Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
Texto Completo: | http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma metodologia para análise de sentimentos aplicada em tweets realizados pelos candidatos com maior intenção de voto no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018. A ideia do projeto nasceu a partir da dificuldade em avaliar o conteúdo das postagens dos candidatos, devido a escala considerável de dados gerados durante a campanha, e a possibilidade de criar uma análise das similaridades entre os comportamentos dos candidatos. Os tweets foram submetidos a técnicas de pré-processamento, uso de dicionários léxicos e algoritmos para agrupamento de dados. Os resultados obtidos permitiram a identificação de comportamentos como o grau de positividade ou negatividade dos candidatos, considerando fatores como a divulgação de pesquisas de intenção de votos realizadas, grau de similaridade e a frequência de termos utilizados nas postagens. |
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Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.Este artigo apresenta uma metodologia para análise de sentimentos aplicada em tweets realizados pelos candidatos com maior intenção de voto no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018. A ideia do projeto nasceu a partir da dificuldade em avaliar o conteúdo das postagens dos candidatos, devido a escala considerável de dados gerados durante a campanha, e a possibilidade de criar uma análise das similaridades entre os comportamentos dos candidatos. Os tweets foram submetidos a técnicas de pré-processamento, uso de dicionários léxicos e algoritmos para agrupamento de dados. Os resultados obtidos permitiram a identificação de comportamentos como o grau de positividade ou negatividade dos candidatos, considerando fatores como a divulgação de pesquisas de intenção de votos realizadas, grau de similaridade e a frequência de termos utilizados nas postagens.Escola Politécnica de Pernambuco2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/117310.25286/repa.v5i1.1173Journal of Engineering and Applied Research; Vol 5 No 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 21-30Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 5 n. 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 21-302525-425110.25286/repa.v5i1reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173/571http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1173/594Copyright (c) 2020 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Queiroz, Guilherme GuimarãesAlmeida, Leandro2021-07-13T08:41:12Zoai:ojs.poli.br:article/1173Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2021-07-13T08:41:12Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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