Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvo Valdés, Analiet
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Farias Medeiros, Marcelo H., de Jesus Roque, Polyana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Texto Completo: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/689
Resumo: A utilização de sensores embebidos no concreto para monitorar a durabilidade das estruturas é uma tendência atual. Uns dos dispositivos mais simples achados no mercado são os sensores galvânicos; formados por dois metais dissimilares. Esses sensores de corrosão se baseiam na identificação prematura da variação da corrente galvânica de modo que a evitar degradações que levem ao colapso limitando o período de vida útil do parque de obras de arte da infraestrutura pública. O objetivo do trabalho foi confeccionar um sensor galvânico de múltiplos elétrodos nos laboratórios da UFPR inspirado num equipamento existente no mercado estrangeiro e avaliar o desempenho do mesmo em uma solução saturada de Ca(OH)2 com e sem adição de NaCl (3,5% em massa). Em ambas as condições de exposição foi medida a corrente galvânica e a diferença de potencial no sensor. A corrente ficou da ordem de micros amperes mesmo após a adição de cloreto à solução aquosa. Entretanto, os valores de potencial dos pares se tornaram positivos e com tendência a aumentar. Esperava-se que o sensor se comportasse como um semi-eletrodo de referência, porém, cada par mostrou um comportamento diferenciado com variação maior do que 1mV/min entre leituras.
id UFPE-2_5fea6f1d51179bc67105acfa7f9875ad
oai_identifier_str oai:ojs.poli.br:article/689
network_acronym_str UFPE-2
network_name_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository_id_str
spelling Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.A utilização de sensores embebidos no concreto para monitorar a durabilidade das estruturas é uma tendência atual. Uns dos dispositivos mais simples achados no mercado são os sensores galvânicos; formados por dois metais dissimilares. Esses sensores de corrosão se baseiam na identificação prematura da variação da corrente galvânica de modo que a evitar degradações que levem ao colapso limitando o período de vida útil do parque de obras de arte da infraestrutura pública. O objetivo do trabalho foi confeccionar um sensor galvânico de múltiplos elétrodos nos laboratórios da UFPR inspirado num equipamento existente no mercado estrangeiro e avaliar o desempenho do mesmo em uma solução saturada de Ca(OH)2 com e sem adição de NaCl (3,5% em massa). Em ambas as condições de exposição foi medida a corrente galvânica e a diferença de potencial no sensor. A corrente ficou da ordem de micros amperes mesmo após a adição de cloreto à solução aquosa. Entretanto, os valores de potencial dos pares se tornaram positivos e com tendência a aumentar. Esperava-se que o sensor se comportasse como um semi-eletrodo de referência, porém, cada par mostrou um comportamento diferenciado com variação maior do que 1mV/min entre leituras.Escola Politécnica de Pernambuco2017-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/68910.25286/repa.v2i3.689Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 20172525-425110.25286/repa.v2i3reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/689/307Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessCalvo Valdés, AnalietFarias Medeiros, Marcelo H.de Jesus Roque, Polyana2018-09-14T03:12:10Zoai:ojs.poli.br:article/689Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-09-14T03:12:10Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.
title Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.
spellingShingle Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.
Calvo Valdés, Analiet
title_short Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.
title_full Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.
title_fullStr Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.
title_full_unstemmed Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.
title_sort Sensores de corrosão para monitoramento de pontes e viadutos de concreto armado. Primeira etapa – Testes em solução aquosa.
author Calvo Valdés, Analiet
author_facet Calvo Valdés, Analiet
Farias Medeiros, Marcelo H.
de Jesus Roque, Polyana
author_role author
author2 Farias Medeiros, Marcelo H.
de Jesus Roque, Polyana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calvo Valdés, Analiet
Farias Medeiros, Marcelo H.
de Jesus Roque, Polyana
description A utilização de sensores embebidos no concreto para monitorar a durabilidade das estruturas é uma tendência atual. Uns dos dispositivos mais simples achados no mercado são os sensores galvânicos; formados por dois metais dissimilares. Esses sensores de corrosão se baseiam na identificação prematura da variação da corrente galvânica de modo que a evitar degradações que levem ao colapso limitando o período de vida útil do parque de obras de arte da infraestrutura pública. O objetivo do trabalho foi confeccionar um sensor galvânico de múltiplos elétrodos nos laboratórios da UFPR inspirado num equipamento existente no mercado estrangeiro e avaliar o desempenho do mesmo em uma solução saturada de Ca(OH)2 com e sem adição de NaCl (3,5% em massa). Em ambas as condições de exposição foi medida a corrente galvânica e a diferença de potencial no sensor. A corrente ficou da ordem de micros amperes mesmo após a adição de cloreto à solução aquosa. Entretanto, os valores de potencial dos pares se tornaram positivos e com tendência a aumentar. Esperava-se que o sensor se comportasse como um semi-eletrodo de referência, porém, cada par mostrou um comportamento diferenciado com variação maior do que 1mV/min entre leituras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/689
10.25286/repa.v2i3.689
url http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/689
identifier_str_mv 10.25286/repa.v2i3.689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/689/307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017
2525-4251
10.25286/repa.v2i3
reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
collection Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||repa@poli.br
_version_ 1798035999209553920