Métodos de Avaliação Pós-ocupação (APO) Sob a Ótica da Acessibilidade Universal
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
Texto Completo: | http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1141 |
Resumo: | Atualmente, o conceito de acessibilidade universal é amplamente estudado, havendo aplicações em diversos tipos de projetos. No entanto, para o ambiente construído, a dificuldade de adaptação é ainda maior quando comparado ao ambiente que está em fase de projeto.. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo estudar a utilização dos métodos de Avaliação Pós Ocupação (APO), especificamente o Mapeamento visual e a técnica do Passeio acompanhado, tendo em vista os conceitos da acessibilidade. A metodologia utilizada para obtenção dos dados da pesquisa seguiu as diretrizes do PRISMA, Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Os artigos encontrados foram pesquisados através da base de dados SCOPUS. As palavras-chave, utilizadas em inglês por motivo de abrangência, foram: “universal design”, "architecture", “universal accessibility”, “accessibility”, “post occupation evaluation” e “visual mapping”. É possível afirmar, que para uma APO destinada a adaptação de ambiente construído ser eficaz, pode-se combinar os métodos do Passeio Acompanhado e do Mapeamento Visual, visto que, apresentam, ora de forma objetiva, ora de forma subjetiva, aspectos perceptivos e cognitivos da vivência por cada grupo de pessoas com deficiência. |
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Métodos de Avaliação Pós-ocupação (APO) Sob a Ótica da Acessibilidade UniversalAtualmente, o conceito de acessibilidade universal é amplamente estudado, havendo aplicações em diversos tipos de projetos. No entanto, para o ambiente construído, a dificuldade de adaptação é ainda maior quando comparado ao ambiente que está em fase de projeto.. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo estudar a utilização dos métodos de Avaliação Pós Ocupação (APO), especificamente o Mapeamento visual e a técnica do Passeio acompanhado, tendo em vista os conceitos da acessibilidade. A metodologia utilizada para obtenção dos dados da pesquisa seguiu as diretrizes do PRISMA, Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Os artigos encontrados foram pesquisados através da base de dados SCOPUS. As palavras-chave, utilizadas em inglês por motivo de abrangência, foram: “universal design”, "architecture", “universal accessibility”, “accessibility”, “post occupation evaluation” e “visual mapping”. É possível afirmar, que para uma APO destinada a adaptação de ambiente construído ser eficaz, pode-se combinar os métodos do Passeio Acompanhado e do Mapeamento Visual, visto que, apresentam, ora de forma objetiva, ora de forma subjetiva, aspectos perceptivos e cognitivos da vivência por cada grupo de pessoas com deficiência.Escola Politécnica de Pernambuco2020-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/114110.25286/repa.v5i3.1141Journal of Engineering and Applied Research; Vol 5 No 3 (2020): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; 1-9Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 5 n. 3 (2020): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; 1-92525-425110.25286/repa.v5i3reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1141/628http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1141/630Copyright (c) 2020 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeti, Bruno de SousaVasconcelos, Bianca M.Silva, LíviaArruda, Vanessa2021-07-13T08:40:55Zoai:ojs.poli.br:article/1141Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2021-07-13T08:40:55Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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