Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Francine
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schimelfenig, Beatriz, Vitorino da Silva, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Texto Completo: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/704
Resumo: O constante crescimento do setor de pisos de concreto resulta no aumento da demanda por novas técnicas de aperfeiçoamento do uso deste material. Assim, quando a aplicação concerne a pisos de concreto, devem ser consideradas algumas propriedades, como a dureza superficial e as resistências mecânicas. Entretanto, tais propriedades acabam muitas vezes comprometidas, principalmente, em decorrência de problemas vinculados ao projeto, à execução e à dosagem do concreto destas estruturas. Em virtude do exposto, podem ocorrer manifestações patológicas, dentre as quais encontram-se o desgaste superficial por abrasão e a fissuração do compósito. Diante disso, este estudo irá avaliar alguns fatores como a relação água/cimento (0,40; 0,50; 0,60) e o emprego de endurecedor superficial (endurecedor cimentício e líquido) no cimento CP V-ARI. Foram realizados ensaios de avaliação de resistência à compressão uniaxial, resistência à tração na flexão, exsudação e dureza superficial por esclerometria e os resultados indicam que o uso dos endurecedores superficiais cimentício e líquido tendem a aumentar a resistência superficial dos compósitos. Conclui-se que relações a/c maiores resultam em concretos com menor resistência e dureza superficial, e que o uso de endurecedores superficiais melhora a camada superficial dos compósitos podendo evitar possíveis manifestações patológicas.
id UFPE-2_23ee9c179a7785bfb879eec9207610d2
oai_identifier_str oai:ojs.poli.br:article/704
network_acronym_str UFPE-2
network_name_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository_id_str
spelling Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para PisosO constante crescimento do setor de pisos de concreto resulta no aumento da demanda por novas técnicas de aperfeiçoamento do uso deste material. Assim, quando a aplicação concerne a pisos de concreto, devem ser consideradas algumas propriedades, como a dureza superficial e as resistências mecânicas. Entretanto, tais propriedades acabam muitas vezes comprometidas, principalmente, em decorrência de problemas vinculados ao projeto, à execução e à dosagem do concreto destas estruturas. Em virtude do exposto, podem ocorrer manifestações patológicas, dentre as quais encontram-se o desgaste superficial por abrasão e a fissuração do compósito. Diante disso, este estudo irá avaliar alguns fatores como a relação água/cimento (0,40; 0,50; 0,60) e o emprego de endurecedor superficial (endurecedor cimentício e líquido) no cimento CP V-ARI. Foram realizados ensaios de avaliação de resistência à compressão uniaxial, resistência à tração na flexão, exsudação e dureza superficial por esclerometria e os resultados indicam que o uso dos endurecedores superficiais cimentício e líquido tendem a aumentar a resistência superficial dos compósitos. Conclui-se que relações a/c maiores resultam em concretos com menor resistência e dureza superficial, e que o uso de endurecedores superficiais melhora a camada superficial dos compósitos podendo evitar possíveis manifestações patológicas.Escola Politécnica de Pernambuco2017-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/70410.25286/repa.v2i3.704Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 20172525-425110.25286/repa.v2i3reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/704/314Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, FrancineSchimelfenig, BeatrizVitorino da Silva, Cristina2018-09-14T03:13:50Zoai:ojs.poli.br:article/704Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-09-14T03:13:50Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos
title Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos
spellingShingle Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos
Padilha, Francine
title_short Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos
title_full Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos
title_fullStr Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos
title_full_unstemmed Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos
title_sort Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos
author Padilha, Francine
author_facet Padilha, Francine
Schimelfenig, Beatriz
Vitorino da Silva, Cristina
author_role author
author2 Schimelfenig, Beatriz
Vitorino da Silva, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Francine
Schimelfenig, Beatriz
Vitorino da Silva, Cristina
description O constante crescimento do setor de pisos de concreto resulta no aumento da demanda por novas técnicas de aperfeiçoamento do uso deste material. Assim, quando a aplicação concerne a pisos de concreto, devem ser consideradas algumas propriedades, como a dureza superficial e as resistências mecânicas. Entretanto, tais propriedades acabam muitas vezes comprometidas, principalmente, em decorrência de problemas vinculados ao projeto, à execução e à dosagem do concreto destas estruturas. Em virtude do exposto, podem ocorrer manifestações patológicas, dentre as quais encontram-se o desgaste superficial por abrasão e a fissuração do compósito. Diante disso, este estudo irá avaliar alguns fatores como a relação água/cimento (0,40; 0,50; 0,60) e o emprego de endurecedor superficial (endurecedor cimentício e líquido) no cimento CP V-ARI. Foram realizados ensaios de avaliação de resistência à compressão uniaxial, resistência à tração na flexão, exsudação e dureza superficial por esclerometria e os resultados indicam que o uso dos endurecedores superficiais cimentício e líquido tendem a aumentar a resistência superficial dos compósitos. Conclui-se que relações a/c maiores resultam em concretos com menor resistência e dureza superficial, e que o uso de endurecedores superficiais melhora a camada superficial dos compósitos podendo evitar possíveis manifestações patológicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/704
10.25286/repa.v2i3.704
url http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/704
identifier_str_mv 10.25286/repa.v2i3.704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/704/314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017
2525-4251
10.25286/repa.v2i3
reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
collection Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||repa@poli.br
_version_ 1798035999220039680