description English language lessons in the process of digital multiliteracy and it is inserted in the area of concentration of languages and technologies. This tool is presented as a way to stimulate students, from elementary school in a public school, whose rooms are not equipped for the use of technologies; so the students could only count with the lab they had at school. Initially, in order to meet the main goal of this work, namely, how to make use of the blog in English language lessons in the process of multiliteracy, theoretical biographic research was done, it was based on PCN's and in the new technologies, with support of some authors such as: Rojo (2013), Palfrey (2011). Castells (1999), Teruya (2006), Selber (2004), Lee (2002), Marchuschi (2005.2008), Levy (1999), among others. Moreover, to make the student came to the English language literacy a blog was created for pedagogical use in a task and used as support for students to post written productions done through reading of works previously selected by the author of this research. The results indicate that it is pertinent to use the blog as a pedagogical tool, and that the use of this feature is motivating for the students and can generate stimulating and creative productions.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17
2016-07-28T12:22:37Z
2018-07-20T23:46:49Z
2018-07-20T23:46:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Kelly Cristine Martins dos. O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem). 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2015.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8458
identifier_str_mv SANTOS, Kelly Cristine Martins dos. O uso do blog como estratégia motivadora no processo de (multi) letramento digital nas aulas de língua estrangeira moderna (lem). 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2015.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Linguística e ensino
Mestrado Profissional em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Linguística e ensino
Mestrado Profissional em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842876009676800