O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosana Brito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7502
Resumo: The present dissertation aims to present the institutional self-assessment conducted by the own assessment Committees (CPA´s), as a generating and disseminating knowledge tool that can help in the process of making strategic decisions on the part of Higher Education Institutions (IES). The approach chosen was the exploratory research. Based on the literary review of national and international authors to meet and analyze more deeply the concepts of institutional self-assessment, organizational strategy, knowledge management and organizational learning. From this point, it was possible to construct arguments capable of enabling the attainment of the objective proposed. At the end of the work it could be noted that the process of institutional self- assessment conducted annually by the CPAs can, in fact, generate knowledge which are able to potentiate the taking of strategic actions on the part of the IES.
id UFPB_e4fe8824a8e0045767b8e7954255520c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7502
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IESAuto-avaliação InstitucionalInstitutional Self-AssessmentEstratégia OrganizacionalGestão do ConhecimentoAprendizagem OrganizacionalOrganizational strategyKnowledge ManagementOrganizational LearningCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe present dissertation aims to present the institutional self-assessment conducted by the own assessment Committees (CPA´s), as a generating and disseminating knowledge tool that can help in the process of making strategic decisions on the part of Higher Education Institutions (IES). The approach chosen was the exploratory research. Based on the literary review of national and international authors to meet and analyze more deeply the concepts of institutional self-assessment, organizational strategy, knowledge management and organizational learning. From this point, it was possible to construct arguments capable of enabling the attainment of the objective proposed. At the end of the work it could be noted that the process of institutional self- assessment conducted annually by the CPAs can, in fact, generate knowledge which are able to potentiate the taking of strategic actions on the part of the IES.O presente estudo tem como objetivo apresentar a Auto-avaliação Institucional, conduzida pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA’s) como ferramenta geradora e disseminadora de conhecimentos que possam auxiliar no processo de tomada de decisões estratégicas por parte das Instituições de Ensino Superior (IES). A abordagem escolhida foi a pesquisa exploratória. Baseou-se na revisão literária de autores nacionais e internacionais para se conhecer e analisar mais profundamente os conceitos de auto-avaliação institucional, estratégia organizacional, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. A partir deste ponto, foi possível construir argumentos capazes de viabilizar a consecução do objetivo proposto. Ao final do trabalho pôde-se constatar que o processo de auto-avaliação institucional conduzido anualmente pelas CPA’s pode, de fato, gerar conhecimentos que, ao serem disseminados, são capazes de potencializar a tomada de ações estratégicas por parte das IES.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações AprendentesUFPBGuedes, Edson Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9015460917333717Santos, Rosana Brito2015-05-26T15:32:00Z2018-07-21T00:11:52Z2018-07-21T00:11:52Z2014-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Rosana Brito. O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:01:48Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:01:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES
title O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES
spellingShingle O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES
Santos, Rosana Brito
Auto-avaliação Institucional
Institutional Self-Assessment
Estratégia Organizacional
Gestão do Conhecimento
Aprendizagem Organizacional
Organizational strategy
Knowledge Management
Organizational Learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES
title_full O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES
title_fullStr O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES
title_full_unstemmed O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES
title_sort O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES
author Santos, Rosana Brito
author_facet Santos, Rosana Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes, Edson Carvalho
http://lattes.cnpq.br/9015460917333717
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosana Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-avaliação Institucional
Institutional Self-Assessment
Estratégia Organizacional
Gestão do Conhecimento
Aprendizagem Organizacional
Organizational strategy
Knowledge Management
Organizational Learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Auto-avaliação Institucional
Institutional Self-Assessment
Estratégia Organizacional
Gestão do Conhecimento
Aprendizagem Organizacional
Organizational strategy
Knowledge Management
Organizational Learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present dissertation aims to present the institutional self-assessment conducted by the own assessment Committees (CPA´s), as a generating and disseminating knowledge tool that can help in the process of making strategic decisions on the part of Higher Education Institutions (IES). The approach chosen was the exploratory research. Based on the literary review of national and international authors to meet and analyze more deeply the concepts of institutional self-assessment, organizational strategy, knowledge management and organizational learning. From this point, it was possible to construct arguments capable of enabling the attainment of the objective proposed. At the end of the work it could be noted that the process of institutional self- assessment conducted annually by the CPAs can, in fact, generate knowledge which are able to potentiate the taking of strategic actions on the part of the IES.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-21
2015-05-26T15:32:00Z
2018-07-21T00:11:52Z
2018-07-21T00:11:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Rosana Brito. O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7502
identifier_str_mv SANTOS, Rosana Brito. O processo de auto-avaliação institucional como gerador e disseminador de conhecimentos estratégicos para as IES. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1823126918661144576