Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcos de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maciel, Alexandre Magno Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Texto Completo: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528
Resumo: A demanda por cursos de ensino à distância vem alcançando números significativos no Brasil, com isso cresce também a atenção nos ambientes virtuais de aprendizado, que são responsáveis por ministrar esses cursos. A interação nesses ambientes é fundamental para que os objetivos do curso sejam alcançados. Neste sentido o uso de assistentes virtuais, como o Avatar Educação, facilitam a comunicação e interação nesses ambientes. Apesar do uso de tecnologias multiplataformas, o Avatar Educação foi desenvolvido especificamente para o ambiente Moodle. Assim este trabalho propõe uma nova arquitetura, fazendo uso do paradigma de arquitetura orientada a serviço, para tornar o funcionamento deste assistente mais independente do ambiente Moodle.
id UFPE-2_1d1afebed5ee2ad7f348915f7a21aba0
oai_identifier_str oai:ojs.poli.br:article/528
network_acronym_str UFPE-2
network_name_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository_id_str
spelling Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar EducaçãoA demanda por cursos de ensino à distância vem alcançando números significativos no Brasil, com isso cresce também a atenção nos ambientes virtuais de aprendizado, que são responsáveis por ministrar esses cursos. A interação nesses ambientes é fundamental para que os objetivos do curso sejam alcançados. Neste sentido o uso de assistentes virtuais, como o Avatar Educação, facilitam a comunicação e interação nesses ambientes. Apesar do uso de tecnologias multiplataformas, o Avatar Educação foi desenvolvido especificamente para o ambiente Moodle. Assim este trabalho propõe uma nova arquitetura, fazendo uso do paradigma de arquitetura orientada a serviço, para tornar o funcionamento deste assistente mais independente do ambiente Moodle.Escola Politécnica de Pernambuco2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/52810.25286/repa.v3i1.528Journal of Engineering and Applied Research; Vol 3 No 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa AplicadaRevista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 3 n. 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada2525-425110.25286/repa.v3i1reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528/163Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marcos de SouzaMaciel, Alexandre Magno Andrade2018-03-21T01:44:56Zoai:ojs.poli.br:article/528Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-03-21T01:44:56Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação
title Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação
spellingShingle Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação
Oliveira, Marcos de Souza
title_short Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação
title_full Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação
title_fullStr Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação
title_full_unstemmed Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação
title_sort Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação
author Oliveira, Marcos de Souza
author_facet Oliveira, Marcos de Souza
Maciel, Alexandre Magno Andrade
author_role author
author2 Maciel, Alexandre Magno Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcos de Souza
Maciel, Alexandre Magno Andrade
description A demanda por cursos de ensino à distância vem alcançando números significativos no Brasil, com isso cresce também a atenção nos ambientes virtuais de aprendizado, que são responsáveis por ministrar esses cursos. A interação nesses ambientes é fundamental para que os objetivos do curso sejam alcançados. Neste sentido o uso de assistentes virtuais, como o Avatar Educação, facilitam a comunicação e interação nesses ambientes. Apesar do uso de tecnologias multiplataformas, o Avatar Educação foi desenvolvido especificamente para o ambiente Moodle. Assim este trabalho propõe uma nova arquitetura, fazendo uso do paradigma de arquitetura orientada a serviço, para tornar o funcionamento deste assistente mais independente do ambiente Moodle.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528
10.25286/repa.v3i1.528
url http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528
identifier_str_mv 10.25286/repa.v3i1.528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528/163
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Engineering and Applied Research; Vol 3 No 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 3 n. 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
2525-4251
10.25286/repa.v3i1
reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
collection Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||repa@poli.br
_version_ 1798035999155027968