Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Queiroz, Guilherme Guimarães
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Texto Completo: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173
Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia para análise de sentimentos aplicada em tweets realizados pelos candidatos com maior intenção de voto no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018. A ideia do projeto nasceu a partir da dificuldade em avaliar o conteúdo das postagens dos candidatos, devido a escala considerável de dados gerados durante a campanha, e a possibilidade de criar uma análise das similaridades entre os comportamentos dos candidatos. Os tweets foram submetidos a técnicas de pré-processamento, uso de dicionários léxicos e algoritmos para agrupamento de dados. Os resultados obtidos permitiram a identificação de comportamentos como o grau de positividade ou negatividade dos candidatos, considerando fatores como a divulgação de pesquisas de intenção de votos realizadas, grau de similaridade e a frequência de termos utilizados nas postagens.
id UFPE-2_2fdd80e7da028e21757cdd371e9d216c
oai_identifier_str oai:ojs.poli.br:article/1173
network_acronym_str UFPE-2
network_name_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository_id_str
spelling Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.Este artigo apresenta uma metodologia para análise de sentimentos aplicada em tweets realizados pelos candidatos com maior intenção de voto no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018. A ideia do projeto nasceu a partir da dificuldade em avaliar o conteúdo das postagens dos candidatos, devido a escala considerável de dados gerados durante a campanha, e a possibilidade de criar uma análise das similaridades entre os comportamentos dos candidatos. Os tweets foram submetidos a técnicas de pré-processamento, uso de dicionários léxicos e algoritmos para agrupamento de dados. Os resultados obtidos permitiram a identificação de comportamentos como o grau de positividade ou negatividade dos candidatos, considerando fatores como a divulgação de pesquisas de intenção de votos realizadas, grau de similaridade e a frequência de termos utilizados nas postagens.Escola Politécnica de Pernambuco2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/117310.25286/repa.v5i1.1173Journal of Engineering and Applied Research; Vol 5 No 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 21-30Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 5 n. 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 21-302525-425110.25286/repa.v5i1reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173/571http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173/594Copyright (c) 2020 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Queiroz, Guilherme GuimarãesAlmeida, Leandro2021-07-13T08:41:12Zoai:ojs.poli.br:article/1173Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2021-07-13T08:41:12Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
title Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
spellingShingle Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
de Queiroz, Guilherme Guimarães
title_short Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
title_full Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
title_fullStr Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
title_full_unstemmed Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
title_sort Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
author de Queiroz, Guilherme Guimarães
author_facet de Queiroz, Guilherme Guimarães
Almeida, Leandro
author_role author
author2 Almeida, Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Queiroz, Guilherme Guimarães
Almeida, Leandro
description Este artigo apresenta uma metodologia para análise de sentimentos aplicada em tweets realizados pelos candidatos com maior intenção de voto no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018. A ideia do projeto nasceu a partir da dificuldade em avaliar o conteúdo das postagens dos candidatos, devido a escala considerável de dados gerados durante a campanha, e a possibilidade de criar uma análise das similaridades entre os comportamentos dos candidatos. Os tweets foram submetidos a técnicas de pré-processamento, uso de dicionários léxicos e algoritmos para agrupamento de dados. Os resultados obtidos permitiram a identificação de comportamentos como o grau de positividade ou negatividade dos candidatos, considerando fatores como a divulgação de pesquisas de intenção de votos realizadas, grau de similaridade e a frequência de termos utilizados nas postagens.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173
10.25286/repa.v5i1.1173
url http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173
identifier_str_mv 10.25286/repa.v5i1.1173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173/571
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173/594
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Engineering and Applied Research; Vol 5 No 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 21-30
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 5 n. 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 21-30
2525-4251
10.25286/repa.v5i1
reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
collection Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||repa@poli.br
_version_ 1798035999767396352