PÓS-MODERNIDADE, CIÊNCIA JURÍDICA E ENSINO: possíveis contribuições da teoria crítica no cenário brasileiro
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online) |
DOI: | 10.51359/2448-2307.2018.236207 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/236207 |
Resumo: | O objetivo desse estudo é discutir a inserção da ciência jurídica e do ensino do Direito dentro da pós-modernidade, bem como examinar possíveis contribuições da Teoria Crítica, em Adorno e Horkheimer, para o desenvolvimento da construção do saber e prática pedagógica no Direito. Utiliza-se de metodologia qualitativa, contando com técnica de pesquisa bibliográfica. Infere-se da pesquisa realizada, que a ciência jurídica na pós-modernidade é líquida, se encontra em processo de constante modificação, e o ensino do Direito precisa acompanhar essa dinâmica da ciência, demandando formas de ensino e aprendizagem que não correspondam a uma educação bancária, mas sim emancipatória. Nesse contexto, a Teoria Crítica pode contribuir para a construção do conhecimento e aperfeiçoamento do ensino de Direito, tornando-os reflexivos e críticos, a partir da interação entre teoria e prática. |
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PÓS-MODERNIDADE, CIÊNCIA JURÍDICA E ENSINO: possíveis contribuições da teoria crítica no cenário brasileiroO objetivo desse estudo é discutir a inserção da ciência jurídica e do ensino do Direito dentro da pós-modernidade, bem como examinar possíveis contribuições da Teoria Crítica, em Adorno e Horkheimer, para o desenvolvimento da construção do saber e prática pedagógica no Direito. Utiliza-se de metodologia qualitativa, contando com técnica de pesquisa bibliográfica. Infere-se da pesquisa realizada, que a ciência jurídica na pós-modernidade é líquida, se encontra em processo de constante modificação, e o ensino do Direito precisa acompanhar essa dinâmica da ciência, demandando formas de ensino e aprendizagem que não correspondam a uma educação bancária, mas sim emancipatória. Nesse contexto, a Teoria Crítica pode contribuir para a construção do conhecimento e aperfeiçoamento do ensino de Direito, tornando-os reflexivos e críticos, a partir da interação entre teoria e prática.Universidade Federal de Pernambuco2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/23620710.51359/2448-2307.2018.236207Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 90 No. 2 (2018): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 297-315Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 90 Núm. 2 (2018): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 297-315Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 90 No. 2 (2018): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 297-315Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 90 n. 2 (2018): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 297-3152448-23071980-3087reponame:Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/236207/pdfCopyright (c) 2018 Thanderson Pereira de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Thanderson Pereira de2018-12-06T16:35:24Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/236207Revistahttp://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/oai||revista.academica@ufpe.br2448-23071980-3087opendoar:2018-12-06T16:35:24Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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