Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912 |
Resumo: | Considering the advance of digital technologies in the educational environment, Learning Objects (LO) have become an important element in the teaching learning process. LO is understood as being any digital resource which can support learning. In relation to the distance education (DE), this technology assumes an even more relevant role, since it uses the technological resources to transmit knowledge. This work aims to propose a model for the development of easy dealing Learning Objects by teachers and instructors, through the system and mechanics of Role Playing Game-RPG Solo Adventure. The proposed model was created according to Skinner learning theories (1972) and Lévy (1993) with respect to the information rescue from the stimuli with the association of images, sounds, keywords, as well as Hayashi (2003) and Siqueira (2011), regarding content assimilation and decision-making capacity. The validation of the proposed model pointed out, based on data analysis, which the Ypostírixi had a positive acceptance by the participating teachers, revealing itself as a model of relevant support to the teaching learning process. |
id |
UFPB_edd9f2e5fafa4700bbed20826dac39fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/12912 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagemObjetos de aprendizagemRPGAventura soloLearning objectSolo adventureCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOConsidering the advance of digital technologies in the educational environment, Learning Objects (LO) have become an important element in the teaching learning process. LO is understood as being any digital resource which can support learning. In relation to the distance education (DE), this technology assumes an even more relevant role, since it uses the technological resources to transmit knowledge. This work aims to propose a model for the development of easy dealing Learning Objects by teachers and instructors, through the system and mechanics of Role Playing Game-RPG Solo Adventure. The proposed model was created according to Skinner learning theories (1972) and Lévy (1993) with respect to the information rescue from the stimuli with the association of images, sounds, keywords, as well as Hayashi (2003) and Siqueira (2011), regarding content assimilation and decision-making capacity. The validation of the proposed model pointed out, based on data analysis, which the Ypostírixi had a positive acceptance by the participating teachers, revealing itself as a model of relevant support to the teaching learning process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConsiderando o avanço das tecnologias digitais no meio educacional, os Objetos de Aprendizagem (OA) se tornaram um elemento importante no processo de ensino aprendizagem. O OA é compreendido como sendo qualquer recurso digital que possa apoiar a aprendizagem. No que se refere à educação a distância (EaD), essa tecnologia assume um papel ainda mais relevante, uma vez que se utiliza dos recursos tecnológicos para transmitir o conhecimento. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem de fácil utilização por professores e instrutores, através do sistema e da mecânica do Role Playing Game-RPG Aventura Solo. O modelo proposto foi criado de acordo com as teorias de aprendizagem de Skinner (1972) e Lévy (1993) no que se refere ao resgate das informações proveniente dos estímulos com a associação de imagens, sons, palavras-chaves, assim como Hayashi (2003) e Siqueira (2011), com relação a assimilação de conteúdos e a capacidade de decisão. A validação do modelo proposto apontou, a partir da análise dos dados obtidos, que o Ypostírixi teve uma aceitação positiva pelos professores participantes revelando-se como um modelo de apoio relevante no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem.Universidade Federal da ParaíbaBrasilInformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFPBSiebra, Clauirton de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/7707799028683443Fernandes, Alexsandro Marcelino2019-01-11T21:19:25Z2019-01-112019-01-11T21:19:25Z2017-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-01-11T21:19:25Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/12912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-01-11T21:19:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem |
title |
Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem Fernandes, Alexsandro Marcelino Objetos de aprendizagem RPG Aventura solo Learning object Solo adventure CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem |
title_full |
Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem |
title_sort |
Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem |
author |
Fernandes, Alexsandro Marcelino |
author_facet |
Fernandes, Alexsandro Marcelino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siebra, Clauirton de Albuquerque http://lattes.cnpq.br/7707799028683443 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Alexsandro Marcelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem RPG Aventura solo Learning object Solo adventure CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
Objetos de aprendizagem RPG Aventura solo Learning object Solo adventure CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
Considering the advance of digital technologies in the educational environment, Learning Objects (LO) have become an important element in the teaching learning process. LO is understood as being any digital resource which can support learning. In relation to the distance education (DE), this technology assumes an even more relevant role, since it uses the technological resources to transmit knowledge. This work aims to propose a model for the development of easy dealing Learning Objects by teachers and instructors, through the system and mechanics of Role Playing Game-RPG Solo Adventure. The proposed model was created according to Skinner learning theories (1972) and Lévy (1993) with respect to the information rescue from the stimuli with the association of images, sounds, keywords, as well as Hayashi (2003) and Siqueira (2011), regarding content assimilation and decision-making capacity. The validation of the proposed model pointed out, based on data analysis, which the Ypostírixi had a positive acceptance by the participating teachers, revealing itself as a model of relevant support to the teaching learning process. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 2019-01-11T21:19:25Z 2019-01-11 2019-01-11T21:19:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Informática Programa de Pós-Graduação em Informática UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Informática Programa de Pós-Graduação em Informática UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842940440477696 |