Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
Texto Completo: | http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528 |
Resumo: | A demanda por cursos de ensino à distância vem alcançando números significativos no Brasil, com isso cresce também a atenção nos ambientes virtuais de aprendizado, que são responsáveis por ministrar esses cursos. A interação nesses ambientes é fundamental para que os objetivos do curso sejam alcançados. Neste sentido o uso de assistentes virtuais, como o Avatar Educação, facilitam a comunicação e interação nesses ambientes. Apesar do uso de tecnologias multiplataformas, o Avatar Educação foi desenvolvido especificamente para o ambiente Moodle. Assim este trabalho propõe uma nova arquitetura, fazendo uso do paradigma de arquitetura orientada a serviço, para tornar o funcionamento deste assistente mais independente do ambiente Moodle. |
id |
UFPE-2_1d1afebed5ee2ad7f348915f7a21aba0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.poli.br:article/528 |
network_acronym_str |
UFPE-2 |
network_name_str |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar EducaçãoA demanda por cursos de ensino à distância vem alcançando números significativos no Brasil, com isso cresce também a atenção nos ambientes virtuais de aprendizado, que são responsáveis por ministrar esses cursos. A interação nesses ambientes é fundamental para que os objetivos do curso sejam alcançados. Neste sentido o uso de assistentes virtuais, como o Avatar Educação, facilitam a comunicação e interação nesses ambientes. Apesar do uso de tecnologias multiplataformas, o Avatar Educação foi desenvolvido especificamente para o ambiente Moodle. Assim este trabalho propõe uma nova arquitetura, fazendo uso do paradigma de arquitetura orientada a serviço, para tornar o funcionamento deste assistente mais independente do ambiente Moodle.Escola Politécnica de Pernambuco2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/52810.25286/repa.v3i1.528Journal of Engineering and Applied Research; Vol 3 No 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa AplicadaRevista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 3 n. 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada2525-425110.25286/repa.v3i1reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528/163Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marcos de SouzaMaciel, Alexandre Magno Andrade2018-03-21T01:44:56Zoai:ojs.poli.br:article/528Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-03-21T01:44:56Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação |
title |
Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação |
spellingShingle |
Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação Oliveira, Marcos de Souza |
title_short |
Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação |
title_full |
Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação |
title_fullStr |
Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação |
title_full_unstemmed |
Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação |
title_sort |
Proposta de Arquitetura Utilizando o Paradigma SOA para o Avatar Educação |
author |
Oliveira, Marcos de Souza |
author_facet |
Oliveira, Marcos de Souza Maciel, Alexandre Magno Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Alexandre Magno Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcos de Souza Maciel, Alexandre Magno Andrade |
description |
A demanda por cursos de ensino à distância vem alcançando números significativos no Brasil, com isso cresce também a atenção nos ambientes virtuais de aprendizado, que são responsáveis por ministrar esses cursos. A interação nesses ambientes é fundamental para que os objetivos do curso sejam alcançados. Neste sentido o uso de assistentes virtuais, como o Avatar Educação, facilitam a comunicação e interação nesses ambientes. Apesar do uso de tecnologias multiplataformas, o Avatar Educação foi desenvolvido especificamente para o ambiente Moodle. Assim este trabalho propõe uma nova arquitetura, fazendo uso do paradigma de arquitetura orientada a serviço, para tornar o funcionamento deste assistente mais independente do ambiente Moodle. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528 10.25286/repa.v3i1.528 |
url |
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528 |
identifier_str_mv |
10.25286/repa.v3i1.528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/528/163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Engineering and Applied Research; Vol 3 No 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 3 n. 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 2525-4251 10.25286/repa.v3i1 reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
collection |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||repa@poli.br |
_version_ |
1798035999155027968 |