Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Alexsandro Marcelino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912
Resumo: Considering the advance of digital technologies in the educational environment, Learning Objects (LO) have become an important element in the teaching learning process. LO is understood as being any digital resource which can support learning. In relation to the distance education (DE), this technology assumes an even more relevant role, since it uses the technological resources to transmit knowledge. This work aims to propose a model for the development of easy dealing Learning Objects by teachers and instructors, through the system and mechanics of Role Playing Game-RPG Solo Adventure. The proposed model was created according to Skinner learning theories (1972) and Lévy (1993) with respect to the information rescue from the stimuli with the association of images, sounds, keywords, as well as Hayashi (2003) and Siqueira (2011), regarding content assimilation and decision-making capacity. The validation of the proposed model pointed out, based on data analysis, which the Ypostírixi had a positive acceptance by the participating teachers, revealing itself as a model of relevant support to the teaching learning process.
id UFPB_edd9f2e5fafa4700bbed20826dac39fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/12912
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagemObjetos de aprendizagemRPGAventura soloLearning objectSolo adventureCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOConsidering the advance of digital technologies in the educational environment, Learning Objects (LO) have become an important element in the teaching learning process. LO is understood as being any digital resource which can support learning. In relation to the distance education (DE), this technology assumes an even more relevant role, since it uses the technological resources to transmit knowledge. This work aims to propose a model for the development of easy dealing Learning Objects by teachers and instructors, through the system and mechanics of Role Playing Game-RPG Solo Adventure. The proposed model was created according to Skinner learning theories (1972) and Lévy (1993) with respect to the information rescue from the stimuli with the association of images, sounds, keywords, as well as Hayashi (2003) and Siqueira (2011), regarding content assimilation and decision-making capacity. The validation of the proposed model pointed out, based on data analysis, which the Ypostírixi had a positive acceptance by the participating teachers, revealing itself as a model of relevant support to the teaching learning process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConsiderando o avanço das tecnologias digitais no meio educacional, os Objetos de Aprendizagem (OA) se tornaram um elemento importante no processo de ensino aprendizagem. O OA é compreendido como sendo qualquer recurso digital que possa apoiar a aprendizagem. No que se refere à educação a distância (EaD), essa tecnologia assume um papel ainda mais relevante, uma vez que se utiliza dos recursos tecnológicos para transmitir o conhecimento. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem de fácil utilização por professores e instrutores, através do sistema e da mecânica do Role Playing Game-RPG Aventura Solo. O modelo proposto foi criado de acordo com as teorias de aprendizagem de Skinner (1972) e Lévy (1993) no que se refere ao resgate das informações proveniente dos estímulos com a associação de imagens, sons, palavras-chaves, assim como Hayashi (2003) e Siqueira (2011), com relação a assimilação de conteúdos e a capacidade de decisão. A validação do modelo proposto apontou, a partir da análise dos dados obtidos, que o Ypostírixi teve uma aceitação positiva pelos professores participantes revelando-se como um modelo de apoio relevante no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem.Universidade Federal da ParaíbaBrasilInformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFPBSiebra, Clauirton de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/7707799028683443Fernandes, Alexsandro Marcelino2019-01-11T21:19:25Z2019-01-112019-01-11T21:19:25Z2017-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-01-11T21:19:25Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/12912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-01-11T21:19:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
title Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
spellingShingle Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
Fernandes, Alexsandro Marcelino
Objetos de aprendizagem
RPG
Aventura solo
Learning object
Solo adventure
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
title_full Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
title_fullStr Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
title_sort Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
author Fernandes, Alexsandro Marcelino
author_facet Fernandes, Alexsandro Marcelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siebra, Clauirton de Albuquerque
http://lattes.cnpq.br/7707799028683443
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Alexsandro Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
RPG
Aventura solo
Learning object
Solo adventure
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Objetos de aprendizagem
RPG
Aventura solo
Learning object
Solo adventure
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Considering the advance of digital technologies in the educational environment, Learning Objects (LO) have become an important element in the teaching learning process. LO is understood as being any digital resource which can support learning. In relation to the distance education (DE), this technology assumes an even more relevant role, since it uses the technological resources to transmit knowledge. This work aims to propose a model for the development of easy dealing Learning Objects by teachers and instructors, through the system and mechanics of Role Playing Game-RPG Solo Adventure. The proposed model was created according to Skinner learning theories (1972) and Lévy (1993) with respect to the information rescue from the stimuli with the association of images, sounds, keywords, as well as Hayashi (2003) and Siqueira (2011), regarding content assimilation and decision-making capacity. The validation of the proposed model pointed out, based on data analysis, which the Ypostírixi had a positive acceptance by the participating teachers, revealing itself as a model of relevant support to the teaching learning process.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
2019-01-11T21:19:25Z
2019-01-11
2019-01-11T21:19:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842940440477696