PÓS-MODERNIDADE, CIÊNCIA JURÍDICA E ENSINO: possíveis contribuições da teoria crítica no cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Thanderson Pereira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
DOI: 10.51359/2448-2307.2018.236207
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/236207
Resumo: O objetivo desse estudo é discutir a inserção da ciência jurídica e do ensino do Direito dentro da pós-modernidade, bem como examinar possíveis contribuições da Teoria Crítica, em Adorno e Horkheimer, para o desenvolvimento da construção do saber e prática pedagógica no Direito. Utiliza-se de metodologia qualitativa, contando com técnica de pesquisa bibliográfica. Infere-se da pesquisa realizada, que a ciência jurídica na pós-modernidade é líquida, se encontra em processo de constante modificação, e o ensino do Direito precisa acompanhar essa dinâmica da ciência, demandando formas de ensino e aprendizagem que não correspondam a uma educação bancária, mas sim emancipatória. Nesse contexto, a Teoria Crítica pode contribuir para a construção do conhecimento e aperfeiçoamento do ensino de Direito, tornando-os reflexivos e críticos, a partir da interação entre teoria e prática.
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