Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thamyres
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Macedo, M.R., Rabbani, Kohlman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Texto Completo: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/381
Resumo: Objetiva-se nesse trabalho identificar os pontos negros em relação a ocorrência de acidentes rodoviários, a partir de uma área piloto da Região Metropolitana . Este trabalho se insere num projeto maior, o SIG@TRANS um sistema de informações geográfico que será  desenvolvido para facilitar a visualização e diagnósticos dos pontos negros na RMR.  Usando um Sistema de Informação Geográfica (SIG), é possível coletar, mapear, consultar e analisar os pontos com os maiores índices de acidentes (pontos negros), facilitando a tomada de decisão e ação por parte dos órgãos competentes. . Foi desenvolvida uma planilha computacional para o calculo dos pontos negros utilizando-se três diferentes métodos: Frequência dos acidentes por quilômetro, a Taxa de Acidente e  Taxa Crítica de Acidente conforme descritos no Manual de Segurança Viária desenvolvido pelo Comitê Técnico, PIARC. Estes métodos foram aplicados ao trecho da BR101 entre o a Cidade do Cabo de Santo Agostinho e Igarassu,  analisando-se os acidentes ocorridos em 2013 para cada quilometro da via. Os resultados foram analisados e comparados a fim de serem incorporados ao sistema SIG@TRANS que irá mapeá-los a fim de seguir com o diagnóstico dos mesmos.
id UFPE-2_7aa39190368c1a6aba685fc648fde1b3
oai_identifier_str oai:ojs.poli.br:article/381
network_acronym_str UFPE-2
network_name_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository_id_str
spelling Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIGObjetiva-se nesse trabalho identificar os pontos negros em relação a ocorrência de acidentes rodoviários, a partir de uma área piloto da Região Metropolitana . Este trabalho se insere num projeto maior, o SIG@TRANS um sistema de informações geográfico que será  desenvolvido para facilitar a visualização e diagnósticos dos pontos negros na RMR.  Usando um Sistema de Informação Geográfica (SIG), é possível coletar, mapear, consultar e analisar os pontos com os maiores índices de acidentes (pontos negros), facilitando a tomada de decisão e ação por parte dos órgãos competentes. . Foi desenvolvida uma planilha computacional para o calculo dos pontos negros utilizando-se três diferentes métodos: Frequência dos acidentes por quilômetro, a Taxa de Acidente e  Taxa Crítica de Acidente conforme descritos no Manual de Segurança Viária desenvolvido pelo Comitê Técnico, PIARC. Estes métodos foram aplicados ao trecho da BR101 entre o a Cidade do Cabo de Santo Agostinho e Igarassu,  analisando-se os acidentes ocorridos em 2013 para cada quilometro da via. Os resultados foram analisados e comparados a fim de serem incorporados ao sistema SIG@TRANS que irá mapeá-los a fim de seguir com o diagnóstico dos mesmos.Escola Politécnica de Pernambuco2016-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/38110.25286/repa.v2i1.381Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Edição EspecialRevista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Edição Especial2525-425110.25286/repa.v2i1reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/381/129Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, ThamyresMacedo, M.R.Rabbani, Kohlman2018-03-21T01:44:51Zoai:ojs.poli.br:article/381Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-03-21T01:44:51Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG
title Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG
spellingShingle Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG
Silva, Thamyres
title_short Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG
title_full Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG
title_fullStr Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG
title_full_unstemmed Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG
title_sort Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG
author Silva, Thamyres
author_facet Silva, Thamyres
Macedo, M.R.
Rabbani, Kohlman
author_role author
author2 Macedo, M.R.
Rabbani, Kohlman
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thamyres
Macedo, M.R.
Rabbani, Kohlman
description Objetiva-se nesse trabalho identificar os pontos negros em relação a ocorrência de acidentes rodoviários, a partir de uma área piloto da Região Metropolitana . Este trabalho se insere num projeto maior, o SIG@TRANS um sistema de informações geográfico que será  desenvolvido para facilitar a visualização e diagnósticos dos pontos negros na RMR.  Usando um Sistema de Informação Geográfica (SIG), é possível coletar, mapear, consultar e analisar os pontos com os maiores índices de acidentes (pontos negros), facilitando a tomada de decisão e ação por parte dos órgãos competentes. . Foi desenvolvida uma planilha computacional para o calculo dos pontos negros utilizando-se três diferentes métodos: Frequência dos acidentes por quilômetro, a Taxa de Acidente e  Taxa Crítica de Acidente conforme descritos no Manual de Segurança Viária desenvolvido pelo Comitê Técnico, PIARC. Estes métodos foram aplicados ao trecho da BR101 entre o a Cidade do Cabo de Santo Agostinho e Igarassu,  analisando-se os acidentes ocorridos em 2013 para cada quilometro da via. Os resultados foram analisados e comparados a fim de serem incorporados ao sistema SIG@TRANS que irá mapeá-los a fim de seguir com o diagnóstico dos mesmos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/381
10.25286/repa.v2i1.381
url http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/381
identifier_str_mv 10.25286/repa.v2i1.381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/381/129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Edição Especial
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Edição Especial
2525-4251
10.25286/repa.v2i1
reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
collection Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||repa@poli.br
_version_ 1798035998634934272